quinta-feira, 29 de setembro de 2016

A Instituição da República

A República no Brasil se inicia com o Golpe Militar em 1889. O Marechal Deorodo da Fonseca assume o poder provisório e suas primeiras ações foram
*Separar a Igreja e o Estado, formando o Estado Laico;
*Grande naturalização(todos que estavam no Brasil foram considerados brasileiros);
*Institui o federalismo(províncias viraram Estados).

O Encilhamento foi uma medida de reforma financeira, executada pelo Rui Barbosa em 1890. Esse que visava o crescimento econômico, principalmente a expansão da indústria. O governo permitiu que os bancos emitissem produção de moeda sem controle, com isso veio falências, já que o dinheiro não possuía mais valor.
A primeira Constituição da República foi promulgada em 1891 e teve algumas mudanças em comparação com a anterior:
*Os três poderes: O poder moderador foi retirado.
*Voto: somente homens alfabetizados com mais de 21 anos poderiam votar


Suelen Calizotti 
Mario Henrique Reghini

      Nos primeiros anos de republica foram tomadas algumas medidas no Brasil como o a instituição do federalismo , separação entre igreja estado, criação de novos símbolos nacionais (bandeira nacional com o lema “Ordem e progresso” inspirada no positivismo de Auguste Comte) e a promulgação da lei da grande naturalização.
      Houve em seguida a reforma financeira conhecida como encilhamento executada em janeiro de 1890 pelo ministro da fazendo Rui Barbosa. O objetivo dessa reforma era estimular o crescimento econômico, dessa forma o governo permitiu que os bancos emitissem grande quantidade de moeda que serviria para implantar novas industrias e pagar salários dos operários. Infelizmente essa reforma gerou uma crise econômico-financeira.
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Bandeira imperial do Brasil 

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Thiago Ramos
Leonardo Rocha Vieira

VISITA A FEIRA DE PROFISSÕES - UEM

No dia 22/09/2016 os alunos do Contratruno, juntamente com os alunos do Terceiro A e alguns alunos dos Segundos anos, foram até a UEM para visitar a Feira de profissões. Parabéns Acadêmicos da UEM pelo excelente trabalho.

 ALUNOS: Caio , Suelen, Profª Ilka e Profª Zilda

Profª Zilda e Acadêmicos do curso de Zootecnia da UEM

terça-feira, 27 de setembro de 2016

A partir do século XII ocorreram diversas mudanças que levaram o feudalismos a decadência ,dentre estes acontecimentos podemos destacar o renascimento comercial urbano, o aumento da circulação das moedas, o êxodo rural ,o fortalecimento da burguesia , o aumento de impostos , as epidemias entre outras ...

  • Renascimento Comercial Urbanos
 o surgimento da moeda ,pondo fim ao sistema de escambo (troca de mercadorias ou serviços sem fazer uso de moeda alguma ).
  • Aumento da Circulação de Moedas 

impulsionado, principalmente, pelas Cruzadas,este fator desfez o sistema de trocas de mercadorias .
  • Êxodo rural 
 saída de pessoas da zona rural em direção às cidades , atraídos por oportunidades de trabalho, muitas pessoas fugiam ou compravam sua independência .
  • Fortalecimento da Burguesia 
Em anos anteriores a burguesia pouco notada não tinha muito poder, por volta do séc.XII dominou o comércio obtinha grande poder económico , e aos poucos tirando o poder dos senhores feudais  .
  • Aumento de Impostos 
proporcionados pelo desenvolvimento comercial, os reis passaram a contratar exércitos profissionais. Este fato desarticulou o sistema de vassalagem, típico do feudalismo.
  • Epidemias (Peste Negra )
No século XIV, a peste negra se espalhou entre as populações causando uma grande onda de mortes,que dizimou aproximadamente um terço de toda Europa .
Aluna: Leticia Thaynara Moreira Barboza 1° F D

Proclamação da Republica

      Em 1889 no dia 15 de novembro, marechal Deodoro da Fonseca liderou a Proclamação da Republica. Nos cinco primeiros anos, o Brasil foi governado por militares tornando-ou o chefe do Governo Provisório. No ano de 1991 Deodoro da Fonseca renunciou. O vice-presidente Floriano Peixoto assumiu o cargo.
      O Governo Provisório adotou algumas medidas.
       
     Primeiras Providências 
  1.     Instituição do federalismo: As províncias imperiais foram transformados em estados-membros da federação.
  2.     Separação entre Igreja e Estado: Foi extinto o regime do padroado, por meio do qual o Estado controlava a Igreja Católica no país, catolicismo deixou de ser a religião oficial do Estado.
  3.     Criação de novos símbolos nacionais: Foi criada uma nova bandeira nacional para substituir os símbolos da Monarquia.
  4.      Promulgação da lei da grande naturalização: Em 1889 foi decretado uma lei em que estrangeiros foram declarado cidadões brasileiros.
  5.      Voto: Para os brasileiros podiam votar somente maiores de 21 anos com excesso de analfabetos, mendigos, mulheres, soldados e religiosos 
Aluno : João Ferreira 1ºC

Pós Proclamação da República:

     Em 15 de novembro de 1889, liderado pelo marechal Deodoro da Fonseca, um novo governo foi organizado pelos grupos sociais que promoveram a República, entre eles militares, cafeicultores e profissionais liberais. 
    Com um governo provisório, houve a elaboração de uma nova constituição, a seguir uma das suas principais características:
  • Instituição do federalismo: as então províncias foram transformadas em estados.
  • Separação da Igreja e Estado: o estado se torna laico, não tem uma religião oficial.
  • Criação de novos símbolos nacionais: criação de uma nova bandeira nacional, com o lema Ordem e Progresso.
  • Promulgação da lei da grande naturalização: todos que residiam no Brasil, se quisessem eram declarados cidadãos brasileiros.
  • Voto: só tinham direito ao voto, homens alfabetizados com idade igual ou superior a 21 anos. O voto era aberto, os eleitores eram obrigados a revelar publicamente em que candidato votavam, o que permitia aos fazendeiros pressioná-los na hora da votação.
    Em 1890, Rui Barbosa (ministro da fazenda) executou a reforma financeira conhecida como encilhamento. O objetivo dessa reforma era estimular o crescimento econômico no país, o governo fez com que os bancos emitissem grande quantidade de moeda, que serviria para implantar novas indústrias e pagar os salários dos operários. No entanto essa reforma provocou crises econômico-financeiras, que foram ligadas a basicamente três elementos:
  • Inflação;
  • Empresas-fantasmas;
  • Especulação financeira;
Eduarda Oliveira Zacharias          1ºB
  
   

O cristão e a política

 "Para o cristão , é uma obrigação envolver-se na política.
   Nós cristãos , não podemos fazer como Pilatos : Lavar as mãos . 
   Não podemos ! Devemos nos envolver na política , pois a política é uma das formas mais altas de caridade , porque busca o bem comum . E os leigos cristãos devem trabalhar na política . Você  , então me dirá : mas não é fácil , pois a política sem o espírito do Evangelho ? Faço-lhe outra pergunta : É fácil dizer que a culpa é de outro , mas eu o que estou fazendo ? É um dever trabalhar para o bem comum , é um dever do cristão ! "

1: Informe-se sobre as leis e os métodos que existem na política :
Qualquer eleitor tem o direito de se informar e aprender sobre o sistema político de seu país .

2:Conheça a vida pessoal do candidato :
  Análise se o candidato possui um posicionamento na política veja como ele age na política para ter certeza de que seu voto não irá para o "lixo".

3:Descubra como o candidato chegou a política:
conheça o passado de seu candidato sobre como ele era antes de chegar até lá se ele já se envolveu em esquemas de corrupção se ele realmente tem que estar dentro da política ou não .

 4:Não venda seu voto
Lembre-se que vender o voto é o mesmo jogar seus pensamentos e posicionamentos políticos no lixo pois você poderá dar espaço a um candidato corrupto ao invés de um candidato honesto .


 Corrupção 
"Esta praga apodrecida da sociedade é um pecado grave que brada aos céus porque mina as próprias bases da vida pessoal e social. A corrupção impede de olhar para o futuro com esperança porque, com a sua prepotência e avidez, destrói os projetos do fracos e esmaga os mais pobres. É um mal que se esconde nos gestos diários para se estender depois aos escândalos públicos. A corrupção é uma teimosia no pecado que pretende substituir Deus com a ilusão do dinheiro, como forma de poder... Para erradicá-la da vida pessoal e social são necessárias prudência, vigilância, lealdade, transparência, juntamente à coragem da denúncia. Se não se combate abertamente, mais cedo ou mais tarde, torna-nos cúmplices e destrói-nos a vida"  -Papa Francisco-

 Na Bíblia podemos ver claramente que o roubo é o pecado que não tem perdão a não ser que o objeto roubado seja restituído para seu dono 
 Mas na política quase sempre escutamos " roubou , mas fez!" . Se fez não foi mais que obrigação roubar mas fazer não é desculpa não podemos aceitar que um político roube e depois monte um hospital como desculpa e para amenizar o povo mas sim deveria devolver mas não cria coisas que vão fazer o público eleitor pensar que ele é um bom político enquanto ele rouba o dinheiro que seria usado para melhorar a educação de sua cidade .
 
texto extraído da e editado e amplificado da cartilha de orientações políticas 2016 -Decanato Centro-Norte *Arapongas *Paraná Diocese de Apucarana
 
Aluno que extraiu o texto : Mario H. Reghini

Biologia

Hoje no contraturno eu fiz um trabalho de biologia sobre a classificação dos animais:Poriferos ,cnidarios ,platelmintos, nematodeos, anelídeos,moluscos, artrópodes, equinodernos.

O reino animal é formado por organismos eucariontes ,pluricelulares e heterotroficos
Hoje no contraturno eu fiz um trabalho de biologia sobre a classificação dos animais:Poriferos ,cnidarios ,platelmintos, nematodeos, anelídeos,moluscos, artrópodes, equinodernos.

O reino animal é formado por organismos eucariontes ,pluricelulares e heterotroficos

Filo dos cordados

Entre esses existem os protocordados :Urocordados e Cefalocordados
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Vertebrados:Peixes, anfibios ,repteis ,aves ,mamiferos

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Ana Luisa Rosa Junqueira 2B

terça-feira, 20 de setembro de 2016

Feudalismo





Aluna: Leticia Moreira

Mapa conceitual: Segundo Reinado

Mapa conceitual feito pelos alunos Suelen Calizotti e Raul Cruz, respectivamente da 3 série A e B do ensino médio.

SEGUNDO REINADO: QUESTÕES SOCIAIS

 Alunos: Eduarda Zacharias 1ºB
             João Ferreira da Silva Neto 1ºC

Mapa conceitual - Guerra do Paraguai


Alunos: Murilo Magon 1°-B
               Maria Isabela  2º-C

Fonte: Livro de história, google.

Mapa conceitual: Questões politicas no segundo reinado



 





Alunos: Leonardo Rocha
Thiago Ramos

Mapa conceitual sobre a proclamação da República


Mapa feito pelo aluno : Mario Henrique Reghini

Reforço

Na aula de hoje fiz um reforço na matéria de matemática.

Estudei permutação simples . Permutar significa trocar . Na permutação a troca de posição dos elementos cria uma nova situação 

Pn = n
P6=6!=6x5x4x3x2x1=720

 
 
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Ana Luisa Rosa Junqueira 2B

quinta-feira, 15 de setembro de 2016

SEGUNDO REINADO - MAPA CONCEITUAL

A Aula do Contraturno de hoje oportunizou aos alunos realizarem uma atividade de construção de Mapas Conceituais a partir do estudo do tema Segundo Reinado, um dos temas da História que mais foi cobrado nos Enens dos últimos anos. Cada grupo a partir do aplicativo Cmap toos, fizeram seus mapas conceituais online expondo subtemas ligados ao Conteúdo Segundo Reinado até a Proclamação da República: Questões Econômicas, Sociais, Políticas e Culturais, além das motivações que levaram a Proclamação da República. A seguir algumas imagens deste trabalho realizado pelos alunos: Mario, Thiago, Leonardo, Eduarda, Ana Luiza, Raul, Suelen e João.




profª Zilda

terça-feira, 13 de setembro de 2016

''Corrupção é a crise na atualidade dos brasileiros''


     

     O Brasil está sendo assombrada por crises e corrupção que atraem a mídia internacional e principalmente brasileira. Com a mídia Internacional comentando sobre o que ocorre no Brasil , sendo a oitava economia do mundo e o quinto maior pais em extensões territorial. Os maiores ''Investidores'' internacionais do Brasil estão ficando assustados com essa crise, umas das maiores em décadas na história do Brasil.
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     O Brasil tendo um porte alto de economia, deveria ter uma infraestrutura muito melhor como a que é hoje. Porém politicos da atualidade se preocupão mais consigo mesmo do que com ''todos'' a sociedade brasileira.

Fonte: https://theintercept.com/2016/03/18/o-brasil-esta-sendo-engolido-pela-corrupcao-da-classe-dominante-e-por-uma-perigosa-subversao-da-democracia/

Aluno: João Ferreira         1 Ano C

A educação em Cuba

      Segundo uma pesquisa, estudantes cubanos obtêm notas mais altas do que outros estudantes em países latinos-americanos. Como todos têm a mesma oportunidade, a educação em Cuba se iguala ao mesmo ensino recebido por estudantes de classe alta no Brasil.
      Mesmo Cuba sendo um país pobre, a qualidade da educação e da saúde é bem satisfatória, em relação a países mais ricos. Cuba tem uma taxa muito pequena de analfabetismo, registrando índices inferiores a 1% entre jovens e adultos. Todas as crianças e jovens são obrigadas a frequentar a escola por 9 anos, que é gratuita até a faculdade. Existe um rigoroso sistema que pune os país que não mandam os seus filhos para escola.
      Um fato desanimador, é que mesmo tendo uma qualidade de ensino excelente, ao terminarem a escola, esses jovens tem uma perspectiva de futuro muito baixa. Como a média salarial gira em torno de R$ 40,00 ao mês, não há muitas opções de trabalho.

Eduarda Zacharias 1º B
Fontes de pesquisa: http://educarparacrescer.abril.com.br/politica-publica/ensino-em-cuba-497480.shtml
     

O Caos ambiental - PRESERVE

      Os sistemas naturais apresentam mudanças significativas na maneira como funciona, ocorrem mudanças drásticas a qualquer momento, e uma das causas desse desequilíbrio ambiental é a famosa e conhecida poluição, hoje em dia qualquer meio de locomoção é movida por combustão que, querendo ou não é um gás completamente poluitivo que causa grandes afetos ruins para o meio ambiente.
     A invenção dos motores a combustão vem desde meados do século XIX, e passaram por evolução e melhorias até os tempos de hoje. Mas esses motores geram gases poluentes indesejáveis, devido a má combustão dos hidrocarbonetos, liberando o gás poluente. 
    Segundo dados divulgados em Setembro de 2014 pelo blog da UOL, a quantidade de gases de efeito estufa na atmosfera bateu recorde em 2014. A causa seria o aumento no nível de dióxido de carbono (CO2) e gases emitidos por atividades humanas como a queimada e desmatamento de florestas, o uso de combustíveis fósseis (carros movidos à gasolina ou diesel), a produção de energia térmica, a produção de lixo e resíduos industriais. Com todos esses dados, só pioram qualquer previsão sobre o aumento na temperatura da Terra.
      As consequências podem ser desastrosas e terríveis contra o ser humano, como o derretimento de geleiras, aumento na elevação dos mares, falta de água, extinção de espécies e fenômenos climáticos absurdos. E o que vamos fazer sobre isso? Devemos preservar e cuidar do nosso planeta, com ideais de revolução para uma melhor conservação do meio ambiente.
Preserve!

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Aluno: Murilo Magon
Fontes: Uol, Caos Planejado, Google

Termoquimica

Hoje eu estudei um pouco sobre termoquimica,que estuda a transferencia de energia do corpo que esta em temperatura maior para oque esta em temperatura menor
Na termoquimica existem 2 processos:

Endotermico:Absorve o calor do sistema.Dessa forma a entalpia dos produtos é menor que as dos reagentes sendo NEGATIVO

Exotermico:Ele libera calor para o sistema.Dessa forma a entalpia do produto é maior que a dos reagente sendo POSITIVO 
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Aluna:Ana Luisa Rosa Junqueira  2 B

quinta-feira, 8 de setembro de 2016

PARTICIPAÇAO DOS ALUNOS DO CONTRATURNO NO DESFILE DE 7 DE SETEMBRO

No dia 7 de Setembro de 2016, os alunos do contraturno participaram do desfile cívico na cidade de Arapongas, em homenagem a pátria e ao colégio Estadual Emílio de Menezes, o aluno Raul Cruz participa da banda marcial, e os outros estavam participando do pelotão (Gabriele de Almeida Cardoso)  e porta bandeiras (Leonardo Rocha e Thiago Ramos), tradicionalmente o Colégio Emílio de Menezes participa desse momento, sendo um grande momento de felicidade para os alunos participantes e até mesmo para os professores que lá estavam, os alunos da banda marcial e do corpo coreográfico ensaiam desde o inicio no ano, os alunos do pelotão e os porta bandeiras, tiveram os ensaios no final do mês de Agosto e inicio do mês de Setembro. Após o desfile cívico a direção do colégio organizou uma confraternização para todos os alunos, fornecendo um almoço e um momento para que os mesmo conversassem e até mesmo pudessem jogar bola e jogar volei. Sendo assim um momento especial para todos os envolvidos. 

comentário de alguns participantes: Os alunos alunos Raul Cruz, Leonardo Rocha e Thiago Ramos informaram que para eles o dia 7 de Setembro foi um dia especial e um dia totalmente diferente que os mesmos presenciam do resto do ano letivo, falaram também sobre a confraternização que o colégio forneceu, falaram que foi um almoço excelente, com o local agradável, sendo o mesmo dentro do colégio, depois do almoço eles ficaram conversando com alguns professores e vendo também os outros participantes dos alunos participantes jogando volei e futebol, o aluno Raul Cruz participa da banda marcial desde a quinta serie do ensino fundamental, e o aluno também afirma que mesmo estando fora do colégio vai continuar participando da banda no ano depois que terminar o colégio sendo que ele se forma nesse ano de 2016, os três alunos agradecem muito tudo aquilo que o colégio fez para todos, e falam que tem sentem uma grande honra de fazer parte da grande família emiliana.

Período Regencial

     Em 1831 Dom Pedro I abdica o trono e o Brasil entra em período regencial até que o herdeiro atingisse a maioridade (Dom Pedro II). Houve a Regência Trina Provisória (1831), onde os deputados estavam em recesso, por tanto foi feito a provisória. Em 1831 a 1835 houve a Regencia Trina Permanente, em 1835 a 1837 houve a Regência Una de Feijó, governada apenas por um regente, 1838 a 1840 houve a Regência de Araujo Lima.
     Durante o periodo regencial o Brasil passou por uma crise de autoridade, revoltas  e uma crise politica onde varios grupos disputavam o controle do governo. Esses grupos eram: Restauradores (defendiam a volta de Dom Pedro I ao poder); Moderadores (voto só para os ricos e continuação da Monarquia); Exaltados (queriam reformas para melhorar a vida dos mais necessitados e voto para todas as pessoas).
     Houveram três revoltas marcantes durante esse periodo, Cabanagem, Balaiada e Sabinada. Cabanagem (1835 a 1840): moradores pobres da região da província do Grão-Pará se motivaram pela condição de vida ruim. Balaiada (1838 a 1841): ocorreu na província do Maranhão motivados pela exploração da população pobre por parte dos produtores ruais. Sabinada (1837 a 1838): ocorreu na província da Bahia, houve a tentativa de tornar a Bahia uma republica provisória.
     Nesta época ocorreu também uma revolução no Rio Grande do Sul que transformou o estado em uma republica chamada Rio-Grandense, o motivo dessa revolução foi que os fazendeiros que vendiam charque estavam perdendo mercado pois o governo deixava o imposto muito baixo para os países vizinhos importarem essa carne, fazendo com que os comerciantes nacionais perdessem mercado, pouco tempo depois essa revolução também transformou Santa Catarina em uma republica chamada Juliana, essa revolução também foi chamada de Guerra dos Farrapos.
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Mapa das revoltas.



Thiago Ramos
Leonardo Rocha


https://www.google.com.br/url?sa=i&rct=j&q=&esrc=s&source=images&cd=&cad=rja&uact=8&ved=0ahUKEwiqlNu2vY3PAhXGIJAKHSw7Dz8QjhwIBQ&url=https%3A%2F%2Fpt.wikipedia.org%2Fwiki%2FPer%25C3%25ADodo_regencial_(Brasil)&psig=AFQjCNHKgYDe-nUg6mI4u-VMOzpW7V7gig&ust=1473895127362884


http://www.suapesquisa.com/historiadobrasil/periodo_regencial.htm

Primeiro reinado de D.Pedro I

 O primeiro reinado de D.Pedro I iniciou logo após a proclamação da independência do Brasil e termina 7 de abril de 1831 com sua abdicação . Durante esse tempo de reinado ocorreram muitas revoltas regionais e oposições políticas internas .
 As regiões do norte e nordeste do Brasil , muitos militares e políticos ligados a coroa portuguesa , não queriam reconhecer o novo governo de D.Pedro I , nestas regiões ocorreram muitos protestos e reações políticas .

Em 1823 muitos políticos tentaram limitar o poder de governo de D.Pedro I , isso foi
uma reação política devido a forma de política autoritária do imperador. D.Pedro I ficou insatisfeito e mandou fechar a assembleia . D.Pedro I então convocou dez pessoas de que tinha confiança e elaborou uma nova constituição está constituição possuía todos os interesses autoritários de D.Pedro I além de definir os três poderes (legislativo , executivo e judiciário) .

 A constituição de 1824 também possuía as leis do processo eleitoral que eram que só poderiam votar os grandes proprietários de terra e do sexo masculino acima dos 25 anos .

A abdicação de D.Pedro I , sentido forte oposição ao seu governo e o crescente descontentamento popular , ele percebeu que não teria mais forças para manter seu governo no Brasil. Em 7 de abril de 1831
D.Pedro I abdicou em favor ao seu filho Pedro Alcântara , então com apenas 5 anos ele o deixou no Brasil e voltou para a Europa para governar Portugal .

A Primeira Constituição do Brasil




A chamada "Constituição da Mandioca" de 1823 foi feita pela Assembleia Constituinte seguindo a vontade da elite agrária, porém essa não foi aceita pelo Imperador. Então D.Pedro decidiu acabar com a Assembleia e chamou o governo de Estado para formular a nossa primeira Constituição, sendo ela a de 1824. Entre suas características temos: 4 poderes (Moderador, Legislativo, Executivo e Judiciário), o voto censitario (segundo a renda), união Estado-Igreja (a religião oficial do Brasil foi o cristianismo). Ou seja, podemos dizer que a primeira constituição foi outorgada (foi imposta segundo a vontade do Imperador, autoritária, sem participação popular).
Esse fato levou a revoltas e muitos críticos afirmaram que D.Pedro tinha poder absolutista. 


Suelen Calizotti 3ºA



Primeiro Reinado 1822-1831

Lutas internas e negociações internacionais

     •Lutas internas: Houveram conflitos entre portugueses que viviam no Brasil que não aceitavam a "independência" pois eles perderiam privilégios.
     •Reconhecimento: Os Estados Unidos foram o primeiro país a reconhecer a "independência" do Brasil. Portugal só aceitou a "independência" depois de um acordo com a Inglaterra passando sua divida de 2 milhões de libras esterlinas (8.543.605 R$).      •Confederação do Equador: Um movimento Politico ocorrido em 1824 que ganhou este nome porquê o centro do movimento ficava próximo da linha do equador. O norte que foi já havia sido um grande pólo econômico estava esquecido, em todos os sentidos, pois houve uma mudança de eixo econômico do nordeste para a região centro-sul.





Thiago Ramos
Leonardo Rocha

 






terça-feira, 6 de setembro de 2016

Independência do Brasil: 7 de Setembro

    Dia 7 de setembro de 1822 foi um dia muito
 importante para a história do Brasil, dia em 
que o Brasil ficou ''independente'' de Portugal. 
    Dom Pedro ate esse estante era pressionado 
pelas cortes para voltar para Portugal, por que
a metrópole percebeu que estava perdendo 
o controle da política do Brasil e estava com 
sérias intenções de recolonizar o Brasil novamen-
te e a presença de Dom Pedro atrapalhava essas
intenções das cortes portuguesas.
    Portugal reconheceu a ''independência'' do Brasil
 quando a Grã-Bretanha interferiu em 1825.
    No dia 7 de setembro de 1822 , Dom Pedro estava em São Paulo nas proximidades do rio Ipiranga, nesse momento Dom recebeu uma carta da corte portuguesa, falando para que obedecesse e voltasse a Portugal , nessa hora que ele deu o grito ''Independência ou Morte'' que ficou conhecido como o ''Grito do Ipiranga''.

Fonte: http://www.suapesquisa.com/independencia/7_de_setembro.htm
Fonte Imagem: http://www.sabecaxias.com.br/?p=34944

João Ferreira 1 ano C

7 de setembro Independência , ou Morte ?

No dia 7 de setembro de 1822 foi proclamada a independência do Brasil por D.Pedro I no riacho do Ipiranga em São Paulo .
 As principais causas da independência do Brasil foram os desgastes do sistema de controle ecônomico , com restrições da coroa portuguesa e altos impostos e varias tentativas de recolonizar o Brasil pela cortes portuguesas  . 

 Em 9 de janeiro de 1822 D.Pedro I não acatou as ordens da coroa portuguesa que eram de retornar para Portugal e disse que ficaria no Brasil , esse dia ficou conhecido como "dia do fico".

 As principais medidas pré-independência que D.Pedro tomou foram :

- Organizar a marinha de guerra;

-Visitou Minas Gerais e São Paulo para acalmar o povo;

-Convocou uma assembleia constituinte;


Um dos motivos de D.Pedro I estar no Brasil era por causa de sua família estar fugindo  das "garras" de Napoleão Bonaparte , que decretou o bloqueio continental (proibição do comércio com a Inglaterra) , e Portugal possuía uma divida com a Inglaterra mas não podia pagar o tal débito então ficou de mãos atadas . A Inglaterra então propôs que a família real fosse para o Brasil para assim manter os negócios e pagar sua divida com a Inglaterra . 


 Mesmo com muitos acontecimentos sobre o Brasil a escravidão não foi revogada ainda na época  , e para confirmar o reconhecimento independência , Portugal pede uma indenização de 2 milhões de libras ESTERLINAS , que era a divida que Portugal tinha com a Inglaterra , no entanto o Brasil não tinha como pagar a indenização então a Inglaterra emprestou ao Brasil tal quantia para pagar Portugal e Portugal pagar Inglaterra , mas agora Brasil vai estar em débito com outro país .

Texto feito pelo aluno : Mario Henrique Reghini do primeiro ano B

Contexto Histórico: '' Independência do Brasil ''.

      Antes mesmo das viagens marítimas, Portugal e a Inglaterra já formavam alianças. A primeira aliança entre essas duas nações ocorreu no século XIV.
      Com a rivalidade entre a França e a Inglaterra, que já era bem antiga, Napoleão Bonaparte (Liderava a França) tinha o intuito de dominar a Europa. Falhando na tentativa de dominar a Inglaterra por tropas, como era um grande estrategista, resolveu quebrar a economia da mesma, criando o Bloqueio Continental que era a proibição do comércio dos países europeus com a Inglaterra.
      Como Portugal e a Inglaterra eram aliados antigos, Portugal não cumpriu com essa proibição, ocasionando assim a invasão das tropas francesas, lideradas por Napoleão Bonaparte, à Portugal. Com isso, a família real teve que fugir para sua colônia, o Brasil.
      Com a chegada da família real ao Brasil, ocorrem várias mudanças na colônia, entre elas a abertura dos portos, que até então os produtos que saiam do Brasil passavam, obrigatoriamente, pela alfândega em Portugal. Essa abertura deixou  ''livre'' a comercialização do Brasil com as ''nações-amigas'' especialmente a Grã-Bretanha, que era a mais privilegiada.
      Após Bonaparte ser expulso de Portugal, a família real foi ''convidada'' a voltar a metrópole, então D.João VI, deixa seu filho D.Pedro I, como príncipe regente do Brasil.
     Anos mais tarde, Portugal manda ordens para que D.Pedro volte para lá, com o intuito de recolonizar o Brasil, mas no Brasil, a elite agrária insistia para que D.Pedro não fosse embora e que continuasse lá, para não perder seus privilégios. Com a busca pelo poder, D.Pedro I deu o seu grito ''Independência ou Morte!'', causando assim a ''INDEPENDÊNCIA'' do Brasil, em relação a Portugal.
        Mesmo com o desligamento de Brasil com Portugal, Brasil nunca fora independente, após esse desligamento, Brasil continuava sendo dependente da Inglaterra. E até nos dias de hoje, essa ''independência'' não existe, exemplo disso: Estados Unidos, vivemos em baixo da saia deles em relação a cultura, economia, comida, roupas, tudo que possa imaginar, quando iremos parar de ser hipócritas?E quando conquistaremos nossa verdadeira INDEPENDÊNCIA?
      
Eduarda Zacharias 1º B


Contexto historico da "independência" do Brasil

     Napoleão Bonaparte criou o bloqueio continental, que impedia os países da Europa de comercializar com a Inglaterra. Porém Portugal dependia economicamente da Inglaterra, devido a isso eles não puderam acatar esta ordem. Em agosto de 1807, Napoleão enviou um ultimato ao Príncipe Regente de Portugal, D. João, ou ele rompia com a Inglaterra, ou Portugal seria invadido pelas tropas francesas. Não podendo romper com a Inglaterra a família real fugiu de Portugal para as colônias no Brasil.
    Ao chegar no Brasil Dom João VI rompe com o pacto colonial  abre os portos,
do ponto de vista econômico, essa medida pode ser consideradas como um  “grito de independência”, onde a colônia brasileira não mais estaria dependente ao monopólio comercial imposto pelo antigo pacto colonial.
    Em agosto do ano de 1820 foi iniciado um movimento de caráter militar na Cidade do Porto, que foi conhecido como Revolução do Porto. Em 1821 uma constituição provisória entra em vigor e em 1822 a família real, depois de muita pressão da corte portuguesa, deixando Dom Pedro de Alcântara como príncipe regente, Dom Pedro se alia à elite agrária brasileira e proclama a "independência" do Brasil. Apenas depois da proclamação ele foi coroado imperador.
     Mesmo com a proclamação da "independência" do Brasil, problemas sociais e políticos não foram alterados.
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Thiago Ramos
Leonardo Rocha

7 de Setembro

O dia 7 de setembro de 1822 foi um dia de grande importância, pois foi o dia em que Dom Pedro proclamou a Independência do Brasil, tendo sido rompido o vínculo de dependência política que tinha com Portugal.
Dom Pedro estava sofrendo grande pressão da corte portuguesa para retornar a Portugal, a metrópole notou que estava perdendo o controle político do Brasil, com isso as cortes portuguesas tinham interesse em recolonizar para eliminar os focos de resistência. A presença de Dom Pedro atrapalhava os interesses portugueses, mas o príncipe também estava em pressão da elite brasileira que desejava a independência.
Na tarde de 7 de setembro, Dom Pedro estava próximo ao riacho Ipiranga em São Paulo, após retornar de sua viagem a Santos, no local, ele recebe uma carta de um mensageiro, onde pedia obediência às ordens portuguesas e seu retorno imediato a Portugal.
Neste momento Dom Pedro declarou independência do Brasil com o grito: "Independência ou Morte!". Esse fato histórico ficou conhecido como O Grito do Ipiranga", mas somente em 1825, com a imediação da Grã-Bretanha, que Portugal reconheceu a independência do Brasil.
Mesmo depois de ser considerado independente, o Brasil ainda é dependente de outros países tanto na economia, onde os produtos mais famosos não são fabricados no país.

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Fonte: http://www.suapesquisa.com/independencia/7_de_setembro.htm


Maria Isabela M.     2°C

ELEIÇÕES 2016

 As eleições no Brasil são realizadas através do voto direto, secreto e obrigatório. A primeira eleição da qual existem registros no Brasil, ocorreu em 1532, por meio da qual foi escolhido o representante do Conselho da vila de São Vicente.  Atualmente no Brasil ocorre eleições a cada dois anos, sempre nos anos pares. A exceção do cargo de senador, que tem mandatos com duração de oito anos, os demais cargos eletivos tem mandato de quatro anos. Como  as eleições ocorrem a cada dois anos, os cargos eletivos são disputados em dois grupos, da seguinte forma: 
  • Eleições federais e estaduais -  para os cargos de: Presidente da República (e vice ),  senador, deputado federal, governador  ( e vice ) e vereadores. 
  •  Eleições municipais -  para cargos de prefeito  ( e vice ) e vereadores.    
 Segundo  A Constituição Federal, em seu artigo 14, por foto é facultativo para os analfabetos, aos maiores de 70 anos e para os  maiores de 16 anos e menores de 18 anos. É obrigatório para os cidadãos entre 18 e 70 anos, sendo necessário justificar ausência em qualquer seção eleitoral, no qual  no dia da eleição, sob pena de multa. Desde 2000, como o uso das urnas eletrônicas as eleições brasileiras passaram a ser totalmente informatizadas, o que permite que atualmente sejam consideradas as eleições mais rápidas e atualizadas do mundo.
As eleições aconteceram no domingo dia 2 de outubro  de 2016 e vai eleger o novo prefeito da cidade ( ou reeleger). Além da eleição para prefeito, também teremos as eleições para vereadores.  Todas as pessoas que moram na cidade de Araponga-Paraná,  Deve escolher  muito bem o seu candidato para prefeito nas eleições de 2016 como também o seu candidato a vereador, pois eles que serão os responsáveis para governar a cidade nos próximos quatro anos, portanto você deverá avaliar bem as propostas de cada candidato nessas eleições  escolher o que tiver as melhores propostas para a cidade. 
 
CANDIDATOS A PREFEITO 
Prefeito: 
• nome completo: José Aparecido Bisca 
• número: 45
• partido: PSDB
• coligação: experiência e trabalho por Arapongas 

• nome completo: António José Beffa
• número: 31
• partido: PHS
• coligação: honestidade e transparência

• nome completo: Sérgio Onofre da Silva
• número: 20
• partido: PSC
• Coligação: unidos por uma nova Arapongas 

Fonte: https://www.idprofile.org
           https://www.infoescola.com/direito/eleições-no-brasil 


Texto produzido pelo aluno Raul Cruz do 3º ano B, em função de comunicar as pessoas sobre as eleições de 2016. Qualquer dúvida entre em contado atraves do blog, agradeço a participação de todos com o nosso blog. 

"INDEPENDÊNCIA" DO BRASIL???? ACONTECEU DE FATO???


Há 194 anos atrás, o Brasil tornou-se oficialmente, Independente de Portugal pela ação de Dom Pedro I à beira do rio Ipiranga, em São Paulo, ergue bravamente sua espada, ao som do brado retumbante 'Independência ou morte', e rompe, assim, os últimos laços coloniais entre Brasil e sua Metrópole Portugal. Mas, esta é visão heroica da história, que não levava em conta as conjunturas políticas, econômicas e sociais da época. Hoje, procura-se compreender essa história, através da busca explicações para indagações: “A independência seria resultado de acontecimentos de um único dia? Ou resultado de um processo histórico? D. Pedro, foi o único agente responsável pela independência brasileira? Qual o benefício ou motivo de libertar o país de Portugal, mas continuar nas mãos de um membro da família Real Portuguesa? Independência é sinônimo de liberdade? Essa liberdade alcançou todas as pessoas no Brasil? E se D. Pedro não tivesse proclamado a independência do Brasil, outros a fariam?” As perguntas são várias, as respostas também. As transformações ocorridas no Brasil, desde aquela tarde de Sete de Setembro de 1822, foram diversas, variadas, direitos foram conquistados, lutas foram vencidas, mas há ainda muito que se conquistar. Tínhamos um Brasil no século XIX, escravocrata, agrário, elitista e monárquico; tínhamos um Brasil no século XX, democrático e opressor, rico e miserável e agora temos e queremos um novo Brasil para o século XXI: Cidadania: Temos hoje um país que não cuida das suas crianças, muitas abandonadas nas ruas à sua própria sorte ou deixam a escola para trabalhar; temos um país que ignora seus idosos, maltrata suas mulheres e discrimina suas minorias, como negros, índios, homossexuais e etc... Queremos um país cidadão, que privilegia seu povo. Muitas foram as conquistas, mas, queremos mais crianças, na escola e aprendendo, mais respeito trabalhadores, idosos; assim como respeito e dignidade para todos. Natureza: Teus risonhos, lindos campos, tinham mais flores; hoje seus campos não florescem mais, o céu poluído, suas matas destruídas, sua água contaminada e seus animais contrabandeados. Queremos mais vida para nossos bosques, uma exploração sustentável para nossa natureza, defesa dos nossos rios e belos recursos naturais. Cultura: A cultura brasileira, popular ou patrimonial, vem sofrendo através do tempo uma desvalorização ou desprezo por grande parte de seu povo, que ignora a sua grandeza e com isso é contaminado com o chamado “estrangerismo”, ou seja, preferência pela cultura de outros países em detrimento do seu próprio. Queremos mais cultura, para ter assim um povo menos alienado, jovens com livros nas mãos, respeito ao patrimônio cultural brasileiro. Sociedade: O povo heroico, brasileiro, trabalhador e cumpridor de seus deveres, na maioria das vezes mal remunerado, falta um bom sistema de transporte público, não tem segurança, o sistema de saúde não o atende com dignidade. Queremos mais respeito ao povo, salários que condizem com a realidade diária, que a paz supere a violência, que a corrupção de má utilização do dinheiro público, por parte de alguns governantes, seja um mal extirpado da nossa sociedade, para que a população seja bem atendida em seus direitos. Educação: Existe a vontade de estar sempre em busca de um país melhor para todos, falamos hoje em Independência, que se traduz pelo fim as corrupção; da ignorância; do preconceito; da violência; dentre outros males que assolam o povo brasileiro. A Educação liberta, a educação leva as pessoas a se conhecerem melhor e também a conhecer e respeitar o próximo. A ignorância e a alienação são um mal que só a educação pode curar, acreditamos que não adianta ficar parado e só reclamar dos governos, se nada fazemos para mudar a situação, aquele que joga o lixo em qualquer lugar ou desperdiça água ou luz, não pode reclamar das mudanças bruscas na natureza ou más colheitas, aquele que ignora e discrimina o próximo, não pode reclamar da violência. O aluno que não cumpre sua obrigação, não faz suas tarefas, não respeita seus professores, também não pode reclamar ou questionar.
A Educação é o caminho para transformar o Brasil em algo mais que o país do futuro, mas sim no país do presente, com dignidade para todos. Aproveitamos o feriado de sete de setembro, mas pensamos no que podemos fazer para conquistar a verdadeira independência.

quinta-feira, 1 de setembro de 2016

Colonização dos EUA


No seculo XVI o rei Henrique VIII rompeu com a igreja católica, usando como desculpa a recusa do papa em aceitar seu divorcio com a rainha espanhola Catarina de Aragão. O rei promulgou a reforma anglicana em 1534. Neste contexto surgi o calvinismo que tinha como principal temática a predestinação ou seja, Deus escolhe quem sera salvo.
Os seguidores dos calvinismo que sentiram pressionados pela perseguição religiosa e politica deixaram a Europa e partiram para a América. Foram formadas as 13 colonias que se localizavam na costa leste. As colonias se dividiram em norte e sul com objetivos distintos, o norte tinha como características colonias de povoamento, pequena propriedade, trabalho livre e industria. Já as colonias do sul tinham como características colonias de exploração, trabalho escravo, grandes propriedade como ocorreu na colonização brasileira.
O oeste passou a ser conquistado com a doutrina do destino manifesto que dizia ''O povo dos Estados Unidos eram escolhidos por Deus para ocupar todas as terras entra o atlântico e o pacífico''.
Além da doutrina ouve vários motivos para a ocupação do oeste como por exemplo: Crescimento da população, a necessidade de novas áreas para plantar e explorar minerais, a descoberta de ouro na Califórnia e construções das estradas de ferro.

Alunos:Leonardo Rocha Vieira    
Suelen Tayna Okuyama    
Thiago Rodrigues Ramos 
Thiago Trombini              

Impeachment da 36º presidente do Brasil e ações feitas pelo seu sucessor

 No dia 31 de agosto de 2016 (dois mil e dezesseis) , a 36º presidente do Brasil Dilma Rousseff foi afastada de seu cargo político por aprovação de 61 senadores e desaprovação de 20 .
O motivo de seu afastamento foi ter cometido crimes de responsabilidade fiscal (ou chamada "pedaladas fiscais") no Plano Safra e os decretos que geraram gastos sem a autorização do Congresso Nacional , mas não foi punida com a inabilitação de funções publicas .



 No mesmo dia Michel Temer ex-vice-presidente assume a presidência rapidamente e se torna o atual presidente do Brasil . Suas primeiras ações como presidente é ir ao encontro do G20 (grupo das maiores economias do mundo ) na China nos dias 4 e 5 de setembro. Ele irá se encontrar com grandes lideranças nacionais na G20 tais como Barack Obama o atual presidente dos Estados Unidos da América e a nova primeira-ministra britânica Theresa May.


Texto produzido pelo aluno Mario Henrique Reghini do 1º ano B