terça-feira, 30 de junho de 2015

Guerra de Secessão: da divisão social à divisão geográfica. Parte 2

A Invasão.


A Guerra oficialmente começou com a batalha de Fort Sumter, na qual não houve baixas. Os Confederados tomaram o  Fort Sumter, um forte da União que defendia a entrada do porto de Charleston, Carolina do Sul da União. Mais Quatros Estados União passaram para a confederação. Porém a União tinha a vantagem bélica, já que tinha o poder sobre a marinha americana. Com a vitória dos confederados, a capital da Confederação passou a ser Richmond na Virgínia. A mudança tinha dois lados: seria proveitosa pela alta população da região que resultaria em muitos soldados e material bélico, porém, ficaria muito próximo dos Estados da União e sujeitos a ataques. Em 1862 entrou em vigor o ''Plano Anaconda'', no qual a União cercou e dividiu a Confederação pelos rios Mississipi e Tennessee , principais meios de transporte dos Estados do Sul e de exportação de tabaco e algodão para países europeus. O cerco levou a tomada da capital dos Estados Confederados. Na Guerra de Secessão ocorreram muitas batalhas navais, onde vários navios foram afundados. Foi nessa guerra que pela primeira vez na historia militar um submarino afundou um navio.




No começo das batalhas o recrutamento de soldados foi feito de forma voluntária, alistava-se quem queria. Porém, como a guerra estava se prolongando e o número de baixas só crescia, o alistamento passou a ser obrigatória para todos os homens brancos de 17 a 50 anos na Confederação; e para homens de todas as raças de 20 a 45 anos na União. Em ambos os lados mulheres não podiam lutar, mas muitas disfarçaram-se de homens para poderem lutar e defender suas respectivas terras. Muitos não ficaram felizes com o alistamento forçado, entretanto as pessoas que tinham dinheiro podiam contratar homens mais pobres para lutarem em seu lugar em ambos os lados. Na União, homens ricos podiam pagar uma taxa de 300 dólares para não precisarem lutar. Em Nova Iork houve uma revolta civil contra o alistamento obrigatório, mas a polícia controlou a situação.



É difícil afirmar o número exato de soldados que participaram da Guerra de Secessão pelo alistamento por um curto período de tempo, pessoas que se alistaram mais de uma vez na Guerra (por exemplo, quando eram removidos do serviço militar por causa de ferimentos, voltando após recuperação), pessoas que lutaram na guerra sem registo de soldado, e desertores.  Estima-se que o número de soldados que lutaram pela União seja de dois milhões - metade da população masculina dentro da faixa etária militar - e em aproximadamente um milhão o número de soldados que lutaram pela Confederação - quatro quintos da população masculina branca dentro da faixa etária militar. O número de soldados no exército da União cresceu desde o início da Guerra Civil Americana. O exército da União tinha pouco mais de 13.000 homens em atividade quando a guerra se iniciou em 12 de Abril de 1861. No final da guerra, o exército da União tinha cerca de 1,12 milhão de soldados. O exército da Confederação atingiu seu máximo em 1863, quando o número de soldados nas forças militares chegou a quase 500 mil. A partir de 1863, o número de soldados no exército da Confederação passou a diminuir gradativamente. No final da guerra, o exército da Confederação tinha menos de 200 mil soldados. Altas taxas de deserção foram a principal causa desta diminuição - especialmente nos meses finais da guerra, quando a Confederação não tinha mais nenhuma hipótese de vitória. salário de um soldado branco da União era de 13 dólares mensais, mais um incentivo anual de 42 dólares, para a compra de roupas. O salário mensal de soldados da confederação, até 1864, era de 11 dólares mensais. Em julho de 1864, devido à inflação, o salário foi aumentado para 18 dólares mensais.



Rudi Henrrique 2ºA

Aula de cidadania: A "marcha do busão"

Nesta manhã, nós alunos não só do Emílio de Menezes como de todas as escolas de Arapongas vivenciamos algo diferente e único em nossa geração.

Para quem não sabe o que está acontecendo, o núcleo regional, a APP Sindicato e os governos estadual e municipal estão em discussão sobre como repor as aulas perdidas durante o capítulo da greve dos professores. A APP propôs a implantação da sexta aula e de aulas aos sábados para recuperar o tempo perdido e fechar o ano letivo de 2015 em 2015, e não em Março de 2016, como está previsto no calendário onde o horário normal com cinco aulas, permanece.

O governo Estadual não se opôs a ideia, porém, o governo municipal deve dar o transporte público devidamente no horário novo e nos sábados. Aí é que reside nosso problema, pois a prefeitura, até a algum tempo atrás não estava disposta a ceder o transporte nos sábados, alegando não possuir verbas para a gasolina e manutenção do transporte.

Hoje, os alunos que são a favor da sexta aula, se reuniram e fizeram uma passeata que iniciou-se na Praça Mauá e seguiu até a prefeitura, onde uma comissão com os representantes dos grêmios estudantis da cidade. Até mesmo estudantes de um colégio em Aricanduva vieram para apoiar o protesto.
Alunos chegando na Prefeitura

Foi incrível. Uma manifestação organizada totalmente por alunos, que foi grandemente elogiada pela Guarda Municipal. Não houve bagunça, e tudo seguiu pacificamente até o momento da reunião com o prefeito (vice-prefeito, pois o prefeito não pode falar conosco). Os alunos foram recebidos bem, e tudo correu normalmente. Perdemos uma aula, mas ganhamos um conhecimento privilegiado, que nunca poderia ser visto em sala: conceitos de cidadania.

   Problemas de atenção na sala de aula e na vida 

  Falta de interesse nas aulas, dificuldades de ler, escrever e soletrar. Professores devem estar atentos ao comportamento dos alunos e perceber os diferentes graus de aprendizagem. Os sintomas podem ser de dislexia, distúrbio ou transtorno do processamento fonológico que compromete a leitura e que afeta de 10 a 15% a população mundial, de acordo com informações da Associação Brasileira de Dislexia (ABD).

  Constatamos que um grande número de aprendizes chega à escola sem conhecer-se e sem responder adequadamente à demanda para solucionar problemas ou realizar tarefas.''Falta'' atenção e interesse?O que esta por trás da desatenção  dos estudantes.

  Muitas pessoas mesmo com interesse em aprender não conseguem se concentrar ,e muitas vezes se da mal em provas ou trabalhos sem consulta.

   À primeira vista, a estatística soa alarmante: de 3 a 6% das crianças em idade escolar sofrem com o Transtorno de Déficit de Atenção com ou sem Hiperatividade (o nome oficial do TDAH), que muita gente conhece somente como hiperatividade. Quer dizer então que, numa classe de 30 alunos, sempre haverá um ou dois que precisam de remédio? Não. Na maioria das vezes, o acompanhamento psicológico é suficiente. E, se o problema for bagunça ou desatenção, vale analisar se a causa não está na forma como você organiza a aula. "Geralmente, a inquietação costuma estar mais relacionada com a dinâmica da escola do que com o transtorno"..

 

  As primeiras referências aos transtornos hipercinéticos na literatura médica apareceram no meio do século XIX. Entretanto, sua nomenclatura vem sofrendo alterações contínuas. Na década de 40, surgiu a designação "lesão cerebral mínima", que, já em 1962, foi modificada para "disfunção cerebral mínima", reconhecendo-se que as alterações características da síndrome relacionam-se mais a disfunções em vias nervosas do que propriamente a lesões nas mesmas.

Fonte: Mundo Jovem um jornal de ideias,Setembro 2012..

Nome: Gabriele de Almeida Cardoso ..2ºD
 

Em busca da saúde à mesa

  Na vida corrida de hoje me dia as pessoas estão ficando menos ativas e a alimentação passou a ficar industrializada. Com isso as complicações na saúde só vem aumentando como obesidade, problemas no coração  e infecções.
  Varias doenças podem ser evitadas com a boa alimentação como diabetes, hipertensão, obesidade, cardiopatia e muitas outras, para ter uma alimentação saudável não é difícil e todos devem seguir, como variar a forma de preparo dos alimentos para não ficarem repetitivos também, as sobremesas também serem saudáveis, não ficar apenas no açúcar de doces, massas ou biscoitos, alimentos saudáveis podem ser adicionados, usar pouco açúcar e ingerir comidas menos gordurosas já é um bom começo, alimentos industrializados fazem mal por terem muito conservantes e serem calóricos.
  Para quem busca ter uma alimentação saudável é bom começar a comer comidas o mais natural possível, ingredientes naturais que são os melhores e também comer na hora certa, o recomendável é ser de 3 em 3 horas, mais se sentir fome no intervalo das horas, uma fruta compensa.
  Se todos agissem desta forma não teríamos tantos casos de obesidade no Brasil e tantas pessoas com problemas de saúde que vem da obesidade.


Fonte: revista mundo jovem, abril de 2010


Gabriela Almeida 2°B

A revolta de Espártaco

Na antiguidade romana, a escravidão era uma condição "normal" por assim dizer, além de Roma ter um sistema politico controlador e incontestável,impondo altos impostos aos povos conquistados e não tinham piedade com os escravos da época.


Nas primeiras décadas do século I a.C., várias transformações sociais e políticas questionaram a supremacia do governo republicano em Roma.Quando Espartaco organizou uma grande revolta de escravos que lutava pelo fim da condição servil e melhores condições de vida, foi a primeira vez que um movimento ia contra a prática que praticamente sustentava toda economia romana.
Espártaco viveu parte de sua vida como pastor e também serviu nas fileiras do exército romano. Após abandonar a vida militar, organizou um grupo de ladrões, após ser preso foi vendido como escravo. Insatisfeito com os maus tratos e humilhações impostas por seu proprietário, organizou uma pequena revolta junto com outros companheiros presos.
  O governo romano tentou conter a revolta mais Espartaco e seus companheiros conseguiram derrotar as forças do exercito romano. A noticia se espalhou e o numero de pessoas que se juntou a esse grupo foi enorme, com isso, Espártaco e seus aliados romperam o bloqueio e tomaram as armas do Exército Romano.
  Sem demora, o Senado nomeou o general Licínio Crasso para combater os escravos com um poderoso destacamento de dez legiões, que equivalia a um numeroso exército de sessenta mil soldados.Ao descobrir o plano dos revolto, o general Crasso pôde melhor organizar suas tropas e vencer os escravos rebeldes.
Não restou outra opção para os participantes da revolta senão lutar até a morte. Naturalmente, os exércitos romanos conseguiram vencer sem maiores dificuldades o levante de escravos. Para coibir outras possíveis revoltas, o Exército Romano crucificou seis mil escravos sobreviventes ao longo da via Apia.

Aluno:Thiago Trombini  2ºA

quinta-feira, 25 de junho de 2015

Violência no futebol

O futebol é um belo esporte mas as fezes mostra um lado muito ruim a violência entre jogadores cabeçadas,mordidas,e até pula pirata são alguns casos na ultima copa o jogador Suárez mordeu outro jogador e acabou punido, mas em alguns casos como o que aconteceu com Neymar e o tirou da copa não acontece nada, as regras precisam ser mais rígidas para que não aconteça esse tipo de coisa na minha opinião raça e catimba tudo bem agora agressão e desprezível pra mim e principalmente para os próprios jogadores que estragam a carreira por uma coisa dessas.

jogador Zidane dando cabeçada em italiano na final da copa do mundo de 2006

Guerra de Secessão: da divisão social à divisão geográfica. Parte 1

Antes da Guerra.


Os Estados Unidos, antes de serem o país desenvolvido que é hoje, foi uma colônia inglesa. Os britânicos, quando chegaram ao Mundo Novo, fundaram treze colônias na costa leste das novas terras. Antes mesmo de perceberem o que estavam fazendo, os ingleses já dividiram as terras. O norte foi desenvolvido como colonia de povoamento, onde foram criadas indústrias e novas formas tecnológicas, já o sul, como colonia de exploração, onde ficava o plantio da colonia.
Depois de muito tempo que as colonias foram fundadas e da Independência da Inglaterra, as diferenças entre o sul e o norte se acentuaram e começaram a ficar tensas. Havia rumores da libertação dos escravos. Para o Sul, isso seria uma tragédia, já que a praticamente toda a mão de obra que usavam no campo vinham de escravos. Para o Norte a liberdade dos escravos seria proveitoso, já que teriam mais mão de obra para as indústrias. As discussões acentuaram-se, resultando em algo inimaginável e considerado ilegal: a divisão e separação dos Estados. Sete Estados Sulista escravistas separam-se do Norte, e criaram a Confederação Dos Estados do Sul.


O Norte, não tendo escolha e para proteger-se, criou a União Dos Estados do Norte.


Entre 1861 e 1865 houve a época mais sangrenta dos Estado Unidos da América, onde mais de 600 mil soldados morreram, isso sem contar os civis que foram massacrados.

A Invasão.


A Guerra oficialmente começou com a batalha de Fort Sumter, na qual não houve baixas. Os Confederados tomaram o forte da União. Mais Quatros Estados União passaram para A confederação. Porém a União tinha a vantagem bélica, já que tinha o poder sobre a marinha americana.


Rudi Henrrique 2ºA

Violência das Torcidas Organizadas


O futebol é um esporte conhecido no mundo todo, porém, a paixão despertada nas torcidas
pode gerar comportamentos agressivos e violentos, em um momento que deveria ser de diversão. O problema começa quando a paixão pelo time ultrapassa os limites da legalidade e as torcidas, compostas por torcedores fanáticos, acabam se tornando em quadrilhas. No Brasil, as torcidas organizadas existem desde 1969 e algumas delas admitem em seus estatutos o confronto aberto com outras torcidas e até mesmo contra a polícia. Se fosse simples eliminar o problema, proibindo as torcidas, as brigas generalizadas com vítimas fatais não existiriam há anos. É preciso conhecimento da causa e atitude firme das autoridades em identificar e punir severamente os que participam desses confrontos. 
Aluno: Thiago Trombini



O Sistema Feudal

O feudalismo foi um modo de organização social e politica baseado na relação servo-contratual (servis). Foi um sistema predominante na Europa durante a Idade Média.
Os senhores feudais conseguiam as terras porque o rei lhes dava. Os camponeses cuidavam da agropecuária dos feudos e, em troca, recebiam o direito a uma gleba de terra para morar, além da proteção contra ataques bárbaros. Quando os servos iam para o manso senhorial, atravessando a ponte, tinham que pagar um pedágio, exceto quando para lá se dirigiam a fim de cuidar das terras do Senhor Feudal.
O feudalismo tem suas origens no século IV a partir das invasões germânicas (bárbaras) ao Império Romano do Ocidente (Europa).
Com a decadência e a destruição do Império Romano do Ocidente, por volta do século V d.C. (Fim da antiguidade 476 d.C.), em decorrência das inúmeras invasões dos povos bárbaros e das péssimas políticas econômicas dos imperadores romanos, várias regiões da Europa passaram a apresentar baixa densidade populacional e ínfimo desenvolvimento urbano.
O esfacelamento do Império Romano do Ocidente e as invasões bárbaras, ocorridas em diversas regiões da Europa, favoreceram sensivelmente as mudanças econômicas e sociais que vão sendo introduzidas e que alteraram completamente o sistema de propriedade e de produção característicos da Antiguidade principalmente na Europa Ocidental. Essas mudanças acabam revelando um novo sistema econômico, político e social que veio a se chamar Feudalismo. O Feudalismo não coincide com o início da Idade Média (século V d.C.), porque este sistema começa a ser delineado alguns séculos antes do início dessa etapa histórica (mais precisamente, durante o início do século IV), consolidando-se definitivamente ao término do Império Carolíngio, no século IX d.C. Em suma, com a decadência do Império Romano e as invasões bárbaras, os nobres romanos começaram a se afastar das cidades levando consigo camponeses (com medo de serem saqueados ou escravizados). Já na Idade Média, com vários povos bárbaros dominando a Europa Medieval, foi impossível unirem-se entre si e entre os descendentes de nobres romanos, que eram donos de pequenos agrupamentos de terra. E com as reformas culturais ocorridas nesse meio-tempo, começou a surgir uma nova organização econômica e política: o feudalismo.


                                                                                        Gabriel Trindade - 2ºA

3 motivos para você fazer o Enem




      Saiba a importância de realizá-lo, suas vantagens e oportunidades que são oferecidas de acordo com sua pontuação e critérios.



      Concluir o Ensino Superior, ou ao menos conquistar sua vaga em uma universidade... Estes e outros sonhos de muitos estudantes prestes a concluir o Ensino Médio tornam-se concretos e possíveis ao realizar o Enem. Segundo dados do Ministério da Educação (MEC) são cerca de 65 instituições públicas de ensino superior espalhadas pelo país, dentre essas 50 utilizam a nota do Enem como parte do processo de seleção. Estas e outras inúmeras oportunidades você verá a seguir:


1º Concluir o Ensino Médio

      Através do Enem isto é possível obter o certificado de conclusão do Ensino Médio, apenas atendendo os seguintes critérios:

  • indicar a pretensão de utilizar os resultados de desempenho no exame para fins de certificação de conclusão do Ensino Médio, no ato da inscrição, bem como a Instituição Certificadora;
  • possuir no mínimo 18 (dezoito) anos completos na data da primeira prova de cada edição do exame;
  • atingir o mínimo de 450 (quatrocentos e cinquenta) pontos em cada uma das áreas de conhecimento do exame;
  • atingir o mínimo de 500 (quinhentos) pontos na redação.

2º Mais acessível

  • A taxa de inscrição não ultrapassa 70 reais, uma vez que os demais vestibulares gira em torno de 100-150
  • A prova é realizada na sua cidade, ou em municípios vizinhos, não necessitando deslocar-se a outros estados para a realização da mesma.
  • Não estabelece pesos em matérias específicas, como nos demais vestibulares

Uma prova, diversos programas

      Com a nota obtida no Enem, pode-se usufruir de diversas vantagens que o governo oferece, como...

      SISU (Sistema de Seleção Unificada) → com o Sisu, o estudante concorre a vaga voltada à universidades federais. O processo seletivo ocorre duas vezes ao ano, sempre no começo do semestre letivo. Sua inscrição é gratuita e pode ser facilmente realizada pela internet.

     ProUni (Programa Universidade para Todos) → com o ProUni, o estudante pode adquirir bolsas parciais e integrais em instituições privadas. O requisito mínimo para a isenção no curso é possuir a renda familiar bruta de até um salário mínimo e meio por pessoa, e para a bolsa de 50%, até três salários mínimos.

      Fies (Programa de Financiamento Estudantil) → com o Fies, o estudante financia sua faculdade em instituições privadas. O valor do curso é parcelado e quitado somente após seu término. Mais informações →neste link←

    Pronatec (Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego) → o Pronatec oferece diversos cursos profissionalizantes, mas para participar é necessário antes cadastrar-se no Sisutec (Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica). São ofertadas vagas para aqueles que concluíram o ensino médio e que obtiveram nota acima de zero na redação.

     Ciências sem Fronteiras → o programa busca internacionalizar a ciência e a tecnologia brasileira, por meio de intercâmbios para outros países. Para participar, é preciso estar cursando o ensino superior em uma das áreas contempladas pelo Ciências sem Fronteiras, e ter obtido nota superior a 600 pontos em exames realizados a partir de 2009.

Para mais informações...





Postagem escrita por:

Igor de Lucca 3ºB e Natalia Sayuri Yamashita 3ºA

Bebê leva 90 tesouradas da mãe porque mordeu seu seio enquanto mamava

Na última semana ocorrida uma violência extrema ocorreu na China na cidade Zuzhou, na Província de Jiangsu.
 Um bebê, de apenas oito meses de idade, sobreviveu após ter recebido 90 tesouradas, a maior parte delas no rosto, por ter mordido o seio da mãe enquanto mamava.

A questão a ser perguntada: O que leva uma mãe a comentar brutalidade dessa? O que se passa na cabeça de uma pessoa dessa?

    Lá na China os direitos humanos são violados. E sim eles poderiam ter tido uma atitude para que a criança não venha ser vítima de mais nenhuma violência, além de correr o risco de ser violentado novamente, as condições de vida da família, pode contrair inúmeras doenças. A China poderia ser um país melhor porém eles nem sequer pensam como vive um  ser humano, eles são tratados praticamente como animais enquanto outros país exploram cada dia mais.

    Xiao Bao mora com a mãe e dois tios, que trabalham coletando lixo para reciclagem. Foi um dos tios quem descobriu o bebê ferido, deitado em uma poça de sangue, no quintal de casa, e o levou ao hospital. As informações são do tablóide britânico Daily Mail. A mãe confessou que atacou Xiao porque ele a mordeu durante a amamentação. O bebê precisou receber cem pontos depois do incidente e ainda está se recuperando no hospital.
  Vizinhos pediram que o governo tirasse o menino da família, mas o pedido foi negado, porque, aparentemente, a mãe não sofre de doenças mentais e o bebê está protegido pela presença dos tios. Na imagem, o tio que resgatou a criança.

No link abaixo há fotos do bebê violentado: http://noticias.r7.com/internacional/fotos/bebe-leva-90-tesouradas-da-mae-porque-mordeu-seu-seio-enquanto-mamava-11072013#!/foto/1

Alunas: Gabriele de Almeida Cardoso 2°D  Thais Hashimoto 3°B. 

Era Feudal

O feudalismo a sociedade estava dividida em 3 estamentos: O clero e nobres, os vilões e os servos. 
O clero tinha grande importância no interior dos feudos nessa época. Sendo a única classe letrada do período, a Igreja tinha grande influência nos costumes e formas de agir do mundo medieval.
Os nobres eram representados pela figura do senhor feudal. Detentor de terras, o senhor feudal tinha autoridade dentro de suas posses. Devido o direito do primogênito, muitos dos filhos dos senhores feudais acabavam ocupando outras funções. Boa parte deles formava a classe dos cavaleiros, designados para garantir a proteção militar do feudo. Em outros casos, um nobre poderia se ocupar da administração das terras de um feudo ou voltava-se para a vida religiosa, ocupando algum tipo de cargo clerical.
A classe servil era composta por camponeses destinados a trabalharem nas terras cultiváveis do feudo. Entre suas obrigações para com um senhor feudal, um servo deveria trabalhar compulsoriamente nas terras do senhor feudal (corvéia) e pagar as exigências feudais (redevances) que constituíam em um conjunto de impostos cobrados pelo senhor das terras. Entre outras exigências, senhor feudal poderia requerer parte da produção agrícola do servo (talha), cobrar um imposto pelo número de servos presentes no feudo (capitação), cobrar pelo uso das instalações e ferramentas do feudo (banalidades), entre outras cobranças.
feudalismo  é um sistema econômico, político e social fundamentado na propriedade sobre a terra. Esta pertence ao senhor feudal que cede uma porção dessa terra ao vassalo em troca de serviços ocasionando uma relação de dependência.
Os feudos, por sua vez, constituíam a unidade territorial da economia feudal, caracterizando-se pela sua auto-suficiência econômica, produção predominantemente agropastoril e ausência quase total de comércio. Nos feudos, a produção de arte ocorre nos castelos.
A Igreja nesse período assume a posição de único poder centralizado. Aliás, a que se considerar a enorme importância da Igreja na sociedade feudal uma vez que naquela época toda a formação moral, social e ideológica era fortemente influenciada pelo clero.
http://www.infoescola.com/historia/feudalismo/


Mariana Gonçalves 2°A
Gabriela Almeida 2°B


Crise de 1929

História da Crise de 29: contexto histórico

Durante a Primeira Guerra Mundial, a economia norte-americana estava em pleno desenvolvimento. As indústrias dos EUA produziam e exportavam em grandes quantidades, principalmente, para os países europeus. 

Após a guerra o quadro não mudou, pois os países europeus estavam voltados para a reconstrução das indústrias e cidades, necessitando manter suas importações, principalmente dos EUA. A situação começou a mudar no final da década de 1920. Reconstruídas, as nações européias diminuíram drasticamente a importação de produtos industrializados e agrícolas dos Estados Unidos. 


Causas da crise

Com a diminuição das exportações para a Europa, as indústrias norte-americanas começaram a aumentar os estoques de produtos, pois já não conseguiam mais vender como antes. Grande parte destas empresas possuíam ações na Bolsa de Valores de Nova York e milhões de norte-americanos tinham investimentos nestas ações.


Efeitos da crise 

Em outubro de 1929, percebendo a desvalorizando das ações de muitas empresas, houve uma correria de investidores que pretendiam vender suas ações. O efeito foi devastador, pois as ações se desvalorizaram fortemente em poucos dias. Pessoas muito ricas, passaram, da noite para o dia, para a classe pobre. O número de falências de empresas foi enorme e o desemprego atingiu quase 30% dos trabalhadores.


A crise, também conhecida como “A Grande Depressão”, foi a maior de toda a história dos Estados Unidos. Como nesta época, diversos países do mundo mantinham relações comerciais com os EUA, a crise acabou se espalhando por quase todos os continentes. 


Efeitos no Brasil 

A crise de 1929 afetou também o Brasil. Os Estados Unidos eram o maior comprador do café brasileiro. Com a crise, a importação deste produto diminuiu muito e os preços do café brasileiro caíram. Para que não houvesse uma desvalorização excessiva, o governo brasileiro comprou e queimou toneladas de café. Desta forma, diminuiu a oferta, conseguindo manter o preço do principal produto brasileiro da época. Por outro lado, este fato trouxe algo positivo para a economia financeira. Com a crise do café, muitos cafeicultores começaram a investir no setor industrial, alavancando a indústria brasileira.


New Deal: a solução 

A solução para a crise surgiu apenas no ano de 1933. No governo de Franklin Delano Roosevelt, foi colocado em prática o plano conhecido como New Deal. De acordo com o plano econômico, o governo norte-americano passou a controlar os preços e a produção das indústrias e das fazendas. Com isto, o governo conseguiu controlar a inflação  e evitar a formação de estoques. Fez parte do plano também o grande investimento em obras públicas (estradas, aeroportos, ferrovias, energia elétrica etc), conseguindo diminuir significativamente o desemprego. O programa foi tão bem sucedido que no começo da década de 1940 a economia norte-americana já estava funcionando normalmente.



Conclusão particular:
Entendo que a crise de 1929 foi a maior crise do capitalismo de forma que ficou conhecida como ''A grande depressão''.  No período após a primeira guerra, os EUA, passou a comercializar com os países atingidos pela guerra tornando-se assim uma grande potencia. Depois que os países se estabilizaram, os EUA não tinha para quem vender entrando assim numa crise forte, despencando as ações da bolsa deixando muitos milionários pobres da noite pro dia.

                  Isabela Oliveira 3º D, Joao Lucas 3 º D Vinicius Maroz 3º


Fonte: Sua pesquisa

terça-feira, 23 de junho de 2015

Meio ambiente

  • A poluição é causada por,Ações incorretas do homem.
  Como: pacote de salgadinho,casca de bala,sacolas de mercados e algumas vezes sapatos, roupas velhas etc..
Muitas pessoas não tem consciência que papel de bala e alguns exemplos que foi citado acima mesmo sendo papeis  pequenos podem causar estragos enormes e causar várias doenças como Dengue;
  E nisso causa muitas consequências como: nos rios que prejudicam índios e que dependem das águas dos rios que eles utilizam para tomar banho e matar a sede, e também prejudicam animais das florestas que os índios muitas vezes utilizam como alimento,e  causam mortes de animais marinhos.
  Os principais elementos químicos que poluem o meio ambiente são: chumbo, mercúrio, benzeno, enxofre, monóxido de carbono, pesticidas, dioxinas e gás carbônico.
A segunda causa do comprometimento do meio ambiente reside no contínuo aumento da população, que, entre outros, implica uma crescente produção de alimentos.  Uma vez que a área de terras cultiváveis não pode crescer ao mesmo ritmo do que a população, o necessário aumento de produção só pode ser atingido mediante uma intensificação da agricultura nas áreas já disponíveis, essas fumaças saem de indústrias de alimentos causando um pouco da poluição.

Quanto tempo leva para nossas coisas se decomporem?


           LIXÃO ETERNO

    O vidro não é digerido por bactérias, não se deforma sob calor ou luz solar e nem reage com substâncias do solo, mar e ar. Espelhos, garrafas e tudo que é feito de vidro só se degrada ao passar por impactos sucessivos, quebrando aos poucos, durante milénios de erosão

                               CASCA GROSSA
Vários tipos de plástico levam mais de cem anos para se degradar, de acordo com o ambiente em que
são abandonados. Nessa categoria, também entram derivados de plástico super-resistentes - caso do isopor, que nem dá para reciclar.




 Alunas: Gabriele de Almeida Cardoso 2°D
               Thais Hashimoto 3°B

Espaço Enem

Boa Noite !!!





 Temos novidades por aí!

Demos início no projeto '' Espaço ENEM '' desenvolvido para auxiliar os estudantes que participarão do exame, onde serão preparadas e selecionadas matérias, simulados,  exercícios dos exames anteriores, esclarecimento de dúvidas, e estaremos á disposição em caso de qualquer dúvida, e vamos solucioná-las! :)
 

E para darmos início, começaremos com a famosa ''REDAÇÃO'' que para muitos parece um #bichodesetecabeças #eé!
Na verdade o que parece ser '' Impossível'' Se torna muito simples, vamos entender um pouco como funciona a redação,como construí-la , os critérios, e como NÃO zerar a redação hahahaha!

A redação testa algumas ''competências'' 
  1. Demonstrar um certo ''Domínio'' da norma padrão da língua escrita;
  2. Elaborar uma proposta de intervenção para o tal '' problema '' abordado, mas claro respeitando os direitos humanos ;
  3. Demonstrar conhecimento linguístico que são necessários para a construção da argumentação;       
E para cada uma delas,existem  níveis possíveis que um candidato pode atingir , cada um valendo 200 pontos .
Mas como faço para não zerar ?
E existem 4 critérios que zeram a nota de um candidato do Enem:
    1. Texto em branco com até 7 linhas;
    2. Não fugir ao tema proposto;
    3. Não o ultrapassar o limite de linhas;
    4.  Desrespeito aos direitos humanos;
Aqui vai algumas dicas para obter nota máxima na redação;
  • Compreensão da proposta de redação;
  • Respeito à estrutura do texto dissertativo-argumentativo;
  • Apresentação de fatos e opiniões relacionadas ao texto;
  • Defesa de um ponto de vista;
  • Adequação do texto à norma padrão;
  • Elaboração de propostas de intervenção.
Logo abaixo mostraremos exemplos de '' Redações nota 1000 ''
http://imguol.com/c/noticias/2014/04/03/redacao-nota-1000-enem-2013-1396556713033_588x686.jpg
http://download.uol.com.br/vestibular2/redacaoenem_natalia.png
http://download.uol.com.br/vestibular2/redacaoenem_laisa.png

  A pontuação das questões do Enem é feita por um método chamado '' Teoria da Resposta ao Item (TRI) que envolve Psicologia , estatística e informática, e garante que todas as provas do Enem tenham o mesmo grau de dificuldade e possam ser comparadas. A contagem é diferente das avaliações clássicas , que somam os acerto. Na TRI, o item (a questão ) mede níveis de conhecimentos diferentes. Há perguntas fáceis, medianas e difíceis, com pontuações diferentes. Além disso, esses itens têm de conseguir separar quem sabe o conteúdo de quem tenta acertar no chute. Pessoas que acertam o mesmo número de questões não têm notas iguais, porque acertaram e erraram questões diferentes.
Não há uma  escala definida nas provas de múltipla escolha como há na redação. Em 2011 as notas máximas obtidas foram: Ciências da Natureza 867,2; Linguagens, 795,5; e Matémática, 953.

E atenção alunos
em 2012 o MEC modificou a correção da redação do Enem e aumentou o número de avaliadores, para deixar o sistema mais rigoroso e evitar pedidos de nota na Justiça.

Bom galera, por hoje foi isso, esperamos que tenha ajudado vocês, uma estudante que fez o exame nos orientou que, o segredo para ir bem na redação, está muito longe de sacrifícios, mas sim a prática para adquirir técnica, ou seja
Para fazer uma boa redação, Lorena destaca ainda que sempre utiliza uma técnica para o desenvolvimento dos textos. Antes de escrever ela faz um mapa conceitual (com os pontos mais importantes) do assunto e, com base nele, desenvolve a estrutura do texto.
"Além de escrever muito, procuro ler de tudo, por necessidade e por gosto também", acrescentou a jovem, que mora em Moita Bonita, pequeno município de pouco mais de 11 mil habitantes, distante 64km de Aracaju (SE).
O tema da redação do Enem 2014 – "Publicidade infantil em questão no Brasil" – não era o esperado, segundo a estudante. De qualquer forma, ela acredita que a técnica adotada e o treino durante os dois anos de preparação ajudou.
Diante de seu desempenho, a jovem acredita que terá chances reais de conquistar uma vaga no curso de medicina da UFS (Universidade Federal de Sergipe). "Eu sabia que a redação me colocaria na universidade ou tiraria a minha oportunidade de entrar, por isso, me dediquei ao máximo", ressaltou.
Este ano a estudante já conquistou uma vaga em uma universidade particular em Sergipe e com o Enem de 2013 conseguiu ser aprovada em três universidades nos Estados do Paraná, Paraíba e Bahia. Segundo Lorena, a distância e os gastos para morar fora de sua cidade a impossibilitaram de fazer os cursos.

 E sem dedicação e estudo não conseguiremos ir muito longe, e são os esforços de hoje, que determinarão suas vitórias no final,
''Se dedique, dê o máximo de atenção, são poucas horas que vão mudar seu futuro”, 
                                                     

                                                        Até a próxima !  


 That's all Folks !
                     

                                                                  Alunos:Isabela Oliveira 3°D , Vinicius Maroz 3°D e João Lucas 3°D.

Fonte: Guia do estudante 

A História do Truco


O truco, um jogo de cartas amplamente conhecido e jogado por todo o país, que diverte muitos estudantes em repúblicas e escolas, além de pais e avôs em praças e clubes, é um dos jogos mais populares do Brasil e, talvez, o segundo jogo mais jogado, ficando atrás apenas do futebol. 
A prática chegou ao Brasil por volta de 1900 com os imigrantes Italianos e espanhóis, que vieram em busca de vida melhor. Alguns historiadores afirmam que as regras oficias do jogo foram definidas em 1983.Bem antes do Brasil, a origem do jogo foi na Inglaterra, no século XVII, com o nome “put”. Por algum tempo os ingleses acabaram deixando o jogo no esquecimento, só voltando a ser praticado décadas depois no nordeste da Espanha e no sudeste da França, onde adquiriu novas regras e novos nomes.A principal característica do jogo é o grito, graças a isso, há quem acredite que sua origem vem dos Vikings.
Existem varias variações de truco, os mais conhecidos no Brasil são:
  • Truco Gaudério
  • Truco Paulista ( o mais jogado atualmente )
  • Truco Mineiro
Hoje em dia muitas pessoas jogam o truco por pura diversão, mas ainda existem casos de pessoas que adquiriram o vicio de jogar muitas vezes( ou na maioria dos casos ) apostando altos valores em dinheiro. Muitos dos jogadores de truco que adquirem o vicio pelo joga passam a apostar tão alto a ponto de perderem tudo que tem, a ponto de destruir a família.
            Thiago Trombini          2ºA

Mitologia Grega - Medusa

Medusa já foi uma mulher deslumbrante, que todos os homens da Grécia queriam possuir e toadas as mulheres a invejavam. Mas medusa não podia se casar porque era sacerdotisa de Atena deusa da guerra e virgem, ela estava além dos desejos masculinos, por isso as servas do templo de Atena deveriam ser virgens. Mas Poseidon, enlouquecido pelo desejo, violentou a sacerdotisa virgem dentro do templo de Atena. A inocência de Medusa foi roubada e sua vida mudaria para sempre. Por ter profanado o templo da deusa, Atena despertou sua ira, mas não sobre Poseidon(como deus masculino, o que ele fez não a surpreendeu) aos olhos de Atena era medusa quem devia ser castigada. Ai então a vitima se tornaria a acusada. Atena roga uma sentença arrasadora sobre Medusa e então, Medusa de bela se torna um monstro. Quem a olhasse se petrificaria
No mito, Medusa se tornou uma criatura chamada gorgona (grego antigo - horrível)
A mudança em sua aparência foi só o início do castigo, por causa do seu olhar petrificador, Medusa era um alvo. O guerreiro que a vencesse iria obter a maior arma de uma batalha, pois sua cabeça decepada ainda poderia petrificar. Por isso vários homens tentaram mata-la, mas todos falharam vítimas de seu olhar.

Mariana Gonçalves 2A
Gabriela Almeida 2B

Mitologia Grega - Minotauro

O Minotauro é um dos personagens mais conhecidos da mitologia grega. Segundo o mito, o Minotauro era um ser com cabeça e cauda de touro e corpo de homem que habitou um labirinto na ilha de Creta.
 O Minotauro teria nascido quando seu pai, futuro rei de Creta, fez um pedido ao deus dos mares, Poseidon. O pedido foi que ele, Minos, queria ser rei de Creta. Poseidon disse então que enviaria a Minos um touro dos mares e que esse animal deveria ser sacrificado como oferenda.
Quando o touro surgiu dos mares, Minos não teve coragem de sacrificar o animal, pois o achou muito lindo. Substituiu-o por um de seus touros esperando que Poseidon não notasse a diferença. Porém, Poseidon percebeu que fora enganado e decidiu castigar Minos. Decidiu não lhe tirar o trono. Poseidon fez com que a mulher de Minos, Pasífae se apaixonasse pelo touro, sendo que dessa união nasceu o minotauro.
 Com medo e desprezo pelo “filho” de sua esposa, porém sem coragem para matá-lo, Minos mandou construir um labirinto abaixo de seu castelo para prender o Minotauro.
Anos depois, Minos derrotou Atena em uma guerra que lhe custou um dos filhos.
O Minotauro é uma das figuras mitológicas mais conhecidas e foi contada de geração por geração pra as crianças gregas aprenderem a sempre respeitar os deuses.

Gabriel Trindade 2A
Gabriela Almeida 2B
Mariana Gonçalves 2A

quinta-feira, 18 de junho de 2015

Mais cadeias, menos escolas

Apesar dos protestos que ocorreram durante a votação, neste dia 17 foi aprovado o primeiro turno da emenda constitucional que aprovará a redução da maioridade penal para crimes hediondos.

O tema era motivo de polêmica, pois no meio da briga havia quem argumentasse sobre uma das "cláusulas pétreas", leis que supostamente não poderiam ser alteradas dentro da Constituição. Os defensores do mantimento da lei como está também dizem que reduzir a maioridade penal não é uma solução viável, já que uma enorme parcela dos jovens não cometem crimes, e criar uma lei como essa prejudicaria uma maioria dos jovens. Os que apoiam a redução dizem que a redução da maioridade diminuiria a criminalidade, já que hoje em dia o crime organizado recruta menores de 18 anos, já que os jovens têm uma punição mais branda no sistema criminal, e também dizem que em uma era de Internet e crescimento precoce das crianças, pessoas de 16 anos já teriam consciência de seus atos, e poderiam muito bem votar e responder por seus crimes.

É triste saber, mas a probabilidade dessa emenda ser aprovada no segundo turno é altíssima, e isso só nos mostra novamente como o nosso país está errado. A solução mais simples, melhorar nossas escolas, não deixar que essas crianças, esses jovens caiam no mundo do crime, por alguma razão desconhecida (que na verdade todos nós conhecemos bem) não é aceita pelo governo, que prefere muito mais enjaular essas crianças, algumas que são mais vítimas da criminalidade que agentes da mesma, é a melhor solução para esse problema. Mesmo sabendo que dentro da cadeia esses jovens vão somente melhorar suas técnicas do crime que ressocializar-sem, vinte e um deputados votaram a favor da emenda. A que ponto chegamos?

Igor de Lucca

Estudo sobre Platão e Nietzsche

O filosofo Platão conhecido por tentar implantar sua teoria politica( citada no seu livro "A Republica ")que se baseia no fato de mostrar as pessoas de uma "sociedade justa". Nessa teoria, ele diz que as pessoas eram selecionadas com um processo educacional, que seria para separar as pessoas movidas pela razão, pela emoção, e pelo impulso, assim ele tenta criar uma sociedade em que cada um aja na mesma conforme seus "dons". Ele acreditava que cada ser tem seu lado concupscível ( o que age por impulso - comerciante) , irascivel ( os que agem por emoção - guerreiro)e racional( a pessoa que pensa em seus atos - bons governantes ), mais apenas uma predominava.
Ja o filosofo Nietzsche critica essa ideia platonica e acha que o povo deveriam seguir suas próprias ideias e vontades sem serem submetidas por regras de oque é bom e oque não é.Nietzsche define os fortes como aquele que age por si próprio e as que não agem assim ele define fraco.

 aluno:Thiago Trombini

Guerra de Canudos

A chamada Guerra de Canudos, revolução de Canudos ou insurreição de Canudos, foi o confronto entre um movimento popular de fundo sócio-religioso e o Exército da República, que durou de 1896 a 1897, na então comunidade de Canudos, no interior do estado da Bahia, no Brasil.

O episódio foi fruto de uma série de fatores como a grave crise econômica e social em que encontrava a região à época, historicamente caracterizada pela presença de latifúndios improdutivos, situação essa agravada pela ocorrência de secas cíclicas, de desemprego crônico; pela crença numa salvação milagrosa que pouparia os humildes habitantes do sertão dos flagelos do clima e da exclusão econômica e social.

Inicialmente, em Canudos, os sertanejos não contestavam o regime republicano recém-adotado no país; houve apenas mobilizações esporádicas contra a municipalização da cobrança de impostos. A imprensa, o clero e os latifundiários da região incomodaram-se com uma nova cidade independente e com a constante migração de pessoas e valores para aquele novo local passaram a acusá-los disso, ganhando, desse modo, o apoio da opinião pública do país para justificar a guerra movida contra o arraial de Canudos e os seus habitantes.Aos poucos, construiu-se em torno de Antônio Conselheiro e seus adeptos uma imagem equivocada de que todos eram "perigosos monarquistas" a serviço de potências estrangeiras, querendo restaurar no país o regime imperial, devido, entre outros ao fato de o Exército Brasileiro sair derrotado em três expedições, incluindo uma comandada pelo Coronel Antônio Moreira César, também conhecido como "corta-cabeças" pela fama de ter mandado executar mais de cem pessoas na repressão à Revolução Federalista em Santa Catarina, expedição que contou com mais de mil homens. A derrota das tropas do Exército nas primeiras expedições contra o povoado apavorou o país, e deu legitimidade para a perpetração deste massacre que culminou com a morte de mais de seis mil sertanejos. Todas as casas foram queimadas e destruídas.

Canudos era uma pequena aldeia que surgiu durante o século 18 às margens do rio Vaza-Barris. Com a chegada de Antônio Conselheiro em 1893 passou a crescer vertiginosamente, em poucos anos chegando a contar por volta de 25 000 habitantes. Antônio Conselheiro rebatizou o local de Belo Monte, apesar de estar situado num vale, entre colinas.

A situação na região, à época, era muito precária devido às secas, à fome, à pobreza e à violência social. Esse quadro, somado à elevada religiosidade dos sertanejos, deflagrou uma série de distúrbios sociais, os quais, diante da incapacidade dos poderes constituídos em debelá-los, conduziram a um conflito de maiores proporções.


                                                                   Vinícius Maroz 3º D
                                                                         

ÉTICA e MORAL - Definições


Moral:é um conjunto de princípios e regras socialmente definidos e que devem ser inculcados nos indivíduos para padronizar condutas,costumes e valores.


*Cada cultura tem uma moral,regras  sobre bem e o mal,o permitido e o proibido.


Ex:correr nu pela rua e imoral,é vergonhoso,não mentir.




Ética:a reflexão ética deve questionar, problematizar as normas morais e,por isso ,a ética não é essencialmente normativa.A ética fala que deve refletir sobre as regras morais para garantir respeito,solidariedade.


Ex:Não será antiético mentir,por exemplo,se com isso você estiver salvando a vida de um inocente.




Gabriele de almeida 2ºD



terça-feira, 16 de junho de 2015

Politica do Pão e Circo



Com a sua expansão, o Império Romano  tornou-se um estado rico, cosmopolita, e sua capital, Roma, tornou-se o centro de praticamente todos os acontecimentos sociais, políticos e culturais na época de seu auge. Isso fez naturalmente com que a cidade se expandisse, com gente vindo das mais diferentes regiões em busca de uma vida melhor. 
Esse crescimento populacional e a exploração da mão de obra, além das mas condições de vida causaram revoltas sociais de grandes dimensões. Para evitar isso, os imperadores optaram por uma solução paliativa, que envolvia a distribuição de cereais, e a promoção de vários eventos para entreter e distrair o povo dos problemas mais sérios na fundação da sociedade romana.
Assim, nos tempos de crise, em especial no tempo do Império, as autoridades acalmavam o povo com a construção de enormes arenas, nas quais realizavam-se sangrentos espetáculos.
 Outro costume dos imperadores era a distribuição de cereais mensalmente no Pórtico de Minucius. Basicamente, estes "presentes" ao povo romano garantia que a plebe não morresse de fome e tampouco de aborrecimento. A vantagem de tal prática era que, ao mesmo tempo em que a população ficava contente e apaziguada, a popularidade do imperador entre os mais humildes ficava consolidada.

Aluno:Thiago Trombini

FIES 2015 – Mais rigoroso, menos flexível


Saiba quais as mudanças deste ano do Fundo de Financiamento Estudantil (FIES) e qual será postura dos futuros financiadores com as recentes regras e restrições




     Numa sociedade onde a qualificação profissional é almejada por todos, é indispensável que estes tenham acesso ao ensino superior, e oportunidade para ingressar em universidades não faltam quando trata-se de nosso país. É com programas como o FIES, Prouni, Sisu que muitos jovens e adultos conseguem sua vaga através de vestibulares e processos seletivos para ser inserido na faculdade.

     Esta postagem em especial será voltada aos Terceiros Anos, e todos aqueles que irão prestar vestibular este ano, portanto vale a pena conferir abaixo (sobre as alterações de 2015) e manter-se sempre atualizado!


FIES... O que mudou??

      Para darmos início à postagem, é interessante que conheçam o programa. A seguir, trouxemos algumas perguntas (que por sinal estão todas disponíveis no site oficial). Se tiver interesse em vê-las, apenas clique no botão da pergunta de interesse. Caso já conheça, vamos ao que interessa!






 

Estes e outros questionamentos sobre o programa estão disponíveis → aqui neste link ←

     Vamos ao que interessa!
     As mudanças de maior impacto, são as seguintes:

      → Juros mais elevados: Atualmente, o percentual é de 3,4% ao ano, e para 2015 deverá ser ajustado para 6,5%. Entretanto este reajuste não é oficial, segundo o ministro Renato Janine (educação), negou o valor citado acima dizendo que "O vazamento foi errado", no entanto, não descartou a possibilidade de uma nova taxa a fim de que "dar mais sustentabilidade ao programa".

 
     → Carência: A carência é uma das vantagens do programa, e que é apreciada pelos recém-formados para a organização e quitamento da dívida, após a conclusão de seus respectivos cursos. Antes da alteração, eram garantidos 18 meses após o termino da faculdade, e este poderá ser reduzido a 12 meses.

     → Sistema de vagas: Foi anunciado que para este ano, serão ofertados um número menor a que do semestre de 2015 (cerca de 252 mil) e para o setor privado, até 150 mil vagas. E também, os estudantes poderão ser informados o limite de vagas para determinados cursos disponíveis no sistema do programa, assim como já ocorre com o Sisu (Sistema de Seleção Unificada) e ProUni (programa de bolsas para alunos de baixa renda). As áreas que terão mais prioridade serão principalmente:
     * na formação de professores
     * engenharia
     * saúde
para as regiões de Norte e Nordeste, estas e os demais cursos que possuem uma maior nota de corte, aquelas que têm nota mais elevada nos critérios federais de avaliação.

     Para mais informações sobre o assunto,  → clique aqui ←

     Atualidades acorrem a todo momento... Portanto, vale a pena acompanhar as mudanças quanto ao programa, pois sabemos que este, está sujeito a futuras alterações!

     Obrigada pela atenção!
 

Texto escrito por: Natalia Sayuri Yara Yamashita 3ºA

Relações de Trabalhos Na Revolução Industrial

A revolução Industrial surgiu no século XVIII, foi se expandindo no mundo no século XIX,houve uma alteração nas relações sociais e econômicas no meio urbano e as condições de vida dos trabalhadores. Houve a substituição da manufatura pela maquinofatura provocando um choque para os trabalhadores e sendo obrigados a ir do campo para a cidade, houve aumento populacional, excesso de mão-de-obra,desemprego. Sobre as condições de trabalhos naquela época eram precárias, o surgimento das primeiras máquinas utilizadas na produção fabril eram experimentais e, em razão disso, os acidentes de trabalho eram comuns. Os operários eram despovidos de equipamentos de segurança sofriam constantes explosões e mutilações e não recebiam assistência médica, nem segurança de trabalho. Neste período houve inúmeras manifestações para lutar pelo seus direitos, o ministro Robert Peel teve iniciativa da lei trabalhistas em 1802, fixou medidas indispensáveis como: duração máxima da jornada de trabalho infantil em 12 horas, além de proibir o trabalho noturno. Muitos trabalhadores ficaram insatisfeitos e com isso os movimentos sociais ganharam forças. Com isso Karl Marx Friedrich Engels publicaram o Manifesto Comunista, primeiro documento histórico a discutir os direitos do trabalhador. Em 1881 o alemão Otto von Bismarck obrigou empresas a dar assistência quando acontece acidente de trabalho. E as constantes lutas começaram a dar resultados com que surgiu Organização Internacional de Trabalho (OIT),impulsionou a formação de um Direito do Trabalho mundial. Àquela época, o conflito entre o capital e o trabalho era visto como uma das principais causas dos desajustes sociais e econômicos que geraram a guerra.

 A seguir Figuras do Movimento Operário: Karl Marx: https://www.marxists.org/portugues/lenin/1914/11/marx.htm 

Fonte : http://www.brasil.gov.br/economia-e-emprego/2011/04/evolucao-das-relacoes-trabalhistas

Aluna: Thais Hashimoto 3°B