domingo, 14 de dezembro de 2014

Confraternização de Encerramento do Contraturno 2014








O Projeto Contraturno  vai se encerrando com o ano de 2014 , mas nós a turminha do Contraturno se Deus quiser estaremos todos juntos novamente no ano de 2015, um novo ano,um novo começo, um novo momento, mas a mesma turminha .  Só tenho a agradecer a todos que fizeram parte do Contraturno e principalmente a fundadora desse Projeto, a Professora Zilda, que nos proporcionou o conhecimento, e o prazer do saber ,de buscar ainda mais afundo sobre informações do passado, que fica só nas lembranças dos que viveram nele, e da atualidade, a tal qual estamos tão presentes e sujeitos a sermos vitimas dela. A alegria que se tem em pensar e aprender faz-nos pensar e aprender ainda mais. Esse Projeto foi e é importante pra minha aprendizagem, é muito gratificante fazer parte disso tudo.  Professora Zilda não sei por onde começar a dizer sobre você, é uma excelente professora que se preocupa com os alunos, que tenta explicar a matéria da melhor forma possível, é uma pessoa admirável ,que transfere o que sabe e aprende o que ensina.  Você é importante,  sua presença na educação é fundamental, pois você tem nas mãos a grande arma… Seus alunos!!

Obrigado Professora Zilda por tudo, por nos dar um dia tão divertido  e especial na sua casa, a Confraternização de Encerramento do Projeto Contraturno.   Desejo a todos um ótimo Natal, e que 2015 seja tão bom, ou até melhor quanto 2014. 

Aluno: João Piraccini

terça-feira, 2 de dezembro de 2014

Andorinha sozinha não faz verão


E diz o povo: “andorinha sozinha não faz verão”.
De fato, por toda e qualquer história de sucesso, ademais o esforço pessoal, tem por traz o suporte de alguém.
Ok, de “muitos alguéns”.
A regra volta a se repetir, e dessa vez, foi o trabalho e amparo da Professora Zilda, que impulsionou o sucesso de alguns alunos, através do Projeto Contraturno.
Os vulgos vestibulandos conseguiram um bom desempenho nos vestibulares em geral na disciplina de história e similares.
As Instituições foram muitas: UEL, UEM, PUC-PR, UNOPAR, Unifil, FECEA, além do tão famoso ENEM.


Autor: Ademir Xavier.

Pronomes Relativos - Relative Pronouns

Os pronomes relativos podem exercer a função de sujeito ou objeto do verbo principal. Lembre-se de que quando o pronome relativo for seguido por um verbo, ele exerce função de sujeito. Caso o pronome relativo for seguido por um substantivo ou pronome, ele exerce função de objeto.

  • Quando o antecedente for pessoa e o pronome relativo exercer a função de sujeito do verbo, usa-se who ou that.
Exemplo: The boy who / that arrived is blond. (O menino que chegou é loiro.)

  • Quando o antecedente for coisa ou animal e o pronome relativo exercer a função de sujeito do verbo, usa-se which ou that
Exemplo: The cat that / which is in the garden belongs to my sister.
(O gato que está no jardim pertence à minha irmã.)

  • O pronome relativo whose (cujo, cuja, cujos, cujas) estabelece uma relação de posse e é usado com qualquer antecedente. Esse pronome é sempre seguido por um substantivo e nunca pode ser omitido.  
Exemplo: The cat whose owner is my sister was in the garden. (O gato cuja dona é minha irmã estava no jardim.)

  • O pronome relativo where (onde, em que, no que, no qual, na qual, nos quais, nas quais) é usado para se referir a lugar ou lugares.
Exemplo: The place where I live is far from here. (O lugar onde moro é / fica longe daqui.)

Aluno: João Piraccini, Thais Hashimoto, Matheus Canesin 2ªA e 2ºB

Bandeirantes no Brasil

A principio o bandeirismo tinha como intuito prender os índios e levá-los para vender para áreas que não tinham a presença do negro para o trabalho escravo, assim vendiam os índios por um preço bem mais baixo que o negro, e o escravizavam. O bandeirismo teve seu auge com a ocupação dos holandeses.
A pobreza da população de São Paulo foi o que motivou o os holandeses, isso aconteceu quando o comercio açucareiro começou a entrar em declínio e a população migrar das cidades litorâneas para o interior onde a economia não tinha sido tão afetada.
Os bandeirantes cultivavam alguns produtos, apenas para sua subsistência, e começou a ver novas riquezas nos sertões, índios que poderiam ser escravizados, matais preciosos.
Podemos dizer que os Bandeirantes foram homens corajosos, que os portugueses usaram para combates contra os índios rebeldes e escravos fugitivos, tudo isso aconteceu no começo da colonização do Brasil.
Em São Paulo teve o surto das bandeiras que teve origens com expedições de resgate para prisioneiros. 
Podemos entender que o bandeirismo teve origem na obra dos Jesuítas com seu início em São Paulo, saiam de São Vicente para o interior do país por entre as florestas e seguindo o caminho dos rios, partindo assim rumo ao Rio grande do Sul, Minas Gerais, Mato Grosso e Goiás. 
Os bandeirantes precisavam buscar novas fontes de enriquecimento. Como os negros eram muito caro, então eles resolveram aprisionar os índios, era um bom negócio. Essa fase foi importante para os bandeirantes, pelo Tratado de Tordesilhas, que não estava em vigor, o que serviu de ajuda para a destruição do primeiro ciclo missionário que aconteceu no sul da colônia. Seu objetivo maior era aprisionar os índios para que pudessem vendê-lo.


Maria Carolina Duarte

→ Os Banderiantes ←


















Fonte: http://www.suapesquisa.com/historia/bandeirantes/

Postado por: Natalia Sayuri Yara Yamashita 2ºA

Periodo de Redemocratização

Redemocratizão: é o processo de restauração da democracia. 
No Brasil foram dois processos ocorridos em períodos distintos. O primeiro em 1945, com a deposição de Getúlio Vargas, dando fim a ditadura com um golpe de 1937. No segundo, após o período ditatorial iniciada com um golpe de  1964, O processo de redemocratização teve início no governo do general Figueiredo, com a anistia aos acusados ou condenados por crimes políticos, processo perturbado pela chamada linha dura. Em dezembro de 1979, o governo modificou a legislação partidária e eleitoral e restabeleceu o pluripartidarismo. Com o agravamento da crise econômica, inflação e recessão, os partidos de oposição ao regime cresceram; da mesma forma fortaleceram-se os sindicatos e as entidades de classe. Em 1984, ocorreu as campanha Diretas já. A partir do governo Ernestro Geisel, entre 1974 e 1979, a crise econômica do país e as dificuldades do regime militar agravam-se. Nesse quadro de dificuldades e o apoio da sociedade torna-se indispensável. A campanha das Diretas. Já espalha-se em grandes comícios, passeatas e manifestações por todo o país. Em 1984, na Praça da Sé em São Paulo ocorre o  primeiro grande comício da campanha por eleições diretas para presidente foi organizado por Franco Montoro, governador paulista. Em 1985, Tancredo Neves foi eleito Presidente da República pelo Colégio Eleitoral. Tancredo, porém, foi internado em Brasília, um dia antes da cerimônia de posse. Foi submetido a várias cirurgias mas seu estado de saúde só se agravou. Até que, para grande pesar e comoção dos brasileiros, Tancredo faleceu em 21 de abril de 1985 na Cidade de São Paulo. Sarney assumiu a Presidência no dia 15 de março, dando fim a 21 anos de ditadura militar no Brasil.

Postado por: Rafael Borges Ferreira
Fonte:  http://pt.wikipedia.org/wiki/Redemocratiza%C3%A7%C3%A3o

Invasões Holandesas no Brasil

       O Brasil foi invadido pelos holandeses por duas vezes. No ano de 1624 ocorreu a posse de Salvador, que durou um ano, e em 1630 eles tomam Pernambuco, controlando quase todo o Nordeste por 24 anos, tendo como principal objetivo a comercialização do açúcar.
       De todas as regiões nordestinas, a mais abastada do mundo no cultivo de açúcar era Pernambuco, e como o objetivo dos holandeses era o controle deste produto na Europa, Pernambuco foi um alvo importante durante as invasões holandesas. Os holandeses pretendiam alcançar a região dos engenhos, porém, eles foram obstruídos pelas Milícias dos Descalços – guerrilheiros que tinham o intuito de fazer oposição às invasões.
       No ano de 1637 chegou a Pernambuco, designado pela Companhia das Índias – empresa instituída pela Holanda para avalizar a comercialização do açúcar brasileiro -, o conde Maurício de Nassau, militar de nacionalidade alemã que para ali fora designado no intuito de consolidar o domínio holandês.
       Sua primeira ação prática consistiu em ampliar a área já subjugada instituindo um fidedigno Brasil holandês. Entre suas iniciativas está o alargamento do limite sul da Nova Holanda – nome que recebeu a região conquistada pelos holandeses – até as margens do Rio São Francisco, e a criação do forte Maurício, próximo à vila de Penedo.
       Maurício de Nassau foi o responsável por um grande progresso no Nordeste durante sua administração: criaram-se muitos hospitais, asilos e várias ruas foram ladrilhadas. Em 1640, ocorreu um abalo em Portugal que libertou este do domínio Espanhol; no ano de 1641, Portugal, estando em desavença com a Espanha, opta por um armistício de dez anos com a Holanda, que em pouco tempo passa a valer também no Brasil.
       Não havendo mais tentativas de se tomar outras terras, Nassau passou a dedicar-se inteiramente à administração do território brasileiro holandês.
       Maurício de Nassau procurou obter a aceitação dos senhores de engenho e da população à ocupação holandesa, não se preocupou em gastar o dinheiro da Companhia das Índias para realizar melhorias nas cidades, em folguedos para o povo e principalmente em comodatos aos proprietários rurais que tiveram suas lavouras danificadas em virtude das lutas, estimulou as artes e as ciências e instituiu uma vida cultural totalmente nova e desconhecida até o momento pelo Brasil colonial.
      Economicamente, tentou diferenciar a agricultura nordestina da pecuária do Rio Grande do Norte, no campo político expandiu a participação das camadas gerenciadoras, incluindo os judeus, portugueses e comerciantes, sendo que holandeses tornaram-se a metade dos representantes e a outra se constituía de luso-brasileiros.
       Em 1640, chamou-se o primeiro Parlamento da América do Sul para a instituição de uma legislação para o Brasil holandês. Em 1644, se finda o governo de Maurício de Nassau, sendo sua deposição aceita pela Companhia das Índias, com quem já vinha em conflito há algum tempo em virtude de seus gastos considerados excessivos.
       Após a partida de Maurício de Nassau, intensificaram-se os conflitos entre os senhores de engenho e os comerciantes holandeses, pois devido a várias intempéries os senhores de engenhos não estavam conseguindo pagar os empréstimos efetuados para as plantações. A Companhia das Índias resolveu assumir as dívidas dos plantadores com os comerciantes, porém não o fez de graça, interveio nos engenhos confiscando a produção.
       Em 1645, após muitos confrontos, finalmente os colonos portugueses - apoiados por Portugal e Inglaterra - conseguiram expulsar os holandeses do território brasileiro. Durante o tempo em que ficaram no Brasil, os holandeses deixaram como legado várias melhorias para o país, como a implantação de uma sociedade urbana em Recife, por exemplo; a luta contra os invasores contribuiu também para a concepção do sentimento nativista no povo.


Fonte: http://www.infoescola.com/historia/invasoes-holandesas-no-brasil/

Aluna: Isabela Zanon    2º A