sábado, 3 de dezembro de 2016

O Fim da União Sovietica e do socialismo no Leste Europeu

A fragmentação da União Soviética fez surgirem novas nações e pós fim a Guerra Fria

               Uma Grande Potencial Industrial


O Crescimento econômico da União Sovietica após a Segunda Guerra mundial foi extraordinário.Os Soviéticos construíram uma enorme industria de base,desenvolveram um conhecimento técnico e cientifico que rivalizava com o dos Estados Unidos e qualificaram uma imensa mão de obra.
  A produção agricola e de bens de consumo, no entanto, não acompanhou o crescimento industrial.

                A Crise Que levou ás Reformas
A Partir Da Década de 1970, a economia do país começou a mostrar sinais de empobrecimento generalizado.A baixa produtividade no campo obrigou o governo a importar alimentos e a criar subsídios para baratear preços dos Cereais.Além disso,a produção bélica consumia a maior parte dos Recursos do Estado,deixando outros ramos industriais em segundo plano.
  As Condições de vida se deterioram tanto que a expectativa de Vida Caiu de 66 para 62anos, e a Mortalidade infantil aumentou.

                 As Reformas de Gorbachev   

Em 1985,o secretario geral do partido comunista Mikhail Gorbachev iniciou um ousado programa de reformas econômicas e politicas conhecidas como Perestroika (reestruturação da economia) e glasnost (Transparência  Politica).

                  O Fim da União Soviética 

Em Agosto de 1991,membros ultraconservadores do alto escalão do partido Comunista tentaram Dar Um Golpe De Estado para depor Gorbachev. Sob a liderança do então presidente da federação Russa, Boris Yeltison no Homen mais Forte do país.
  No entanto,a crise politica e econômica se agravou e os movimentos nacionalista se intensificaram.


Texto Resumido Pelo Aluno: Luiz Felipe S Cestari

Pesquisado no Livro De Historia: Projeto Araribá 

Nenhum comentário:

Postar um comentário