terça-feira, 31 de março de 2015

A IMPORTÂNCIA DA LEITURA



Análise do poema “Perguntas de um trabalhador que lê” – Bertolt Brecht


PERGUNTAS DE UM TRABALHADOR QUE LÊ
Quem construiu a Tebas de sete portas?
Nos livros estão nomes de reis:
Arrastaram eles os blocos de pedra?


E a Babilônia várias vezes destruída
Quem a reconstruiu tantas vezes?


Em que casas da Lima dourada moravam os construtores?
Para onde foram os pedreiros, na noite em que a Muralha da China ficou pronta?


A grande Roma está cheia de arcos do triunfo:
Quem os ergueu?
Sobre quem triunfaram os Césares?


A decantada Bizâncio
Tinha somente palácios para os seus habitantes?


Mesmo na lendária Atlântida
Os que se afogavam
gritaram por seus escravos
Na noite em que o mar a tragou?


O jovem Alexandre conquistou a Índia.
Sozinho?


César bateu os gauleses.
Não levava sequer um cozinheiro?


Filipe da Espanha chorou,
quando sua Armada naufragou.
Ninguém mais chorou?


Frederico II venceu a Guerra dos Sete Anos.
Quem venceu além dele?
Cada página uma vitória.
Quem cozinhava o banquete?


A cada dez anos um grande Homem.
Quem pagava a conta?


Tantas histórias.
Tantas questões.

Pontos de vista:
As perguntas, movem o mundo”

Natalia: Oi João! Você leu o texto que está logo acima?
João: Oi Natalia! Eu li sim.
Natalia: Que legal! Então podemos iniciar um breve debate sobre ele, certo? Uma vez que também o li do começo ao fim!
João: Com certeza! É sempre bom desenvolvermos um debate de determinado assunto para abrirmos um mundo de ideias e argumentos, uma vez que eles podem ser contra ou a favor.
Natalia: Então... Vamos começar! Eu entendi que através da leitura, você se torna uma outra pessoa, mais crítica e menos alienada. E o que você conseguiu extrair desse poema?
João: Eu consegui extrair conhecimento e sabedoria, porque a cada texto ou discurso que lemos extraímos informações importantes, que nos ajudam compreender e entender que a leitura faz parte do cotidiano de todos.
Natalia: Nossa! Concordo com você! Uma pessoa que lê, questiona, discorda da realidade que é imposta e possui uma visão diferente daquelas que não lêem... As primeiras possuem uma visão mais ampla... olham a mesma coisa de outra forma... enquanto as outras... são manipuladas facilmente por falta de conhecimento...
João: Com a leitura é possível embarcarmos num mundo de ideias, e tornarmos mais construtivos em relação aos nossos argumentos, tendo uma visão mais plena e concreta, mediante as coisas do mundo.
Natalia: Espere João! Você teria uma hipótese do por quê o autor optou a usar a história como tema do seu poema?
João: Bom! Podemos notar que o título já vem com a intenção de nos passar algo, ou até mesmo de nos manipularmos, até porque por trás de tudo que lemos há uma intencionalidade implícita.
Natalia: Ahh sim, o título... Eu achei muito interessante que o poema todo fala das pessoas escondidas na história, e que todos eles são trabalhadores... Já imaginou se todos esses “anônimos da história”, lêssem como este (o trabalhador do título) que faz tan-tas perguntas??
João: Pois é... Pra vermos que o poema já vem com a intenção de mostrar que a leitura já vem sendo excluída e escassa no cotidiano de muitos... mas vamos mudar essa realidade, Natalia?
Natalia: Sim Sim! Que vontade de ler que deu agora, João!! Vamos mudar esta realidade sim, e fazer com que a leitura volte a fazer parte da vida e do cotidiano dessas pessoas!!
João: É isso aí! Ainda estamos em tempo de mudar o mundo.
 

Escrito por:
João Piraccini 3ºA
Natalia Sayuri 3ºA

Um pouco de história sobre a história

   Essa é a primeira publicação de uma série sobre fatos curiosos. Nessa série, publicarei sobre a história de objetos, lugares, pessoas, desde a história de um grão de poeira até  grandes construções.
   Tudo tem uma história, tudo tem sua origem, e eu te convido a descobrir o mundo, em seus mínimos detalhes.

Curiosidades sobre a Torre Eiffel

   A Torre Eiffel é uma enorme torre de ferro de 324 metros de altura, localizada no Champs de mars, em Paris, se tornando um dos maiores ícones do mundo.
   É o edifício mais alto de Paris, além de o monumento pago mais visitado do mundo. Nomeada em homenagem ao seu projetista, Gustave Eiffel foi construída como o arco de entrada da Exposição Universal de 1889.

  1. Poucas pessoas sabem que é estritamente proibido a publicação de fotos noturnas da Torre Eiffel, sem antes entrar em contato com o Société Nouvelle d’Exploitation de la Tour Eiffel (SNTE) e pagar uma taxa de direitos autorais. O SNTE possui todos os direitos quando as luzes estão ascendidas. Este não é o caso para fotografias tiradas durante o dia. 

  2. 20 anos após a sua construção a torre Eiffel foi quase completamente desmontada e demolida. Todas as peças iam ser destinadas a venda. Felizmente isso nunca aconteceu.

 3. A maioria das pessoas sabe que Gustave Eiffel foi o arquiteto original por trás da Torre Eiffel. O que é menos conhecido é que ele teve um quarto privativo construído para ele no topo da torre, que ainda pode ser visto até hoje.

 4. 72 nomes dos mais renomados cientistas da França, entre engenheiros e pessoas notáveis ​​estão gravados na base da torre. Os nomes foram esculpidos originalmente no início do século XX e mas mais tarde restaurados pela SNTE.


                                                                                          Gabriel Trindade - 2ºA 
   

  

Aula inaugural do Projeto Contraturno 2015


Nesta terça-feira (17/03/15) o Projeto Contraturno coordenado e orientado pela Professora Zilda foi reiniciado com a presença de novos alunos e também dos veteranos que já frequentavam. O Projeto Contraturno oportuniza aos alunos um tempo maior para estudos no Colégio Estadual Emilio de Menezes. É um projeto que vem sendo realizado com a intenção de aprimorar mais o espaço do conhecimento, e disponibilizar a todos os alunos, não só do Colégio Emilio mais também de diversos outros colégios novas fontes de pesquisas para estudos.
Inicialmente foi apresentado o projeto aos novos alunos, como funciona as regras e normas para a sua participação, e os alunos veteranos expuseram suas opiniões do quão é gratificante participar do Projeto Contraturno, e o quanto beneficia nos estudos. 

                                                                            João Piraccini  3º A



















Dengue

Um assunto que causa muita polêmica entre as pessoas, uma doença que ataca crianças, adultos e idosos. 
O mosquito Aedes Aegypti , que popularmente conhecido como "Mosquito da Dengue" pode causar vários transtornos com apenas uma picada. 
Seus sintomas são febre, dor de cabeça, manchas vermelhas, , dores atrás dos olhos, tonturas, dores nos ossos e articulações, náuseas, moleza no corpo e dor, extremo cansaço, se não tomar medidas de tratamento o quanto antes, pode ser fatal e causar a morte do individuo.
As prevenções são simplesmente o próprio ser humano tomar cuidado com o lixo, a água parada que é onde o mosquito habita, colocar areia nos vasos de planta.. Coisas simples que fazem muita diferente, e por preguiça ou descuido da própria população pode causar uma grave situação com as próprias pessoas.
Gabriela Almeida 2ºB e Mariana Gonçalves 2°A
Leitura
A Justiça que Buscamos 

O que é justiça? Para que serve a justiça? Essas são uma das varias perguntas que fazemos quando nos deparamos com esse tema.
Quando falamos justiça, levamos em consideração o julgar, em base em regras e normas estabelecida pelo homem em convívio em sociedade.
Mais será que  justiça só se adepta no individuo social? Ou ela está relacionada no intimo de cada pessoa no seu dia-a-dia.
A justiça busca a igualdade entre os cidadãos. Quando isso não se concretiza utilizamos o termo injustiça. Há injustiça,nos priva de nossos direitos, sendo ele social ou pessoal.
Podemos encontrar injustiça de varias formas. Por exemplo em nossos governantes, ou políticos, que sempre estão roubando e extorquindo o Dinheiro público para seus bolsos, e não em obras ou investimentos para à sociedade.
Já a injustiça pessoal se leva em conta o que o individuo vive, como uma mãe que deixa um filho ir passear quanto o outro fica em casa estudando.
A justiça de certa forma serve para regi a nossa noção de ''Direitos'' e ''Poderes'' no mundo.
João Vitor Gonçalves Pereira 2°ano C

Hinduísmo

O hinduísmo é a principal religião da Índia. Com cerca de 1 bilhão de seguidores, com mais de 900 milhões só na Índia, se torna a 3° maior religião do mundo. Os fiéis do hinduísmo crêem no sentido do Brahmanismo, também chamada de crença na "alma universal". 
Com origem datando de aproximadamente 1500 a.C., os fiéis do hinduísmo crêem nos diversos deuses e avatares.
Os principais deuses são: 
  • Brahma - deus criador do Universo. De acordo com a lenda, as pessoas no mundo saíram de partes do seu corpo, dando origem às castas
  • Shiva - Deus destruidor, aquele que destrói e reconstrói as coisas. Também é o criador da Ioga.
  • Vixnu - Deus responsável pela manutenção do Universo.

 Esse foi o primeiro post sobre o hinduísmo, sendo essa uma religião incrivelmente complexa e com muitos deuses, ritos e lendas para se estudar.


Igor de Lucca e Isadora Bieleski
Grupo Teologia no Contraturno

Iluminismo A razão em busca de liberdade

O Iluminismo (também conhecido como Ilustração, Esclarecimento ou Era das Luzes)  foi um movimento social, intelectual e filosófico que , de certo modo , teve suas origens na Inglaterra durante o século XVII. E com o tempo pode-se dizer que o iluminismo teve desdobramentos variados em outras sociedades europeias, Tais como a França do século XVIII.
As idéias defendidas pelos diversos pensadores iluministas espalharam-se para outros centros culturais da Europa , o que acabou servindo de inspiração para algumas transformações políticas em várias sociedades da época, tanto europeias como da América, e embora não tenha sido um movimento coeso (fortemente unido) e uniforme , teve como uma de suas principais características a crítica social. Apesar das diferenças entre os iluministas ,eles assumiram uma postura contestatória em relação a um ou outro aspecto do Antigo Regime. Essa postura iluminista incorporava, em grande medida, a defesa de um ideário social que agradava ás aspirações da burguesia. 
Ao expressar forte desejo por mudanças sociais, os filósofos iluministas criticaram duramente as principais estruturas do Antigo Regime, entre elas o absolutismo monárquico. Para o historiador Eric Hobsbawm, libertar o ser humano de certas '' Algemas'' que o prendiam parecia ser o objetivo de muitos deles. Entre algumas dessas '' Algemas '' Se destacavam:

*O tradicionalismo religioso medieval ;
*As práticas consideradas supersticiosas e o poder da magia;
*A divisão social baseada numa hierarquia de estratos determinada pelo nascimento.


A seguir: ''Teorias Formuladas por diferentes pensadores iluministas defendendo ideais''

Fonte: Livro didático História Global 2 
Autor: Gilberto Cotrim.
Página 105.


Alunas: Isabela Oliveira 3°D e Thais Hashimoto 3°B



Leitura


A leitura é importante pois auxilia no desenvolvimento, desempenho escolar e profissional ajudando no futuro dos indivíduos,por que a leitura move o mundo sem a leitura não podemos fazer nada nem ao menos nos comunicar, por isso pessoas analfabetas tem tanta dificuldade para socializar com os outros indivíduos.Desta forma mesmo que você não goste de ler você será obrigado em algum momento da vida, e além disso a leitura é uma parte da nossa história sem ela não teríamos chegado até aqui, por que dependendo do jeito que você vê o "ler" você pode viajar com as historias que os livros proporcionam e é por isso que a leitura é tão importante na nossa vida quotidiana.
Eu não gosto de ler poesia e literatura mas gosto de livros com contexto histórico e cientifico diz o aluno Matheus 2ºA.
Eu gosto de ler livros literários e ler jornal e ficar por dentro das noticias do mundo, inclusive da musica, gosto também de ler letras de musicas, que no caso são poesias cantadas, diz a aluna Camilla 2ºC.

Por que ler é importante ?

Entendimento: A leitura, de forma geral, traz  conhecimento,benefícios na fala,escrita e é capaz de nos atualizar sempre que lemos um jornal,por exemplo.

Cultura: Através da leitura adquirimos conhecimento de outras culturas,podemos ter opiniões formadas sobre tal assunto e criticas.

Reflexivos: Lendo,nos tornamos  reflexivos,de forma que ao nos depararmos com determinada situação podemos extrair algo importante e de forma aprofundada.

Leitura dinâmica: Com a prática constante da leitura,podemos ter a rápida percepção de ao nos depararmos com um parágrafo de um livro,já nos é cabível tirar a essência de um texto.

Diversão: A leitura é considerada uma viagem sem sair do lugar.


Mariana Honório 3º E , Vinícius Maroz 3º D


A importancia da leitura

  As tecnologias do mundo moderno fizeram com que as pessoas deixassem a leitura de livros de lado, o que resultou em jovens cada vez mais desinteressados pelos livros, possuindo vocabulários cada vez mais pobres.
A leitura é algo crucial para a aprendizagem do ser humano, pois é através dela que podemos enriquecer nosso vocabulário, obter conhecimento, dinamizar o raciocínio e a interpretação.
   A atividade de leitura não corresponde a uma simples decodificação de símbolos,dessa forma tornam-se imprescindíveis também alguns conhecimentos prévios do leitor: os linguísticos, que correspondem ao vocabulário e regras da língua e seu uso; os textuais, que englobam o conjunto de noções e conceitos sobre o texto; e os de mundo, que correspondem ao acervo pessoal do leitor. Numa leitura satisfatória, ou seja, na qual a compreensão do que se lê é alcançada, esses diversos tipos de conhecimento estão em interação. Logo, percebemos que a leitura é um processo interativo.
  
  Nós adoramos ler pois alem de ser uma forma de aprendizado também nos ajuda a ter uma visão mais ampla.



fontes:ipp.org.br 
brasilescola.com



                                                                                                 Larissa Pariz e Agnes Godoi
                                                                             

Análise de Leitura



Hoje lemos alguns trechos de textos da autora Tati Bernardi, e observamos que em praticamente todos os seus textos ela fala sobre sentimentos, sendo estes diversos. Ela relata sua profundidade, seu valor, sua banalização no mundo de hoje, sua fugacidade e em como as pessoas os sentem de uma forma superficial e desumana, mostrando as consequências causadas por decepções e mágoas, também descreve cada sensação de uma forma melancólica, ou mesmo, radical.



















Alunas: Danielle Mercurio 3ºB, Tatiane Mercurio 3º C

A importancia da leitura

 A Importância da Leitura

Na atualidade jovens e adolescentes estão perdendo o costume da leitura para
essas novas tecnologias celulares, tablets, computadores e etc.O habito de ler está ficando um pouco mas esquecido e a linguagem cada vez mais pobre por influencias de gírias abreviação entre outros.
A leitura é a mais importante para o desenvolvimento do intelecto e também o caminho mas curto para adquirir sabedoria, em si ela é a mais eficiente até hoje para ter mais conhecimento e novos horizontes.
 E é importante desconstruir aquela ideia de que ler é um habito chato e monótono.E começar a mostrar para as pessoas que ler pode ser prazeroso e muito emocionante para algum.


                                                  
                                                            Cristiana Del Conte,Eduardo Petenassi.

A Importância da Leitura

          Atualmente, as pessoas estão perdendo o hábito de ler. Para a sociedade isso é um ponto negativo, já que as pessoas perdem sua capacidade de pensar e são facilmente controladas por seus governantes. É necessário que nós passemos esse hábito para nossas crianças, para que elas possam ter ideia do que se passa com o mundo ao redor. A leitura nos possibilita a descoberta de novos mundos, já que desenvolvemos muito nossa imaginação e criamos com nossas mentes. Podemos ser piratas em alto mar, um pássaro no céu ou Papai Noel no dia de Natal apenas nas páginas dos livros. Podemos ler para nos distrair, para aprender algo novo ou por puro prazer. Em algumas culturas ao redor do mundo a leitura é extremamente incentivada e muito valorizada. Os livros são vendidos como frutas na feira e ninguém reclama dos preços porquê não são caros e mesmo se forem, as pessoas não ligam tanto porque já estão acostumados a comprar por esse valor. Infelizmente no nosso país a leitura não é incentivada e maioria da população não costuma ler. Muitas livrarias fecham as portas por não ter clientes e acabam falindo. Essa é uma situação que precisa ser mudada, pois a leitura é muito importante na nossa vida. Precisamos dela para passar no vestibular. Também precisamos dela para entender o que as pessoas falam, o que está escrito e até mesmo o que não se pode ler, como imagens. Enfim, a Leitura é a essência da vida.
Leitura (1892), tela de Almeida Júnior.



Alunos: Júlia Gomes 2ºA e Rudi Henrrique 2ºA

A importancia da leitura


Nos dias de hoje, as pessoas não estão dando tanta importância para a leitura. Com a televisão, os celulares, internet e outros meios modernos, a leitura acabou ficando de lado. A pessoa que tem uma educação de leitor desde pequeno com o passar do tempo tem mais facilidade em aprimorar seus conhecimentos, em uma base mais complexa de saber.
A importância de ler é que ajuda a criar familiaridade com o mundo da escrita,   é lendo que se aprende novas palavras.
Gabriela Almeida 2°B e Mariana Gonçalves 2°A





































Promotor mantido como refém morre na Turquia

 Um promotor turco Selim Kiraz foi morto após ser mantido como refém por militantes no tribunal de Istambul, de acordo com o chefe policial Selami Altinok os dois militantes foram mortos.
 O presidente Recep Tayyip Erdogan que o promotor foi atingido na cabeça e em outras regiões do corpo.
 A organização de esquerda (DHKP-C), postou uma foto do promotor na internet, com o militante apontando uma arma para a cabeça do promotor, as exigências dos militantes eram que policiais envolvidos na morte de um garoto em 2013, se entregassem confessando o crime, e que os mesmos fossem julgados por  "tribunais populares".
 A DHKP-C é uma organização considerada terrorista de acordo com vários países do mundo.
 Nos achamos que o ato dos militantes é errado, pois ninguém tem o direito de tirar a vida de outra pessoa, o promotor investigava a morte de um adolescente morto por uma granada de gás lacrimogênio, o mesmo adolescente no qual os militantes exigia que os policiais responsável pela morte assumisse a responsabilidade.


Por : João Lucas 3ºD, e Lucas Gabriel 3ºC

quinta-feira, 26 de março de 2015

Quem é Sebastião Salgado ?



 Sebastião Salgado é um fotografo brasileiro muito renomado, nascido em Aimorés, Minas Gerais, em 1944. É formado em economia e realiza doutorados nessa área. Trabalhou durante um período para a Organização Internacional do Café, em Londres. Mas em uma viagem para a África, onde coordenava um projeto sobre a cultura do café, levou com ele uma máquina fotográfica de sua esposa, Lélia Wanick Salgado, foi quando teve seu encontro definitivo com a fotografia.
A fotografia foi usada por Sebastião como a melhor forma de enfrentar os problemas planetários, principalmente em seus aspectos socioeconômicos. É no caminho da fotografia que Sebastião torna-se um dos principais e mais importantes fotógrafos da atualidade. Seus trabalhos eram focados e dedicados a retratar os excluídos, aqueles que se encontram à margem da sociedade, ou seja, pessoas invisíveis na sociedade que não tem um papel importante o bastante para serem notadas. Adepto das fotos em branco e preto, Sebastião Salgado deu início à sua trajetória nesta nova profissão, passando pelas principais agencias europeias, expondo seu trabalho para o mundo. 

Abaixo alguns dos trabalhos de Sebastião Salgado:





Alunos: João Piraccini 3º A e Thaís Hashimoto 3ºB

 

→ Relatório da aula de hoje


→Relatório da aula de hoje

Boa noite!
Hoje, nesta quinta-feira (26), realizamos uma atividade coletiva de LEITURA, no qual cada aluno ou aluna, recebeu uma revista (material do próprio projeto, fornecido diretamente do MEC) e fez uma postagem baseado no tema em que escolhera. Sim! O contraturno possui diversos materiais didáticos que auxiliam (e muito) no aprendizado e desempenho de todos nós, alunos do projeto. Foi muito agradável e dinâmico. Todos interagiram entre si, e realizaram a “postagem do dia” [e como sempre finalizaram a aula com um aprendizado novo!]
Mais uma vez, agradeço a atenção de vocês!

Escrito por: Natalia Sayuri Y. Yamashita 3ºA

Terra dos piratas no Brasil

Os piratas invadiram o Brasil a troco de um motivo: ir atrás do pau-brasil, pimenta, algodão e escravos indígenas. O inglês Thomas Cavendish e o francês René Duguay-Trouin foram os piratas mais marcantes na invasão, o pirata inglês chegou em Santos com 3 navios e ordenou aos piratas que matassem qualquer um que vissem pela frente e destruir tudo que encontrassem. Em 1711 foi a vez do Rio de Janeiro, os moradores com medo de perder a vida colaboravam com as exigências do capitão. Duguay só partiu depois que o resgate em ouro, açúcar e gado fosse pago.
Gabriela Almeida 2°B e Mariana Gonçalves 2°A
















Rebelião de São Luís

Moradores da região de São Luís se revoltaram contra jesuítas, liderados pelo famoso Padre Antônio Vieira (1608-1697). O evento ocorreu em maio ou junho de 1661. Moradores se dirigiram até o colégio jesuíta de Nossa Senhora da Luz e expulsou os religiosos, eles obrigaram o reitor do colégio a assinar um termo no qual os padres aceitavam abandonar o domínio da região.
A rebelião tomou conta da cidade, o ouvidor Diogo de Souza e Meneses relata que os moradores teriam jogado pedras.
Inspirada com as noticias em São Luís, a população de Belém se dirigiu até ao colégio jesuíta de Santo Alexandre e deteve o padre Antônio Vieira (superior das missões). Enviado a São Luís, Vieira tentou reverter sua situação no Maranhão, não conseguiu e foi embarcado a força em uma embarcação e levado para Lisboa, nunca mais voltou para o Maranhão e Pará, isso tudo foi realização de pessoas como Jorge de Sampaio e Carvalho, um dos lideres do levante.
Depois de conseguir expulsar o Padre Antônio Vieira, a população de São Luís e Belém começaram a perseguir os padres que encontravam na região.
O motivo dessa revolta foi a tentativa de uma política portuguesa em relação aos índios, no século XVII. Em 1650, padres jesuítas ganharam controle sobre os trabalhadores nativos, com a decisão de determinar quais escravos indígenas feitos pelos moradores eram legítimos. Eles também gerenciavam o uso de trabalhadores indígenas livres.
A revolta de 1661 esteve ligada ao modo com qual Portugal administrava as capitanias do norte. Diferente de outras regiões da América portuguesa, na localização de Maranhão e Pará acontecia o uso de trabalhadores indígenas. Por muito tempo a região continuou com o uso de trabalho indígena.  
Lucas Gabriel 3°C

Primeiro debate do nosso grupo

    Hoje, no Contraturno houve um dialogo sobre diversas religiões onde cada um expressou sua opinião.
    Das pessoas que participaram da discussão, cada uma expressou seu ponto de vista sobre determinada religião e a perspectiva sobre a sociedade ao redor da religião vigente aprofundando ainda mais o conhecimento geral de diversas religiões.
    

Eis alguns pontos falados:
  • A importância da religião na sociedade
  • Diversidade religiosa
  • Influência da religião no cotidiano


 Essa foi a primeira de muitas outras discussões que ocorrerão durante o ano de 2015 no grupo Teologia no Contraturno.
     


Gabriel Trindade (2° A), Igor de Lucca (3° B), Isabela Oliveira (3° D), Rudi Henrrique (2° A), e Thiago Trombini (2° A) 

Os bandidos que viraram Mitos

  Um dos bandidos mais conhecidos do mundo, é nada mais nada menos que, Robin Hood, um ladrão do bem que roubava dos ricos para dar aos pobres, o que nunca se pensou foi, se isso é realmente certo um ladrão sendo um herói...
Não se tem certeza de que Robin Hood tenha existido, diferente de vários outros bandidos que são mitos hoje, como por exemplo, Lampião, que passou a ser bandido depois que seu pai foi morto pela polícia, roubava, matava e  cobrava tributos latifundiários. Foi o maior inimigo das autoridades nordestinas, era conhecido como Rei do Cangaço.
Um bandido famoso também é o Billy the Kid, participou da Guerra do Condado de Lincoln, tornou-se uma lenda no Oeste americano, ele viveu apenas 21 anos, foi um dos bandidos mais carismáticos e respeitados da região, se destacou principalmente como pistoleiro, foi condenado à forca mas escapou, teve seu fim em uma emboscada armada pelo xerife do Novo México.
Esses e muitos mais viraram mitos, mesmo sendo bandidos, todos tem filmes sobre suas histórias, filmes mais antigos e mais recentes como o de Robin Hood, todos bandidos que nos atrai.

Para saber mais sobre Robin Hood, clique no link abaixo:

Foto:


Lampião:

Billy the Kid:




                                     
                    Fonte: Os fora da lei como eles viram lendas, Revista de História da biblioteca nacional
                                                                                                    Gabrielle Gonçalves 3ºC

A Inquisição

                   A Inquisição




Introdução: o que foi

A Inquisição foi criada na Idade Média (século XIII) e era dirigida pela Igreja Católica Romana. Ela era composta por tribunais que julgavam todos aqueles considerados uma ameaça às doutrinas (conjunto de leis) desta instituição. Todos os suspeitos eram perseguidos e julgados, e aqueles que eram condenados, cumpriam as penas que podiam variar desde prisão temporária ou perpétua até a morte na fogueira, onde os condenados eram queimados vivos em plena praça pública.

História e atuação 

Aos perseguidos, não lhes era dado o direito de saberem quem os denunciara, mas em contrapartida, estes podiam dizer os nomes de todos seus inimigos para averiguação deste tribunal medieval. Com o passar do tempo, esta forma de julgamento foi ganhando cada vez mais força e tomando conta de países europeus como: Portugal, França, Itália e Espanha. Contudo, na Inglaterra, não houve o firmamento destes tribunais. 

Muitos cientistas também foram perseguidos, censurados e até condenados por defenderem idéias contrárias à doutrina cristã. Um dos casos mais conhecidos foi do astrônomo italiano Galileu Galilei, que escapou por pouco da fogueira por afirmar que o planeta Terra girava ao redor do Sol (heliocentrismo). A mesma sorte não teve o cientista italiano Giordano Bruno que foi julgado e condenado a morte pelo tribunal.

As mulheres também sofreram nesta época e foram alvos constantes. Os inquisidores consideravam bruxaria todas as práticas que envolviam a cura através de chás ou remédios feitos de ervas ou outras substâncias. As "bruxas medievais" que nada mais eram do que conhecedoras do poder de cura das plantas também receberam um tratamento violento e cruel.

Este movimento se tornava cada vez mais poderoso, e este fato, atraía os interesses políticos. Durante o século XV, o rei e a rainha da Espanha se aproveitaram desta força para perseguirem os nobres e principalmente os judeus. No primeiro caso, eles reduziram o poder da nobreza, já no segundo, eles se aproveitaram deste poder para torturar e matar os judeus, tomando-lhes seus bens. 

Durante a esta triste época da história, milhares de pessoas foram torturadas ou queimadas vivas por acusações que, muitas vezes, eram injustas e infundadas. Com um poder cada vez maior nas mãos, o Grande Inquisidor chegou a desafiar reis, nobres, burgueses e outras importantes personalidades da sociedade da época. Por fim, esta perseguição aos hereges e protestantes foi finalizada somente no início do século XIX. 

Inquisição no Brasil 

No Brasil, os tribunais chegaram a ser instalados no período colonial, porém não apresentaram muita força como na Europa. Foram julgados, principalmente no Nordeste, alguns casos de heresias relacionadas ao comportamento dos brasileiros, além de perseguir alguns judeus que aqui moravam.

Curiosidade:

- Um dos inquisidores que mais castigou hereges no século XV foi o espanhol Tomás de Torquemada. Ele ficou conhecido como o "Grande Inquisidor" e atuou na perseguição e punição de muçulmanos e judeus convertidos que moravam na Espanha.

Fonte: http://www.suapesquisa.com/historia/inquisicao                                        Eduardo Petenassi 3°    

Forte, teimosa e voluntariosa - Carlota Joaquina

 O perfil de Carlota Joaquina traçado pelos servidores da casa de Bragança era de uma mulher irrequieta e inflexível que não havia de retroceder a um desejo, a geniosa menina sem dúvidas fazia por merecer tais qualificativos, mas o retrato era incompleto.
 Durante alguns anos houve a expectativa de que se tornasse herdeira do trono, pois a mãe tivera vários abortos, sendo assim, a infanta recebeu educação esmerada. Em 1785, cumprindo um acordo matrimonial assinado por seu avô Carlos III e pela rainha D.Maria I de Portugal, partiu para Lisboa, aos 10 anos se tornava esposa do príncipe e futuro rei D.João. Comprovando sua educação cortesã e dotes intelectuais, A Gazeta de Lisboa relata o sucesso dos exames que Carlota prestou na presença de diplomatas portugueses.
  Mesmo sob a educação rígida pautada na etiqueta cortesã, comum às meninas da nobreza, há vários depoimentos de pessoas que conviviam cotidianamente com ela e que afirmam de maneira unânime seu temperamento irredutível quando não queria cumprir ordens. Já outras pessoas relatavam sobre um lado generoso, dois episódios narrados por Luiz Joaquim dos Santos Marrocos ajudam a contradizer a má fama da princesa. 
  Incompatível com os papéis femininos de seu tempo e representante de uma tradição política em vias de extinção, Carlota Joaquina tornou-se duplamente sujeita a estereótipos. A personagem é mais complexa e interessante do que a lenda.

Fonte: Dossiê de Carlota Joaquina da Revista de História da Biblioteca Nacional.

Danielle Gusson Mercurio, 3ºB

O domínio das roupas.

Dia 7 de março 1808 com a desembarcação da Nobreza Portuguesa no Rio de Janeiro,impressionou as colônias que ali viviam com seu luxo de vestimenta,pois nas colônias nem todo mundo podia vestir o que quisesse. O alto preço das roupas impedia o uso das peças mais bonitas. Naquela época era possível encontrar anúncios de vestidos,seda,bordados,ouro e prata. Nessa época os vassalos,que eram uma classe considerada inferior a nobreza,não tinha direito a vestimentas de luxo. Apenas uniformes. 
Até mesmo os indígenas a classe social pelas roupas que usavam. As festas de luxo não eram apenas para a diversão e sim para mostrar o que cada um tinha de melhor. Nos dias de hoje é impossível usar os mesmos trajes que naquela época,pois hoje não temos tempo e nem lugar apropriado para tal ocasião. Cada época possuiu uma forte influencia de estilo que com o tempo se aperfeiçoa. 








 
 
                                                           
 Vinícius Maroz 3º D, Mariana Honório 3º E


 Fonte: Revista de história da biblioteca nacional.




A invenção do voô

            Uma coisa que parecia tão impossível agora se tornou possível , pratico e acessível.O inventor brasileiro Alberto Santos Dumont criou o primeiro avião do mundo capaz de realizar um voo completo, incluindo decolagem, permanência no ar e pouso, sem a necessidade de uma rampa para lançamento.
Chamado 14 Bis, o avião também ficou conhecido em francês como ‘Oiseau de Proie’, que significa ‘Ave de Rapina’. A demonstração de Santos Dumont, considerado ‘Pai da aviação’, aconteceu em 12 de novembro de 1906, em Paris, na França.
A façanha foi acompanhada por uma multidão de testemunha, inclusive a imprensa europeia, e teve sua autenticidade certificada pelo Aero Clube da França e pela Federação Aeronáutica Internacional (FAI), que reconheceram o voo como primeiro da história.No mesmo voo, que atingiu 220 metros, em 21 segundos, a uma velocidade média de 37,4 km/h, a FAI ainda homologou o primeiro recorde de distância de um aparelho mais pesado que o ar e em outra demonstração, o primeiro recorde de velocidade, com a marca de 41,3 km/h.
Alguns dias antes, em uma primeira tentativa não registrada oficialmente, realizada em 23 de outubro de 1906, o aviador Santos Dumond voou cerca de 60 metros com o 14 Bis. Neste voo, o brasileiro atingiu uma altura entre dois a três metros.
  





             
                                                 

                                            
















  fonte:www.rankbrasil.com.br

                                   Agnes Godoi, Larissa Pariz e Cristiana Del Conte.

Série Origens do Cristianismo - Panorama atual do Cristianismo

Atualmente, o cristianismo é a religião com o maior número de adeptos no mundo. Denomina-se cristão qualquer doutrina ou pessoa que segue os ensinamentos de Cristo. Dentro do cristianismo, o catolicismo destaca-se pelo número de fiéis. No contexto atual, várias pessoas estão convertendo-se ao cristianismo, seja por motivos econômicos, políticos ou simplesmente por acreditar e identificar-se melhor com suas ideologias.
Há certo tempo, o cristianismo perdeu uma grande parte de seus fiéis, pois manifestava-se contra o modo de agir e pensar de certas pessoas. O que também contribuiu para a grande perda, foram os escândalos denunciados pela mídia envolvendo padres em pedofilia, a renegação do Papa Bento XVI do mais alto cargo da Igreja Católica, o conservadorismo Protestante e Pastores envolvidos com corrupção. Em uma tentativa para chamar a atenção de recém-convertidos e de cristãos extraviados, os chefes religiosos vêm se manifestando a respeito de temas que ainda são considerados ''tabus'', como homossexualidade, vida, morte, ''o além'' e outros pontos discutidos ao redor do mundo.
A mudança de conceitos deu um resultado positivo, já que o cristianismo cresceu bastante nos últimos anos e tem chances de crescer ainda mais.

Até este post, era o aluno Igor que estava escrevendo esta série, mas com a entrada de novos integrantes no Contraturno (inclusive eu) nós resolvemos criar um grupo de Teologia. Fique atento, sua religião pode estar aqui.

Rudi Henrrique  2º A

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