quinta-feira, 25 de fevereiro de 2016

MISSA DE FORMATURA

ATENÇÃO 
NONOS, TERCEIROS ANOS E 
4º FORMAÇÃO DE DOCENTE
Com alegria lembramos vocês que hoje as  19:30 na Igreja Santo Antonio de Pádua teremos a Missa de Ação de Graças pela formatura de vocês e em seguida a cerimônia oficial de Colação de Grau
Lembramos ainda que muitos alunos ainda não pegaram seus convites.Devem comparecer ao Colégio para pegar




quinta-feira, 18 de fevereiro de 2016

Movimento Feminista

O movimento Feminista é caracterizado como a luta pela igualdade entre os sexos, nos contextos políticos e socioeconomicos. O termo foi utilizado pela primeira vez por Charles Fourier, socialista utópico e filósofo frances em 1815.
Os primeiros movimentos surgiram nos Estados Unidos e no Reino Unido, onde as mulheres lutavam por igualdade reprodutiva e social. No Reino Unido e na França, as sufrasgistas buscavam o direito pelo voto e a igualdade.
A primeira onda do movimento feminista foi focado pelo sufrágio universal, enquanto a segunda onda do movimento teve como foco a liberdade e igualdade política, dando maior participatividade às mulheres.
Expondo o direito sobre o seu corpo, a mulher feminista debateu sobre questões como o aborto, casamento por interesse e a falta de leis a respeito do estupro.
Atualmente as feministas mudaram suas perspectivas, visando a igualdade salarial e trabalhistas, e também quebrando paradigmas do patriarcado opressor e conservador sexista.
A terceira onda feminista visa quebrar os valores já estabelecidos cultura e ideologicamente.
O movimento Lésbico e Bissexual foi impulsionado junto ao movimento feminista, que acredita na liberdade de expressão. Lutavam também pelo fim da objetificação do corpo feminino e da esteriotipação de serem o "sexo frágil".

Gabriel Hirano 2ºA
Rudi Henrrique 2º A

sexta-feira, 12 de fevereiro de 2016

VAGAS DE ESTÁGIO PARA ENSINO MÉDIO (Ministério Público)

     O Ministério Público do Estado do Paraná ofertará 02 vagas para estágio remunerado em Arapongas. A vaga é destinada exclusivamente para estudantes do Ensino Médio. Alunos que possuem 16 anos completos e que estão devidamente matriculados no ensino médio no ano letivo de 2016 podem realizar a inscrição para este concurso até o dia 10/02.

     As inscrições poderão ser realizadas na secretaria do Ministério Público (Rua Íbis 888 - Fórum) ou na sede do Ministério Público (Rua Falcão 875)

     O edital n°01/2016 (conforme endereço eletrônico a seguir) apresentam as informações detalhadas a quanto à data, horário e local das provas.

http://www.ceaf.mppr.mp.br/arquivos/File/ArapongasEM280116.pdf



-------------------------- Depoimento ---------------------------------

     Olá caros leitores! Meu nome é Natalia Sayuri, muitos já devem me conhecer. Sou aluna do Colégio Emílio de Menezes, o qual me orgulho muito em ter estudado. Cursei desde o Fundamental ao Ensino Médio, assim como vocês, em escola pública.
     Onde quero chegar com este discurso??
     Bem, queria deixar este depoimento como uma motivação, para o aluno que for realizar concursos públicos. Um conselho: "Façam! A experiência e o conhecimento adquiridos em qualquer prova realizada, são importantes, você aprende muito! Mesmo que não passe, o aprendizado é válido para concursos futuros. Estudem! Com dedicação, alcançará conquistas. Não desistam! A vaga poderá ser sua, basta lutar por ela! Diga-se de passagem, ficaria muito agradecida se eu puder passar todo o meu conhecimento do meu estágio no Ministério Público para o próximo estagiário ou estagiária, podendo assim desfrutar desta maravilhosa experiência."

Natalia Sayuri Yara Yamashita - Estagiária da Secretaria do Ministério Público

quinta-feira, 4 de fevereiro de 2016

Vargas: Pai dos pobres, ou Mãe dos ricos?

Uma figura incrivelmente polêmica e contraditória, Getúlio Vargas conseguiu, ao menos por uma boa parcela de tempo, fazer o inimaginável: agradar os trabalhadores e os patrões ao mesmo tempo.

Clamado como "pai dos pobres" por seus simpatizantes, Getúlio atribuiu direitos importantíssimos ao proletário brasileiro com a CLT (Consolidação das Leis Trabalhistas), como a jornada de oito horas e as férias remuneradas, além de diversos outros que estão em vigor ainda hoje. Sendo assim, por que ainda o chamam de "mãe dos ricos"?

Com a DIP (Departamento de Imprensa e Propaganda), garantia-se que Getúlio Vargas sempre tivesse uma imagem positiva da mídia, fazendo com que a classe mais baixa amasse o presidente, ao mesmo tempo em que a classe burguesa se enrequecia cada vez mais.

                                                                                  
                                                                           Alunos:    Igor de Lucca      3°B
                                                                                           Thais Hashimoto 3°B

Invasões Holandesas.

Em 1680, o rei de Portugal D. Henrique, morreu sem deixar herdeiros diretos ao trono. Aproveitando-se da oportunidade, o rei Filipe II, após várias disputas, conseguiu o poder sobre as terras portuguesas. Esse momento ficou conhecido como União Ibérica, onde o rei Filipe passou a controlar as colônias espanholas e portuguesas, incluindo o Brasil.
Inicialmente, a União Ibérica não afetou diretamente o Brasil. Os funcionário portugueses foram mantidos assim como seus costumes. O tratado de Tordesilhas foi mantido, porém com algumas brechas. Durante o período, foi enviado um tribunal para purificar a fé dos colonos, especialmente condenar a prática judaica.
No século XVI, a Holanda e outros territórios do norte da Europa, que pertenciam à Espanha, rebelaram-se contra seu domínio conquistando a Independência em 1581 e foi criada a República das Províncias Unidas. Revoltado com esse fato, Filipe II ordenou que todas as colônia sobre seu domínio realizassem um bloqueio econômico contra a Holanda. Esse acontecimento ficou conhecido como Embargo Espanhol.
Esse bloqueio econômico afetou diretamente a relação entre Brasil e Holanda, já que este último transportava o açúcar brasileiro para a Europa.
Como represália ao embargo, os holandeses pilharam várias colônias espanholas na costa atlântica africana e Salvador no Brasil. Dessa forma, criaram a Companhia das Índias Orientais, encarregada de controlar o comércio com o oriente. Certo tempo depois, os holandeses criaram outra empresa: a Companhia das Índias Ocidentais, encarregadas de comercializar com as Américas.
Um dos objetivos dos holandeses era conquistar o Brasil. A primeira tentativa foi a invasão de Salvador. Os holandeses saíram derrotados ante as forças luso-brasileiras, que contaram com o apoio dos indígenas.
Em uma segunda tentativa, os holandeses levaram uma poderosa esquadra para Pernambuco, a capitania mais atrativa da época.

A invasão Holandesa


Cientes da vulnerabilidade das povoações portuguesas no litoral nordeste Brasileiro , os administradores da Companhia Neerlandesa das Indias Ocidentais (W.I.C.) decidiram pelo ataque à então capital do Estado do Brasil , a cidade do Salvador , na capitania da Bahia.Desse modo, uma armada da W.I.C. transportando um efetivo de cerca de 1.700 homens sob o comando do almirante Jacob Willekens, em 10 de Maio de 1624, atacou e conquistou a capital. Em pânico, os habitantes retiraram-se para o interior. O governador-geral, Diogo de Mendonça Furtado (1621-1624), fortificaram-se no palácio, mas tanto ele como o filho e alguns oficiais foram aprisionados e enviados para os Países Baixos. O governo da cidade passou a ser exercido pelo fidalgo holandês Johan Van Dorth.
Em 1625 a Espanha enviou, como reforço, uma poderosa armada de cinquenta e dois navios, sob o comando de D. Fadrique de Toledo Osório, marquês de Villanueva de Valduesa, e do general da armada da Costa de Portugal, D. Manuel de Meneses, a maior então enviada aos mares do Sul: a famosa Jornada dos Vassalos, com quase quatorze mil homens. Essa expedição derrotou e expulsou os invasores holandeses a 1 de maio desse mesmo ano.
O enorme gasto com a invasão às terras da Bahia foi recuperado quatro anos
mais tarde, num audacioso ato de pirataria quando, no mar do Caribe, o Almirante Piet Heyn, a serviço da W.I.C., interceptou e saqueou a frota espanhola que transportava o carregamento anual de prata extraída nas colônias americanas.Com a posse desses recursos, os neerlandeses armaram nova expedição, mais encorajada, desta vez contra a capitania mais rica da colônia. O seu objetivo declarado era o de restaurar o comércio do açúcar com os Países Baixos, proibido pela Coroa espanhola. Uma nova e poderosa esquadra, com 64 navios e 3.800 homens, investirá agora sobre Pernambuco onde, em Fevereiro de 1630, conquistam Olinda e depois Recife. Com a vitória, as forças neerlandesas foram reforçadas por um efetivo de mais 6.000 homens, enviado da Europa para assegurar a posse da conquista.

A aquisição de mão de obra escrava tornou-se imperativa para o sucesso da colonização neerlandesa. Por essa razão, a W.I.C. começou a traficar escravos da África para o Brasil. A resistência, liderada por Matias de Albuquerque, concentrou-se no Arraial do Bom Jesus, nos arredores do Recife. Através de táticas indígenas de combate (campanha de guerrilhas), confinou o invasor às fortificações no perímetro urbano de Olinda e seu porto, Recife.
As chamadas "companhias de emboscada" eram pequenos grupos de dez a quarenta homens, com alta mobilidade, que atacavam de surpresa os neerlandeses e se retiravam em velocidade, reagrupando-se para novos combates.
Entretanto, com o tempo, alguns senhores de engenho de cana-de-açúcar aceitaram a administração da Companhia das Índias Ocidentais por entenderem que uma injeção de capital e uma administração mais liberal auxiliariam o desenvolvimento dos seus negócios. O seu melhor representante foi Domingos Fernandes Calabar, considerado historiograficamente como um traidor ao apoiar as forças de ocupação e a administração neerlandesa.Destacaram-se nesta fase de resistência luso-brasileira líderes militares como Martim Soares Moreno, Antônio Felipe Camarão, Henrique Dias e Francisco Rebelo (o Rebelinho).
Com a invasão da Paraíba (1634) e as conquistas do Arraial do Bom Jesus e do cabo de Santo Agostinho (1635), as forças comandadas por Matias de Albuquerque entraram em colapso e se viram forçadas a recuar na direção do rio São Francisco. Foram personagens importantes nesse contexto Domingos Fernandes Calabar e o coronel Crestofle d'Artischau Arciszewski.
A Insurreição Pernambucana


Foi o movimento que expulsou os neerlandeses do Brasil, integrando as forças lideradas pelos senhores de engenho André Vidal de Negreiros, João Fernandes Vieira, pelo afro-descendente Henrique Dias e pelo indígena Felipe Camarão.A Restauração Portuguesa em 1640 conduziu à assinatura de uma trégua de dez anos entre Portugal e os Países Baixos. Com este abalo ao domínio espanhol, a guerra de independência dos Países Baixos prosseguiu.
Na América, o Brasil se pronunciou em favor do Duque de Bragança (1640). Na região Nordeste, sob domínio da WIC, Maurício de Nassau foi substituído na administração. Ao contrário do que preconizara em seu "testamento" político, os novos administradores da companhia passaram a exigir a liquidação das dívidas aos senhores de engenho inadimplentes, política que conduziu à Insurreição Pernambucana de 1645 e que culminou com a extinção do domínio neerlandês após a segunda Batalha dos Guararapes.Formalmente, a rendição foi assinada em 26 de Janeiro de 1654, na campina do Taborda, mas só provocou efeitos plenos, em 6 de agosto de 1661, com a assinatura da Paz de Haia, onde Portugal concordou em pagar aos Países Baixos oito milhões de Florins, equivalente a 63 toneladas de ouro. Este valor foi pago aos Países Baixos, em prestações, ao longo de 40 anos e sob a ameaça de invasão da Marinha de Guerra. De acordo com uma corrente historiográfica tradicional em História Militar do Brasil, o movimento assinalou ainda o gérmen do nacionalismo brasileiro, pois os brancos, africanos e indígenas fundiram seus interesses na expulsão do invasor.
E se eles tivessem ficado no Brasil?
 

No lugar de parte do Nordeste haveria outro país: a Nova Holanda
Se a invasão tivesse dado certo, hoje o Brasil faria fronteira com a Nova Holanda. Recife seria conhecida como Mauritsstad, Natal como Nieuw-Amsterdam e João Pessoa como Frederikstad. Teriam uma típica arquitetura holandesa, com bom uso de canais e transporte por água. As universidades e os centros de pesquisa teriam se desenvolvido antes que as do resto do Brasil. Mas nada indica que esse país hipotético seria mais rico que o Nordeste atual. Basta ver o caso do Suriname e da Indonésia, colonizados pela Holanda e pouco desenvolvidos.


Um resumo dessa invasão vemos no video https://www.youtube.com/watch?v=eOfPjK14gVg



terça-feira, 2 de fevereiro de 2016

A marcha das vadias

O movimento Feminista é caracterizado como a luta pela igualdade entre os sexos, nos contextos políticos e socioeconomicos. O termo foi utilizado pela primeira vez por Charles Fourier, socialista utópico e filósofo frances em 1815.
Os primeiros movimentos surgiram nos Estados Unidos e no Reino Unido, onde as mulheres lutavam por igualdade reprodutiva e social. No Reino Unido e na França, as sufrasgistas buscavam o direito pelo voto e a igualdade.
A primeira onda do movimento feminista foi focado pelo sufrágio universal, enquanto a segunda onda do movimento teve como foco a liberdade e igualdade política, dando maior participatividade às mulheres.
Expondo o direito sobre o seu corpo, a mulher feminista debateu sobre questões como o aborto, casamento por interesse e a falta de leis a respeito do estupro.
Atualmente as feministas mudaram suas perspectivas, visando a igualdade salarial e trabalhistas, e também quebrando paradigmas do patriarcado opressor e conservador sexista.
A terceira onda feminista visa quebrar os valores já estabelecidos cultura e ideologicamente.
O movimento Lésbico e Bissexual foi impulsionado junto ao movimento feminista, que acredita na liberdade de expressão. Lutavam também pelo fim da objetificação do corpo feminino e da esteriotipação de serem o "sexo frágil".

Gabriel Hirano 2ºA
Rudi Henrrique 2º A

A filosofia politica de Platão!


                         Platão dividia a sociedade em três : Trabalhadores , Guerreiros e Governantes … Dando assim o nome de Calípolis (Calí que significa bela e Polis que significa cidade) o que seria a cidade perfeita onde essas três classes seriam definidas cada uma em seu devido lugar , definindo seus moradores pelo que eles são, as pessoas que tivessem como inspiração a paixão seriam da classe de trabalhadores por serem pessoas fáceis de lidar e que agiam pensando em si e nos outros ; como por exemplo uma mãe que vive pelo seu filho . As pessoa inspiradas pelos sentimentos faria parte da classe dos guerreiros , pois sentiriam a necessidade de defender e proteger a cidade e seriam como a s 'maẽs da cidade' , enquanto isso as pessoas inspiradas pela razão seriam os governantes , os filósofos da sociedade pois seriam capazes de liderar com sabedoria não cometendo o erro de sentir de mais nem de se doar de mais !
                          As crianças dessa cidade nasceriam de sua mãe , mas seriam filhas do estado , passariam por uma seleção para saber o que eram e como agiam , qual era sua 'inspiração' , passariam por etapas da sua vida onde definiriam qual é sua classe! Estudariam até os 7 anos coisa básicas como musica para desenvolver a parte intelectual , brincadeiras para desenvolver o físico e as chamadas historinhas para desenvolver a parte racional da criança ! Dos 7 aos 20 anos , estudariam poesia , matemática para ver quem seriam as pessoas movidas pela paixão ! Dos 20 aos 30, seria o tempo que as pessoas com facilidade de agir por instinto , esses seriam os guerreiros, aprendendo a amar cada vez mais a cidade , sendo assim se tornando os pais da cidade, não teriam família pois seriam só da cidade , se entregando de corpo e alma a ela! As pessoas que até ai ainda não estivem se encontrado seriam os governantes, sábios filósofos que ficariam até os 50 anos estudando , como governar com sabedoria !

Baseado nas palavras do Professor Manoel
 Lais Manfrinatto...2°A


A Revolta da Natureza

Iniciamos este ano com alguns acontecimentos trágicos em nossa região com o abalo das chuvas fortes e as consequências.

O que é Abalo Sísmico?
  • Abalo sísmico ou terremoto é um tremor da superfície terrestre produzido por forças naturais situadas no interior da crosta terrestre e a profundidades variáveis. Os abalos são causados pelo choque de placas rochosas situadas a profundidades que vão desde 50 até 900 km abaixo do solo. Outros fatores considerados são deslocamentos de gases como o metano e as atividades vulcânicas. Existem dois tipos de sismos: Os de origem natural e os induzidos. 
  • A maioria dos abalos sísmicos é de origem natural da Terra, são chamados de sismos tectônicos. A força das placas tectônicas desliza sobre a atmosfera podendo colidir, afastar-se ou deslizar-se uma pela outra. Através dessas forças as rochas vão se alterando até seu ponto de tensão, posteriormente as rochas começam a se romper e liberam uma energia acumulada durante o processo de deslocamento. A energia então é liberada através de ondas sísmicas pela superfície e interior da Terra.
    Os sismos induzidos são basicamente resultado da ação do homem.  Originam-se de explosões, extração de minérios, de água ou fósseis, ou até mesmo por queda de edifícios; entretanto a intensidade apresentada é bastante inferior a dos terremotos tectônicos.

    Entre as consequências de um abalo sísmico citamos:

    • Vibração do solo com intensidades variada,
    • Abertura de falhas,
    • Deslizamento de terra,
    • Tsunamis,
    • Mudanças na rotação da Terra.
    As conseqüências de um abalo sísmico normalmente acarretam em  efeitos nocivos ao homem como ferimentos, mortes, prejuízos financeiros e sociais, desabamento de construções, destruição entre outros.


               

    USP está investigando supostos tremores de terra em Arapongas 

    Ainda durante a entrevista coletiva realizada na tarde desta quarta-feira (13), no auditório do Paço Municipal de Arapongas, onde estiveram presentes várias autoridades locais, o atual prefeito em exercício, Pedro Paulo Bazana, informou que os supostos tremores de terra sentidos por muitos moradores da cidade durante a madrugada da última terça-feira (12), estão sendo investigados por pesquisadores do Centro de Sismologia da Universidade de São Paulo (USP), que encontram-se na cidade de Londrina, onde investigavam abalos sísmicos registrados na cidade vizinha.

    Os supostos tremores
    Nas últimas horas, centenas de araponguenses relataram ter sentido tremores por volta das 02 horas da madrugada da última terça (12). Muitos deles, constataram o surgimento de rachaduras em suas residências após o ocorrido.
    De acordo com Bazana, as equipes da USP informaram que devem apresentar um relatório técnico nas próximas horas.
    Por sua vez, o Corpo de Bombeiros de Arapongas, através do sargento Leal, que também esteve presente no encontro, afirmou que a princípio trabalha apenas com a hipótese de que as rachaduras tenham sido causadas pelas fortes chuvas.

     

    Fonte: http://www.diaadiaarapongas.com.br/desc_noticia.php?not=5232

     

    USP confirma que estrondo em Londrina foi causado por terremoto

    Abalo sísmico foi na sexta (1º) e teve 1,9 de magnitude, na zona leste.
    Penúltimo registro de terremoto na cidade foi no dia 14 de dezembro de 2015. 

     

    O laboratório de sismologia da Universidade de São Paulo (USP) confirmou que o estrondo que causou pânico aos moradores em Londrina, no norte do Paraná, na sexta (1º), foi causado por um terremoto.
    A confirmação foi dada pelos geólogos da Universidade Estadual de Londrina (UEL) em uma reunião convocada pelos próprios moradores da cidade na noite de terça-feira (5).
    O abalo sísmico teve 1,9 de magnitude e ocorreu pouco depois das 16h, na região dos bairros Jardim Califórnia, Europa e Vila Brasil, na zona leste da cidade.
    Embora os tremores já tenham sido relatados pelos moradores da região em diversas ocasiões, esta é a segunda confirmação oficial de terremoto na cidade nos últimos dias. O penúltimo registro foi no dia 14 de dezembro quando um abalo um pouco mais fraco de magnitude 1,8 atingiu a mesma região. Várias casas ficaram comprometidas por causa de rachaduras. Em ambas as situações, ninguém ficou ferido.
    "A sensação é horrível. Tenho duas filhas pequenas e não aguento mais sentir esses abalos todos os dias. A situação está bem difícil", disse a vendedora Francieli de Araujo.
    Para a população, a principal hipótese para justificar a origem de tantos tremores é a construção recente de uma adutora da Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) na cidade. A empresa, por sua vez, nega relação com os problemas.  "As obras da Sanepar já foram concluídas e não foi registrado nenhum abalo durante a execução das obras. Os abalos que estão acontecendo agora são resultado de outros fenômenos da natureza", afirma a Sanepar.
    Mesmo assim, a empresa se comprometeu a instalar um sistema para medir a pressão dentro das tubulações e que informou que vai reavaliar todo o projeto da adutora.
    Para ajudar a identificar os problemas, serão instalados sensores portáteis a partir desta quarta-feira (6) nos bairros mais atingidos. Os aparelhos foram emprestados da USP pelos professores da UEL.

    http://g1.globo.com/pr/norte-noroeste/noticia/2016/01/usp-confirma-que-estrondo-no-1-dia-do-ano-no-pr-foi-causado-terremoto.html

    Alunos: João Piraccini     3°A                      
                Thais Hashimoto 3ºB