quinta-feira, 28 de agosto de 2014

Comemoração Especial do Aniversário da Profª Zilda


Nesta quinta-feira (28/08/14) os alunos do Contraturno fizeram uma atividade totalmente diferente e inesquecível, organizamos uma festa surpresa para comemorar o aniversário da Profª Zilda, a fundadora do Projeto Contraturno. O que os alunos fizeram hoje pela Profª Zilda, foi por puro merecimento, por ser uma pessoa tão admirável, especial, dedicada e batalhadora. É uma honra ter ela como professora de história, pois tudo o que ela faz é em dedicação a aprendizagem dos alunos, ao entendimento e conhecimento do mundo. Obrigado Profª Zilda por tudo o que tem feito pelos alunos do Contraturno e principalmente por todos os alunos, pois o blog do Contraturno é uma ferramenta de grande eficiência como base para os estudos, nos oportunizando conhecimento e sobretudo aprendizado. Obrigado por tudo Profª Zilda, agradeço em nome de todos os alunos do Contraturno.






Alunos: João Piraccini, Isabela Zanon, Natália Sayuri, Matheus Canesin, Daniela Borges, Isadora Irmer, Rafaela Gonçalves, Isabella Souza, Rafael Borges, Gabriela Tonelo, Igor de Lucca, Patrick Rogel, Ademir Xavier e Valdemir Gomes.


Atividade Interativa - Preservação do meio ambiente

Nesta quinta-feira (28/08/14) os alunos do Contraturno junto com a Profª Zilda deram continuidade a atividade de interação e colaboração na preservação do meio ambiente e plantaram mais mudas de "papiros" em outros espaços do Colégio Emílio de Menezes, deixando o ambiente mais agradável. Por mais que muitas pessoas não levam em consideração que o meio ambiente ( tudo o constitui ele como árvores, flores, entre outros) é um fator importantíssimo para o ser humano, ainda existem pessoas no mundo que lutam para preservá-lo, e o Projeto Contraturno é um dos meios que nos ensinam, assim como muitos outros projetos espalhados pelo mundo, o quão é importante preservar o meio ambiente, pois é preciso preservar para continuarmos existindo. Mas se tudo for deixado para ser resolvido quando agravar a situação, como é o caso do Brasil e no mundo, onde é preciso que aconteça uma tragédia para ser tomada as devidas providências, mais tarde pode ser que não seja possível achar uma solução e  " Somente quando for cortada a última árvore, pescado o último peixe e poluído o último rio, é que as pessoas vão perceber que não podem comer,beber ou respirar dinheiro". Pense nisso e faça a diferença em quanto a tempo !!!


 Fotos dos alunos do Contraturno juntamente com a Profª Zilda dando continuidade a atividade de interação e colaboração na preservação do meio ambiente




      





Aluno: João Piraccini  2ºA 




O PAPIRO










quarta-feira, 27 de agosto de 2014

MARATONA ENEM

publicado em 01/08/2014

O Sistema Anglo de Ensino e o Colégio Londrinense realizam a Maratona Enem 2014 no dia 31 de agosto para alunos de 8º e 9º anos (Provão do Fundamental) e de 1ª e 2ª séries (Provão de Treineiros) de escolas públicas e particulares de Londrina e região. Será a segunda etapa do Rally Preparatório do Colégio Londrinense deste ano.

Faça a sua inscrição gratuitamente e aproveite esta ótima oportunidade de autoavaliação e de aprendizado. Você faz o treinamento, concorre a prêmios, realiza a correção interativa e recebe um detalhado relatório de desempenho.

Provão do Fundamental: para alunos de 8º e 9º anos, com 40 questões de múltipla escolha
Provão de Treineiros: para alunos de 1ª e 2ª séries, com 60 questões de múltipla escolha
Data: 31 de agosto de 2014 - Horário: 13h

Tira.jpg

REGULAMENTO NACIONAL (clique aqui)

REGULAMENTO LOCAL (clique aqui)

Mais informações: informatica@colegiolondrinense.com.br ou 3375-7520.

--------------------------- <<< mais informações >>> ---------------------------
RALLY PREPARATÓRIO DO COLÉGIO LONDRINENSE 2014

O Rally Preparatório do Colégio Londrinense 2014 é formado pelo Simulado Enem, de 27 de abril, pela Maratona Enem, de 31 de agosto, e pelo Simulado Aberto Nacional (vestibulares e Enem), de 28 de setembro. No ano passado, quase 13 mil inscritos de escolas públicas e particulares de Londrina e região tiveram a oportunidade de participar gratuitamente dos treinamentos.

Maratona_Enem.jpg

terça-feira, 26 de agosto de 2014

Estudo de temas ambientais

Nesta aula do contraturno foi proposto um estudo relacionado a temas ambientais. Como de costume, fizemos pesquisas, debates sobre o assunto...E como não poderia faltar em nosso blog, a postagem do dia! Hoje, dedicarei a postagem para falar um pouco sobre essa "maravilhosa" planta que está logo acima desta postagem, o "Cyperus Papyrus", ou simplesmente "Papiro", a matéria-prima dos antigos papéis dos egípcios.


Haste longa... Folhas finas e lisas... E variando sua espessura de 5 a 6 cm, e de comprimento, podendo atingir seus 3 metros, o papiro tornou-se, durante séculos, uma planta primordial para os egípcios por ser uma planta que havia em abundância as margens do Rio Nilo, e sustentavaa economia do Egito com o comércio e exportação de rolos e rolos de papiros!

Hoje em dia, esta planta torna-se muito difícil de encontrar, mas nós do projeto presenciamos um momento épico: plantamos o lendário papiro em frente à secretaria no nosso colégio!! E ela está magnífica!

Espero que possamos vê-la crescer, e um dia fazer o nosso próprio papel!

Texto escrito por: Natalia Sayuri 2ºA

Questões Ambientais





Nesta terça-feira (26/08/14) no Projeto Contraturno, os alunos juntamente com a Profª Zilda realizaram uma atividade interativa em relação às questões ambientais, onde os alunos fizeram um resgate histórico de uma planta milenar que era cultivada pelos egípcios antigos às margens do Rio Nilo para a produção de papel, o "papiros". As folhas são longas e fibrosas, um pouco semelhantes às folhas de cana-de-açúcar .No Egito Antigo, o papiro era encontrado nas margens do rio Nilo e foi muito utilizado pelos egípcios para diversos propósitos. Ao se falar do meio ambiente é muito importante ter conscientização em preservá-lo, pois é ele que preserva diversas espécies principalmente a nossa, a dos humanos, que o destrói a cada dia, havendo a possibilidade de no futuro não termos mais o controle e capacidade de mantermos a natureza devido aos problemas causados pelo homem. É possível notar as mudanças devastadores no meio ambiente ,todos os dias acompanhamos na televisão, nos jornais e revistas as catástrofes climáticas e as mudanças que estão ocorrendo, rapidamente, no clima mundial. Nunca se viu mudanças tão rápidas e com efeitos devastadores como tem ocorrido nos últimos anos. Mas para todo problema há uma solução, pois somos uma nação que juntos podemos fazer a diferença, basta ter conscientização e REUTILIZAR, RECICLAR, REDUZIR e REPENSAR em relação à preservação do meio ambiente.


        Fotos dos alunos do Projeto Contraturno junto com a Profª Zilda plantando "papiros" 



                              







 Aluno: João Piraccini  2ºA






Chuva Ácida e Buracos na Camada de Ozônio


O buraco na camada de ozônio é formado principalmente pela reação química entre os CFC's (clorofluorcarbono) e o Ozônio. Os CFC’s podem ser encontrados em aerossóis, ar-condicionado, gás de geladeira e solventes.
Os CFC’s entram em processo de decomposição na estratosfera (segunda camada da atmosfera), através da participação dos raios ultravioletas que quebram as ligações do ozônio, exterminando assim as suas moléculas.
A existência de buracos na camada de ozônio é muito importante, visto que a radiação solar é absorvida por ela. Assim com a formação de buracos na camada de ozônio a absorção dos raios solares não é completamente realizada e quando chegam ao solo podem gerar câncer de pele na população, pois os raios ultravioletas são responsáveis por alterar o DNA das células. O buraco na camada de ozônio também apresenta uma grande relação com o aquecimento global.
Governos e órgãos internacionais, instituições ligadas ao meio ambiente, preocupadas com a gravidade do problema ambiental provocado por esse fenômeno buscam formas e medidas para evitar tal problema. Assim como forma de prevenção desse problema os CFC’s foram proibidos em vários países e o seu uso passou a ser menor em outros. Dessa forma, houve uma queda no crescimento do buraco na camada de ozônio.
 
Alunos: Daniela Borges e Matheus Canesin    2ºA

Como a água é vista pra você?


  A água é de extrema importância para a vida de todos os seres vivos que habitam a Terra, cerca de 70% da superfície é composta por água, porém somente 4% da água é doce, ou seja, própria para o consumo. A população mundial continua crescendo, e a água?
   Alguns dizem que a água é importante, mas apenas 30% aproximadamente agem como deveriam, não se esquecendo que a maioria nem mesmo se importa e nem mesmo faz. O desconhecimento, a falta de orientação e informação aos cidadãos, são os principais fatores que levam ao desperdício, que ocorre na maioria das vezes nos usos domésticos. Umas das atividades que mais desperdiça a água é a irrigação por canais, ou por aspersão. O estado perde diariamente 1,3 bilhões de litros/dia.
   Diante da escassez das chuvas, o racionamento de água já é uma realidade em 142 cidades do Brasil, cerca de 6 milhões de habitantes. Em outros 47 municípios, a situação é ainda mais crítica: diante de um colapso no abastecimento, moradores convivem com torneiras completamente secas. As represas que antes abasteciam as cidades, hoje estão totalmente secas, como a foto abaixo demonstra:
   Com a falta da chuva, e o desperdício da água , hoje vivenciamos a falta de contribuição de alguns. E agora, a água é importante pra você? 


Alunas: Isabela Zanon
              Rafaela Gonçalves
turma: 2ºA 

Reciclagem



Conceito de Reciclagem: É o processo que visa transforma materiais usados em novos produtos com vista à sua reutilização.

Materiais que podemos reciclar:

Tipo
Reciclagem
Lixo comum não reciclável
Papel
Papelão, caixas em geral, papel de escritório, jornais, revistas, livros, cadernos, cartolinas e
embalagens longa vida.
Papel carbono, celofane, papel vegetal, papéis encerados ou plastificados, higiênico, lenço de papel, guardanapos, fotografias, fitas ou etiquetas adesivas.
Plástico
Sacos, CDs, disquetes, embalagens de produtos de limpeza , canos e tubos, garrafas, plásticos em geral.
Plásticos termofixos (usados na indústria eletroeletrônica e na produção de alguns computadores, telefones e eletrodomésticos) e embalagens plásticas metalizadas (como as de salgadinhos).
Vidro
Garrafas de bebida, vidros de janelas, vidros de automóveis, frascos em geral, potes de produtos alimentícios e copos.
Espelhos, cristais, lâmpadas, ampolas de medicamentos, cerâmicas, porcelanas, tubos de TV e de computadores.
Metais
Latas de alumínio (refrigerante, cerveja, suco), latas de produtos alimentícios (óleo, leite em pó, conservas), tampas de garrafa, embalagens metálicas de congelados, folha-de-flandres.
Clips, grampos, esponjas de aço, tachinhas, pregos e canos.


Por: Nathalia Ramos e Igor de Lucca