terça-feira, 31 de maio de 2016

A Monarquia na Roma Antiga

    A civilização romana e considerada juntamente com a Grécia antiga uma civilização clássica nos deixando um grande legado cultural, por exemplo a língua portuguesa origina-se do latim, a língua falada dos romanos; O Cristianismo a religião predominante no mundo ocidental surgiu na palestina uma província do império romano. Porém a grande contribuição dos romanos para nossa sociedade esta no campo do direito. Os romanos eram especialista em criar leis para tudo no império romano existia uma lei. A maior parte dos códigos de leis da atualidade e baseada no direito romano.

                                               A ORIGEM DE ROMA

     Os romanos explicavam a origem de sua cidade através da lenda de Rômulo e Remo. Segundo a mitologia romana, os gêmeos foram jogados no rio Tibre, na Itália. Resgatados por uma loba, que os amamentou, foram criados posteriormente por um casal de pastores. Adultos, retornam a cidade natal de Alba Longa e ganham terras para fundar uma nova cidade que seria Roma.
     Alem da origem lendária existe uma explicação histórica, ou seja roma era uma aldeia de pastores já por volta do século Vlll a.c.

Resultado de imagem para mito romulo e remo
 OS REIS DA MONARQUIA ROMANA 
- 753 a. C. - 716 a. C. - Rômulo (fundador de Roma junto com o irmão Remo)
- 716 a. C. - 674 a. C. - Numa Pompilio
- 674 a. C. - 642 a. C. - Túlio Hostilio
- 642 a. C. - 617 a. C. - Anco Marcio
- 617 a. C. - 579 a. C. - Lúcio Tarquinio Prisco
- 579 a. C. - 535 a. C. - Servio Tulio
- 535 a. C. - 509 a. C. - Tarquinio, o Soberbo 
ALUNO: ALISSON COSTA ALVES  2A

O Império Romano

Os romanos conquistaram  dominaram um vasto império. Praticamente todas as terras ao  redor do Mar Mediterrâneo (mare nostrum) pertenciam aos romanos. Roma, hoje capital da Itália, era o centro de todo o mundo conhecido da época.
Depois de atravessarem por um período monárquico, outro republicano, finalmente Roma se torna um poderoso império.
Com a baixa popularidade do modelo politico de republica, pelo povo plebeu, gerou uma grande revolta, fazendo com que um homem tomasse uma decisão que iria mudar a forma de governo de Roma, esse homem era Júlio César.
Os senadores, com inveja de Júlio César, o assassinaram nas escadarias do Senado, por conspiradores, inclusive seu filho adotivo, Brutus.
O assassinato de César, através de uma conspiração do Senado, fez criar o segundo triunvirato que, também vivendo lutas internas, levou ao poder Otávio, assinalando o fim da República e o nascimento do Império, em 31 a.C
A partir de seu regresso a Roma, Otávio empreendeu reformas políticas de tal forma que a República foi extinta, tendo sido implantada uma outra forma de governo, o Império (os governadores utilizavam o título de Imperador), no qual o poder era exercido pelo comandante supremo do exército.
A instalação do Império significou que a hegemonia do Estado passou para as mãos dos Homens Novos e os patrícios ficaram reduzidos à condição de uma nobreza tradicional.
A exemplo do que fizera Júlio César, Otávio adotou o caminho de acumular uma série de cargos e títulos, através dos quais os poderes romanos foram sendo totalmente concentrados em suas mãos.
Em 27 a.C., Otávio passou a receber o título de Augusto (filho de deus) que, até então, só era atribuído aos deuses. Com o título de Augusto, Otávio passou a receber a Apoteose e a ter direito de indicar o seu sucessor nos poderes que estavam concentrados em suas mãos. Era o fim da República e o início do Império.

Os títulos acumulados por Otávio foram:
  • Tribuno da Plebe - Otávio tornou-se sacrossanto e inviolável;
  • Imperador- Otávio tornou-se comandante supremo de todos os exércitos romanos;
  • Pontífice Máximo- Otávio tornou-se o chefe supremo da religião romana;
  • "Princips Senatus"- Otávio passava a ser o primeiro cidadão do Estado e tinha o direito de presidir o Senado.
Otávio preocupou-se também em reformular a estrutura social. Foram criados 3 novas ordens sociais:
A Ordem Senatorial, que agregava os cidadãos com uma fortuna superior a um milhão de sestércio, que tinham uma série de privilégios políticos e o direito de utilizar a tarja púrpura na toga, a Ordem Equestre, que compreendia os cidadãos com fortuna entre quatrocentos mil e um milhão de sestércios, esses tinham o direito exclusivo de ocupar certos cargos na administração e no exército, a Ordem Inferior, que reunia os cidadãos com fortuna inferior a quatrocentos mil sestércios, que não possuíam direitos políticos.
O modelo político de império, geravam muitas crises por isso os imperadores tentando acalmar os plebeus revoltados com injustiças e privilégios para as pessoas mais ricas, criam a política do pão e do circo.
A política do Pão e circo (panem et circenses, no original em Latim) como ficou conhecida, era o modo com o qual os líderes romanos lidavam com a população em geral, para mantê-la fiel à ordem estabelecida e conquistar o seu apoio. Esta frase tem origem na Sátira X do humorista e poeta romano Juvenal (vivo por volta do ano 100 d.C.) e no seu contexto original, criticava a falta de informação do povo romano, que não tinha qualquer interesse em assuntos políticos, e só se preocupava com o alimento e o divertimento.

Fontes: https://www.educabras.com/ensino_medio/materia/historia/historia_geral/aulas/o_periodo_imperial_de_roma  /   http://www.infoescola.com/historia/politica-do-pao-e-circo/

Aluno: Frederico T. Ponci Pereira 2° A

A República Romana

   A historia politica de Roma se divide em 3 períodos: A Monarquia, a republica e o Império. Durante a Monarquia a Roma era governada por 7 reis, sendo que a maioria deles era de origem Etrusca.
  A República Romana teve início em 509 a.C. a partir de uma revolta dos patrícios que tirou do poder a monarquia etrusca. Esta fase da história romana vai até o estabelecimento do Império Romano em 27 a.C.

Características principais da República Romana:

- Domínio da política exercido pelos patrícios (donos de terras);
- Através do controle do poder e das instituições políticas, os patrícios buscavam sempre se beneficiarem;
- Sociedade escravista;
- Voto baseado em rendas (censitário);
- Ausência de democracia, pois embora os plebeus pudessem votar, o poder político dos patrícios era superior já que tinham muito mais renda;
- Sociedade hierarquizada composta por: Patrícios (minoria com domínio político e econômico); equestres (comerciantes); plebeus (homens livres); clientes (agregados dos patrícios); escravos (maior camada social);
- Sociedade patriarcal.



Conquistas militares

  Foi a partir do século III a.C. que os romanos começaram a fase de expansão territorial, através de conquistas militares. Após derrotarem os cartagineses nas Guerras Púnicas, os romanos passaram a controlar o Mar Mediterrâneo. Em seguida, os romanos passaram a atacar outros territórios como, por exemplo, Síria e Macedônia. Em 59 a.C foi a vez da região da Gália ser atacada pelos romanos, comandados por Júlio César.
 Fontes: http://www.suapesquisa.com
Aluno Igor Nunes Dias   2°A


terça-feira, 24 de maio de 2016

O Legado Cultual Grego

   Hoje na aula do contra turno aprendemos um pouco sobre a Grécia Clássica, onde surgiam algumas atividades
   *Democracia   Demo/ de Povo        Cracia/ Poder de governo
  *História conjunto de conhecimentos relativos ao passado da humanidade e sua evolução, segundo o lugar, a época, o ponto de vista escolhido surgiu na Grécia com Heródoto - Conhecido com pai da Historia, pois foi o primeiro a utilizar a palavra HISTÓRIA no sentido de investigação, pesquisa
  *Filosofia filo amor pela sabedoria, experimentado apenas pelo ser humano consciente de sua própria ignorância.Segundo autores clássicos, sentido original do termo, atribuído ao filósofo grego Pitágoras
  *Teatro  na Grécia Antiga surgiu a partir de manifestações a Dioniso, deus do vinho, da vegetação, do êxtase e das metamorfoses. Pouco a pouco, os rituais dionisíacos foram se modificando e se transformando em tragédias e comédias.
  *Artes é a atividade humana ligada a manifestações de ordem estética, feita por artistas a partir de percepção, emoções e ideias, com o objetivo de estimular esse interesse de consciência em um ou mais espectadores, e cada obra de arte possui um significado único e diferente.
   *Características Geográficas* 

A geografia da Grécia é composta por 80% de montanhas, isso dificultava a agricultura. Também composto de golfos ou seja, fendas no meio do continente onde a água penetra entre essas fendas.
Tinha o litoral recortado- favorecendo a navegação e a construção de portos, trazendo o benefício do comércio marítimo.

 
 
Praça da Grécia
 
Mapa da Grécia, mostrando os Glofos e Bahias
fontes: educacao.uol.com
http://pt.wikipedia.org/wiki/Grécia_Antiga#Per.C3.ADodo_Cl.C3.A1ssico
http://www.brasilescola.com/historiag/grecia-periodo-classico.htm
http://www.historianet.com.br/conteudo/default.aspx?codigo=27  
Igor NUnes Dias

Grecia classica

Hoje no contraturno vimos um pouco sobre a grecia classica

A grecia classica refere-se a um longo periodo da historia da europa que se estendo do seculo VII a.C com a poesia grega de Homero,tambem considerado um periodo de muitas guerras 
Logo no inicio houve um enfrentamento entre os gregos e os persas.Em 490 a.C. o rei persa, Dario I, declarou guerra contra os gregos por causa da revolta gerada na Jônia.Os gregos conseguiram abater o inimigo por meio de várias táticas de guerra em que utilizavam o conhecimento sobre o acidentado território balcânico ao seu favor.
Nessa época o que se destaca era governo de Péricles, responsável pelo aprimoramento da democracia ateniense e a execução de várias obras públicas que embelezaram Atenas como um todo

Periodo Homerico
O nome da-se ao fim da civilizaçao Micenica.Durante esse periodo perdeu-se o conhecimento da escrita.Outro dos fenómeno que se verificou durante este período foi o da diminuição populacional, não sendo conhecidas as razões exactas que o possam explicar,alem disso populaçoes tambem se movimentaram abandonando antigos povoados para melhores condiçoes de segurança.

Periodo Arcaico
Ano da realizaçao dos jogos olimpicos.A grecia ainda era dividida em pequenas provincias em condiçoes das reaçoes geograficas da regiao.Cada planicie,vale ou ilha era divida por montanhas.
Para exempleficar esse tipo de situaçao as cidades de Esparta e Atenas como um modelo capaz de mostrar claramente o rico mosaico cultural, religioso, político e econômico do mundo grego.
Sob o ponto de vista econômico, os atenienses aproveitaram de sua posição geográfica para desenvolver um intenso comércio marítimo com as colônias estabelecidas no Mediterrâneo e na Ásia Menor.
Já em Esparta, a grande disponibilidade de terras e a aversão aos estrangeiros propiciaram uma atividade agrícola autossuficiente e um comércio bastante restrito.
A educação dos gregos e espartanos era bastante diferenciada com relação aos  que cada uma delas tomava. Os espartanos viam na educação uma importante etapa para que o cidadão visse os valores militaristas e o rigoroso treinamento físico dos jovens. 

Periodo classico
Este periodo foi marcado por muitas guerras travados com inimigos externos e entres os proprios gregos, Mas foi também neste período histórico que a civilização grega conseguiu alcançar o ponto mais alto de seu desenvolvimento econômico e também cultural, tendo como principal cidade-Estado Atenas
Os principais inimigos dos gregos foram os persas,os conflitos entre os persas e os gregos ficaram conhecidas como Guerras Medicas.
O líder político ateniense Péricles, que governou a pólis por 30 anos , fortaleceu o regime democrático, com a participação nas decisões políticas de todos os cidadãos. 

Periodo helenistico
Helenístico foi um marco entre o domínio da cultura grega e o advento da civilização romana.  
Nessa epoca Alexandre Magno  era rei da macedonia.
Esse periodo é caracterizado por uma ascensão da ciência e do conhecimento.

http://www.infoescola.com/historia/helenismo/


Ana Luisa Rosa 2 º B

Os 4 períodos históricos da Grécia

A história da Grécia, por ser muito vasta, está dividida em 4 períodos, sendo eles:

1- Homérico: É o período que se remete aos poemas de Homero.

A Iliada: É um poema onde é narrada a guerra que aconteceu entre a Grécia e Tróia

A Odisséia: São os poemas que narram as aventuras do héroi de Iliada, Ulisses.

Nesse período caracteriza-se a mitologia grega, que eram relatos fantásticos envolvendo deuses, heróis e mortais.
A forma de organização política era por clãs, chamados genos. Eram basicamente famílias que dividiam os ganhos de forma igual para cada integrante da genos.

2- Arcaico: É o período em que surgem as polis. Eram cidades-estados, que apesar de serem do mesmo povo, se dividiam politicamente, economicamente, porém não culturalmente, tinha as mesmas crenças, e etc.

Cidades mais importantes:

Atenas: A primeira cidade democrática. Lá foi onde surgiu o conceito de democracia, pois eram um povo mais culto, prezavam mais a inteligência e a sabedoria, e ainda foi onde surgiu a filosofia.
 
Esparta: Cidade militarista. Prezavam e cultuavam a arte da guerra, pois para eles que eram minoria, estarem despreparados para a guerra era um risco, pois seriam fáceis de serem dominados por outros povos.

3- Clássico: Período em que a civilização grega atingiu seu auge, seu maior desenvolvimento economico e politico, graças ao estadista Péricles, que aperfeiçoou a democracia politica em Atenas, que embora fosse uma democracia direta, não era extensiva à toda população, pois somente os cidadãos dela participavam. Quem era cidadão em Atenas? Homens livres, proprietários de terra, filhos de pais e mães atenienses. Estrangeiros, mulheres, e escravos estavam excluídos de qualquer participação politica. 
Comparando aos dias de hoje a nossa democracia é representativa, ou seja, elegemos por meio do voto os representantes políticos.

4- Helenístico: Conhecido como o período em que a Grécia decaiu, por conta das guerras internas e externas. Os gregos nesse período se envolveu em inúmeros conflitos e guerras com outros povos, tanto quanto entre as cidades-estados, o que fragilizou a sociedade, permitindo que os macedônios sem muito esforço dominassem os gregos, daí então se origina o império de Alexandre o Grange, o imperador macedonico que conquistou toda aquela região, até o Oriente Médio.


Frederico Toaliari Ponci Pereira - 2° A
"Colégio Estadual Emílio de Menezes"

A Grécia Clássica

A civilização surgiu entre os mares Egeu, por volta de 2000 a.C. Formou-se após a migração de tribos nômades de indo-europeia. As pólis (cidades-estados) forma que caracteriza a vida política dos gregos, surgiram por volta do século VIII a.C. As pólis mais importantes foram Esparta e Atenas.
Nos séculos IV e V a.C. acontecem migrações entre os povos gregos em vários pontos do Mar Mediterrâneo, pela consequência do crescimento populacional, conflitos internos e necessidade de novos territórios para ser praticada a agricultura. Com os conflitos e desentendimentos entre as colônias da Ásia Menor e o Império Persa, acontecem as famosas Guerras Médicas (492 a.C. a 448 a.C.), onde os gregos saem vitoriosos. Esparta e Atenas se envolveram na Guerra de Peloponeso (431 a.C. a 404 a.C.) onde Esparta vence. Em 359 a.C. as pólis são dominadas e controladas por Macedônios.
Os Macêdonios viviam ao Norte da Grécia, eram isolados geograficamente e sem acesso para o mar. Depois de conquistarem a Grécia com a ascensão de Felipe II ao poder. Com Alexandre o Grande no poder, os Macedônios se expandiram ainda mais, derrotou os persas e fenícios, chegou a invadir Mesopotâmia e dominou o extenso território que ia do mar Mediterrâneo até o rio Indo.
O Império macedônico era conhecido por ter traços ocidentais e orientais e era marcado pela variedade cultural. Os hábitos, ideias e religiões dos povos que lá viviam, ficou conhecido como cultura helenística.
A Grécia fez importantes contribuições na parte artística, na literatura e na filosofia. Seus escultures e arquitetos, poetas e dramaturgos, filósofos e dramaturgos lançaram bases longínquas de toda cultura ocidental.
Mais informações: http://www.infoescola.com/historia/grecia-antiga/


Aluna: Maria Isabela M. 2°C

sexta-feira, 20 de maio de 2016

Corpus Christi

Do latim O Corpo de Cristo, se celebra o Sacramento do Corpo e Sangue de Jesus Cristo, um dos sacramentos da Eucaristia. Sendo um dos dez feriados brasileiros, é uma da data que sempre acontece depois da Festa da Santíssima Trindade, ocorre sempre em uma quinta-feira 60 dias depois da páscoa, caindo sempre entre 21 de maio e 24 de junho, com tradição de ser enfeitadas as ruas com tapetes coloridos que formam a alusão de Cristo com o pão e o cálice.A tradição de ser enfeitadas as ruas começou em Portugal e foi continuada a tradição no Brasil pelos seus colonizadores.
Para ser confeccionados, os tapetes são feitos de pó de serra, serragem colorida, borra de café, farinha, areia, flores e outros acessórios.
Teve inicio no século XIII, em Liège, na Bélgica, quando a freira agostiniana Juliana de Mont Cornillon, teria tido visões de Cristo querendo a comemoração da Eucaristia em destaque. Como dito na Bíblia, Jesus queria que celebrassem sua lembrança com pão e vinho, que seria transformado em seu corpo e sangue.
A partir de sua visão e da cobrança de Jesus, que a freira lutou para com que a comemoração acontecesse, mais tarde ficou conhecida com Corpus Christi, quando o Papa Urbano 4º consagrou em 1264 a festa para toda a Igreja.
A celebração do dia, consta em missa, adoração e consagração do Santíssimo Sacramento, tendo a caminhada que lembra o povo de Deus (peregrinos), em busca a Terra Prometida.
Fonte: http://ultimosegundo.ig.com.br/brasil/2015-06-04/voce-sabe-o-significado-de-corpus-christi.html

Maria Isabela M. 2ºC

quinta-feira, 19 de maio de 2016

Enem- informações importantes para os estudantes do ensino medio

 O Enem foi criado em 1998 pelo Ministério da Educação (MEC). O Enem não é uma prova obrigatória, porém, todos aqueles que desejam ingressar em uma universidades ou instituição de ensino superior que adote o Enem no processo seletivo, deverão participar do exame.
Para muitos estudantes do 3º ano do ensino médio, a parte mais importante de suas vidas é quando chega a hora de fazer a prova do Enem ( exame Nacional do Ensino Médio) que avalia tudo o que os estudantes aprenderam durante todo o ensino médio, lembrando que os alunos de escola publica são isentos da taxa de inscrição, o Enem foi criado para auxiliar o acesso aos cursos técnicos, tecnológicos e ao ensino superior. A cada ano aumenta o número de instituições superiores ( as chamadas IES) que utilizam somente o Enem no seu processo seletivo, e não se pode esquecer o ProUni que também utiliza os resultados do Enem, ele funciona como pré- requisito para distribuir bolsas de ensino em instituições privadas de ensino superior, e as pessoas que não tem o ensino médio completo, pode usar a nota do Enem para receber o certificado do ensino médio, além de tudo isso essa avaliação pode servir como complemento do currículo para a seleção de emprego.

 texto feito pelo aluno Raul Cruz do 3º ano B do Ensino Médio

Doenças Comuns do Inverno

Hoje veremos as doenças mais comuns no inverno. Com o tempo mais úmido, dias frios e mudanças de temperatura, se torna muito mas fácil pegar doenças mais relacionadas ao nariz, garganta, ouvidos e pulmões, que se não forem cuidadas, pode causar a morte. Algumas das doenças mais vistas são a gripe, asma, rinite alérgica, bronquite, sinusite e pneunomia.
A Gripe é uma infecção respiratória contagiosa, causada pelos vírus influenza A e B. Normalmente seus sintomas são febre de dois ou três dias, cansaço extremo, dores no corpo, coriza, e dores na garganta e de cabeça, o tratamento mais rápido são medicamentos que aliviam o síntomas da doença.
A Asma é uma inflamação, inchaço e estreitamento dos brônquios, que acabam dificultando a passagem de ar, uma doença inflamatória com vários fatores desencadeantes que podem irritar a as vias aéreas (pó, produtos de limpeza, perfumes e outras substâncias), podem ser causada por fatores virais, atividade física e intensa e até mesmo fatores emocionais. Durante o acesso de asma, os síntomas mais frequentes são, tosse, chiado na expiração, falta de ar e aperto no peito, variando em cada situação. Os tratamentos são medicamentos contínuos e broncodilatadores.
A Rinite Alérgica é mais causada depois do contato com a poeira, mofo, cheiros fortes, produtos químicos, cigarros, mudanças de temperatura e umidade. A rinite tem evolução cronica variando de melhoras e pioras. Tendo os sintomas desde de coriza, espirros, coceira no nariz até obstrução nasal. O tratamento é composto por três pilares, sendo, higiene ambiental, medicamentos e imunoterapia.
A Bronquite pode ser aguda ou crônica, normalmente confundida com asma, é conhecida com inflamações nos brônquios e bronquíolos, provocando inchaço na mucosa e dificultando a passagem de ar, com isso produz chiado à inspiração e expiração, que são características da doença. Na bronquite aguda, é mais relacionada a quadros infecciosos como a gripe e é autolimitada, enquanto na crônica a principal causa é o tabagismo. Tosse e secreção são marcantes. O tratamento normalmente são antibióticos, xarope e antialérgicos, porém alguns casos se resolvem sozinhos.
A Sinusite é a inflamação de vias respiratórias superiores (seios paranasais), geralmente associada por infecção de vírus, bactérias ou fungos. Também pode ser associada a alergia ou inalação de poluentes. Muito ligada a outras infecções das vias superiores como rinite, asma, bronquite, amigdalite e faringe. Os tratamentos recomendados para ajudar a alivar os síntomas são: a solução salina, corticoides nasais, corticosteroides orais ou injetáveis, descongestionantes, antibióticos e a cirurgia.
A Pneumonia, quase metade dos casos é causado por bactérias, mas também pode ser causada por vírus e outros agentes. Os pulmões acabam sofrendo processo inflamatório e o espaço é ocupado pelo ar e preenchido por líquido e pus. Com isso o oxigênio encontra dificuldade em atingir o sangue e dependendo da gravidade pode ocasionar falta de ar. Os síntomas são febre alta, tosse com fortes dores no peito, catarro e dificuldades para respirar. O tratamento requer usos de antibióticos, a melhora ocorre de três a quatro dias.
Mais informações acesse https://www.youtube.com/watch?v=kJq_60fcvMk&spfreload=5
http://zh.clicrbs.com.br/rs/vida-e-estilo/vida/noticia/2013/07/entenda-as-doencas-mais-comuns-no-inverno-4184486.html#
 

Maria Isabela M. 2°C

Entenda as doenças mais comuns no inverno

No inverno nós temos um senso comum de que o frio faz com que nós contraiamos uma gripe, ou qualquer doença. Na verdade o que faz com que as doenças sejam mais frequentes durante o inverno, é por outro motivo: a mudança dos hábitos que o inverno traz.
Por exemplo, no frio procuramos ficar mais aconchegados, de baixo de nossos agasalhos, com as janelas e portas fechadas. Outra mudança no hábito é que as pessoas começam a se concentrar em locais públicos, ou em lugares de pouca ventilação, o que ajuda na proliferação das doenças respiratórias.
De acordo com Maria Alenita de Oliveira, pneumologista do Hospital Beneficência Portuguesa de São Paulo, mudanças de hábito também são os grandes vilões da estação.
"Buscar abrigo em ambientes mais quentes, menores e fechados, na tentativa de se esconder do frio favorece a propagação de vírus e bactérias, já que a ventilização é escassa. Geralmente, a transmissão de doenças virais como gripes e resfriados acontece pelo ar ou pelo contato físico. A diminuição de ingestão de líquidos e atividades fisicas, que são fundamentais para o bom funcionamento do organismo, também influenciam o adoecimento." explica a médica.

Entenda as características e principais sintomas dos grandes vilões do inverno:

Asma
É caracterizada pela inflamação, inchaço e estreitamento dos brônquios, o que dificulta a passagem do ar. Considerada uma doença inflamatória, existem vários fatores desencadeantes como substâncias ou produtos que irritam as vias aéreas como pó, produtos de limpeza, perfumes, etc. Infecções virais, atividade física intensa e até fatores emocionais também podem desencadear uma crise. Os sintomas mais frequentes durante uma acesso de asma são a tosse, o chiado na expiração, a falta de ar e a sensação de aperto ou opressão no peito, podendo variar de intensidade conforme cada caso.

Rinite alérgica
Normalmente é causada após o contato com poeira, mofo, cheiros fortes, produtos químicos, cigarro, mudanças de temperatura e umidade. O quadro de rinite tem evolução crônica, com períodos de melhora e piora. Os sintomas vão desde coriza, espirros, coceira no nariz até obstrução nasal.

Bronquite
Pode ser aguda ou crônica. É facilmente confundida com a asma e se caracteriza por uma inflamação dos brônquios e bronquíolos, que provoca um inchaço na mucosa e dificulta a passagem do ar. Em decorrência disso, produz-se o chiado à inspiração e expiração características da doença. No caso da bronquite aguda, ela se relaciona mais a quadros infecciosos como gripe e é autolimitada, enquanto a crônica tem como causa principal o tabagismo. A tosse e a produção de secreção são marcantes.

Sinusite
Inflamação de vias respiratórias superiores, conhecidas como seios paranasais, geralmente associada a um processo infeccioso por vírus, bactéria ou fungo. Também pode estar associada à alergia ou inalação de poluentes. É estritamente ligada a outras infecções das vias superiores como rinite, asma, bronquite, amigdalite e faringite. 

Gripe
Infecção respiratória causada pelo vírus influenza tipos A e B e altamente contagiosa. Os sintomas mais frequentes são cansaço extremo, febre por dois ou três dias, dores no corpo, de cabeça e na garganta, além de coriza.

Pneumonia
Quase metade dos casos de pneumonia é causado por bactérias, mas a doença também pode ser provocada por vírus e outros agentes. Os pulmões sofrem um processo inflamatório e o espaço ocupado pelo ar é preenchido por líquido e pus. Assim, o oxigênio encontra dificuldade em atingir o sangue e, dependendo da gravidade, a pneumonia pode ocasionar a falta de ar. Os sintomas são febre alta, tosse com fortes dores no peito, catarro e dificuldades para respirar.

Entenda as doenças mais comuns no inverno Adriana Franciosi/Agencia RBS

Frederico T. Ponci Pereira - 2° A


http://zh.clicrbs.com.br/rs/vida-e-estilo/vida/noticia/2013/07/entenda-as-doencas-mais-comuns-no-inverno-4184486.html#
 


terça-feira, 17 de maio de 2016

TELEMARKETING

O trabalho de telemarketing  muitas vezes é de vendas de produtos e serviços.
 Eu realizo esse trabalho na área de pedir colaborações para entidades do Paraná -  APAE.Eu trabalho em um escritório pedindo colaborações para entidades.Ligamos para varias casas de pessoas que generosamente fazem suas doações, muitos se negam a colaborar mas entendemos que cada um tem seus motivos.Agradecemos de coração todos aqueles que nos ajudam e pedimos que Deus derrame muitas bênçãos sobre essas famílias.

Aluna:Gabriele de Almeida Cardoso 3°D

Portal da Transparência

Na aula de hoje, vimos um tutorial onde conhecemos e aprendemos como mexer no Portal da Transparência, um site onde podemos fazer pesquisas de todo dinheiro gasto em todos os estados e municípios do Brasil, todas as despesas, receitas, convênios, empresas sancionadas e punidas, entidades impedidas, servidores, imóveis funcionais e os beneficiados. Podemos acompanhar os recursos públicos transferidos, podemos também conferir os gastos diretos do Poder Executivo Federal. Sendo uma iniciativa Controladora-Geral da União, foi criada em 2004, para que seja assegurada a boa e correta aplicação dos recursos públicos, com o objetivo de aumentar a gestão pública, para que o cidadão acompanhe como o dinheiro público esta sendo gasto e ajude a ser fiscalizado. Um site muito interessante, pois a qualquer momento que precisarmos podemos acessar para ficarmos ligados sobre o que está acontecendo. Para saber mais acesse http://transparencia.gov.br/.

No dia de hoje, também pesquisamos sobre os programas de governo relacionados a área educacional, onde também podemos achar no site do Portal da Transparência, iremos ver programas mais relacionados a faixa etária, sendo o ProUni, Fies, Enem e o Sisu, sendo todos programas do Ministério da Educação.
O ProUni (Programa Universidade para Todos), é oferecido 50% das bolsas de estudos integrais e parciais em instituições privadas de ensino superior em cursos de graduação e sequências de formação específica para estudantes brasileiros sem diploma de nível superior.
O Fies (Fundo de Financiamento Estudantil), é destinado a financiar prioritariamente estudantes de curso de graduação, o aluno pagará sua faculdade após 18 meses (um ano e meio) de formado.
O Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), é uma prova elaborada para verificar o domínio de competências e habilidades dos estudantes que concluíram o ensino médio.
O Sisu (Sistema de Seleção Unificada), um programa onde oferece vagas em universidades públicas sem precisar fazer vestibular, usando a sua nota do Enem. Sendo uma participação gratuita, acontecendo somente duas vezes por ano.
Cotas em Universidades Públicas.

Maria Isabela M. 2°C

Historia Onine CEEM~



mais de 242K,continuamos a caminho do sucesso, obrigado a todos os visitantes do blog. Estamos a disposição de todos, qualquer dúvida entre em contato com os participantes do blog.