sexta-feira, 29 de março de 2013

Quinta-feira Santa

Jesus institui a Eucarístia na última ceia
A liturgia da Quinta-feira Santa é um convite a aprofundar concretamente no misterio da Paixão de Cristo, já que quem deseja seguí-lo deve sentar-se à sua mesa e, com o máximo recolhimento, ser espectador de tudo o que aconteceu na noite em que iam entregá-lo.
ALUNA: Larissa Guslen

quinta-feira, 28 de março de 2013

Grécia Antiga

Mitologia grega


Os gregos criaram mitos para passar mensagens para as pessoas com objetivo de preservar a memoria historia do povo. Portanto iam buscar um significado para alguns fatos políticos e econômicos sociais, os gregos criaram algumas séries de histórias de origens imaginativas.


Os gregos buscavam enxergar a vida em quase tudo que os cercavam e buscavam explicar tudo. A imaginação dos gregos eles criavam imagens, personagens e figuras mitológicas.


Os principais seres mitológicos eram: heróis, ninfas, sátiros, centauros, sereias, górgonas e quimera. Seus principais deuses gregos são: Zeus, Afrodite, Poseidon, Hades ,Hera, Apolo, Ártemis, Ares, Atenas, Cromos, Hermes, Hefesto.


A religião grega era extremamente importante para eles, como a maioria dos povos antigos eles eram politeísta acreditavam nas existências de diversos deuses.


Ainda havia Eros deus do amor, e outras entidades como os faunos, ninfas e musas. Um dos mais conhecidos era Hércules , filho do Zeus com a tebana Acmena.


Larissa Aparecida Gomes


Fonte:http://www.suapesquisa.com/mitologiagrega/


quarta-feira, 27 de março de 2013

Símbolos da Páscoa

Símbolos da Páscoa

*Coelho da Pascoa: simboliza vida nova e também a felicidade  

*Ovo de Pascoa: assim como o coelho de Pascoa esta associada a fertilidade e uma vida nova
 
*Cordeiro :um sacrifício feito por Moisés em homenagem a Deus pela libertação dos hebreus no Egito e seu ponto cristão e a crucificação de Jesus para pagar os pecados dos homens
 

*Sinos: são anunciados nas igrejas católicas homenageando a ressurreição de Cristo no domingo de pascoa
 

*Ciro Pascoal: são velas acesas com a letra “grega “alfa” ou omega representa inicio e fim. A luz representa ressurreição de Cristo
 



*Colomba Pascoal: um pão com formato de pomba ,criado na Itália e essa pomba representa a PAZ e também o Espirito Santo
 

*Pão e Vinho: quando Jesus repartiu o pão e o vinho com seus discípulos na ultima Seia ou santa Seia ,que simboliza o corpo e o sangue de Jesus Cristo


Autor:Valdemir Matheus Gomes da silva

Revolução Inglesa



Revolução inglesa










A revolução inglesa do seculo XVII, representou a primeira manifestação de crise da época moderna, conhecido como absolutismo.

O poder monárquico era limitado e cedia o poder ao Parlamento que instaurou o regime parlamentarista que rege até hoje.

Esse processo começou com a Revolução Puritana(1640) e terminou com a Revolução Gloriosa(1688), essas duas revoluções fizeram parte do mesmo período, dai Revolução Inglesa e não Revoluções inglesas.

Esse movimento criou condições para a Revolução Industrial e abriu caminhos para o capitalismo. Foi a primeira Revolução Burguesa da história da Europa.



A Guerra Civil e Republica Puritana:



foi um marco importante para a revolução. Foi uma guerra entre os cavaleiros do rei e os cabeças- redondas. Os cabeças- redondas ganharam a guerra e Oliver Cromwell criou o governo que atendia os interesses burgueses.

Uma medida para combater os holandeses e fortalecer o comércio foi os Atos de Navegação.

> atos de navegação: o comércio com a Inglaterra só podia ser feito com navios ingleses ou com países que faziam comércio com a Inglaterra.

O governo comandado por Cromwell terminou em 1659, um ano depois de sua morte.



A Revolução Gloriosa:



Em 1660 Carlos II é proclamado rei com poderes limitados. Manchou sua reputação com o parlamento ao estreitar ligações com o rei francês Luis XIV. Baixou novos atos de navegações favoráveis ao comércio inglês. Envolveu-se na guerra contra a Holanda.

Com essas atitudes, o parlamento foi dividido em dois grupos:

Os Whigs que eram contra o rei , e os Tories que eram defensores feudais e ligados a aristocracia feudal.

Com a morte de Carlos II, seu irmão Jaime II assume o poder e tomou medidas drásticas, quis restaurar o sistema absolutista, o catolicismo, punia os revoltosos, o parlamento não aceitou suas ações e  convocou Maria Stuart para ser rainha. Seu marido assina a declaração dos direitos, que concedia amplos poderes ao parlamento.

REVOLUÇÃO INDUSTRIAL


Etapas do Desenvolvimento da Revolução Industrial
1° FASE:
-Teve inicio na Inglaterra século XVIII ;
-Grande ascensão do capitalismo ;
-Acumulo de capital ;
-Invenção de máquinas a vapor;
-O salário dos trabalhadores eram baixos, péssimas condições de trabalho, sem direitos trabalhistas;
-Mão de obra infantil e de mulheres com baixos salários;
    -Troca do modo artesanal para o industrial.


2°FASE
-Inicio nos Estados Unidos;
-Criação de novas tecnologias como, veículos e aviões (carros, ônibus, etc);
- Houve também um significativo melhoramento nas tecnologias usadas nas máquinas industriais que se tornaram mais eficientes;
- Sistemas de produção mais eficientes, dando maior produtividade com diminuição de custos;
- Uso do petróleo e energia elétrica se tornaram mais utilizados como fonte de energia;
-Avanços na área de telecomunicações como o telefone e o rádio.


3° FASE
-Liderada pelos Estados Unidos, teve inicio no final da Segunda Guerra Mundial;
- Uso de novas fontes de energia como a nuclear;
-Desenvolvimento e início do uso da informática, principalmente por parte de empresas e governos;
- Melhorias nas condições de trabalho com o melhoramento dos direitos trabalhistas;
- Fortalecimento do sistema capitalista;
- Ascensão econômica do Japão e da Alemanha que passam a ser potências econômicas na segunda metade do século XX;
- Desenvolvimento da Genética e da Biotecnologia, oferecendo novos recursos para a área da medicina e fortalecendo a indústria de medicamentos;
- Novo cenário nas relações econômicas e formas de produção;
- No final do século XX e começo do XXI, vem o desenvolvimento da Internet;
-Aumento da importância, na economia, dos países emergentes (China, Rússia, Brasil e Índia).

Escrito por Cláudia Dias.

FONTE: => http://www.suapesquisa.com/industrial/fases_revolucao.htm

FILOSOFIA NA GRÉCIA ANTIGA


 
Filosofia na Grécia Antiga

A filosofia surgiu na grécia antiga sendo que, os maiores filósofos viveram na cidade-estado de Atenas. Os mais importantes filósofos gregos foram: Sócrates, Platão e Aristóteles.
Alguns estudiosos alegaram que a filosofia grega teria sido influenciada, por sua vez, pela literatura e pelas cosmogonias de civilizações mais antigas do Oriente Médio. Contato com a cosmologia e a teologia oriental ajudou os primeiros filósofos gregos a liberarem sua imaginação; certamente lhes deu muitas ideias sugestivas. Mas eles ensinaram a si próprios a raciocinar. A filosofia, tal como a compreendemos, é uma criação grega."
A filosofia tem uma história de mais de dois mil e quinhentos anos. Foi na Grécia Antiga que essa ciência surgiu e tomou as primeiras proporções.
A filosofia grega pode ser dividida em três fases: período pré-socrático, socrático e helenístico. No período pré-socrático, a filosofia foi utilizada para explicar a origem do mundo e das coisas ao redor. Os pré-socráticos buscavam um princípio que deveria estar presente em todos os momentos da existência de tudo. Os principais filósofos dessa fase foram: Tales de Mileto, Heráclito, Anaximandro, Xenófanes e Parmênides.


Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Filosofia_da_Gr%C3%A9cia_Antiga e Livro didático História Uma Abordagem Integrada
Aluno:Felipe Suzuki

terça-feira, 26 de março de 2013

Habemus Papam


A renúncia de Bento XVI
A Santa Sé anunciou que o papado, exercido pelo teólogo alemão desde 2005, ficaria vago até que fosse escolhido um sucessor, o esperado era que a escolha acontecesse até a Páscoa.
O Vaticano negou que o papa tenha se abstido do cargo por motivo de doença, Bento XVI (Joseph Ratzinger) com 85 anos, apesar de saber a gravidade de tal ato, afirmou que deixaria a liderança da Igreja Católica Apostólica Romana, devido à sua idade avançada, por que sentia-se sem forças para exercer as obrigações do cargo.
A escolha do novo papa
O papa é eleito por um colégio de cardeais que se reúne no Vaticano a portas fechadas. A assembléia para a escolha de um novo pontífice se chama conclave. Após a morte do papa, todos os cardeais do mundo com menos de 80 anos devem viajar a Roma.
Quando o novo pontífice é eleito, ele recebe um nome especial para honrar uma tradição iniciada ainda com o primeiro líder da Igreja Católica. Segundo a historiografia cristã, Jesus mudou o nome do pescador Simão, um dos seus apóstolos, quando o escolheu para ser seu representante na terra, dizendo o seguinte: "Tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei minha igreja". Simão se tornou São Pedro e desde então cada papa eleito indica o nome que lhe agrada”
1.     Quando o papa morre, o camerlengo — cardeal que assume a igreja interinamente — cumpre um ritual. Ele toca três vezes a testa do papa com um martelinho e o chama pelo nome de batismo. Sem resposta, ele anuncia oficialmente o falecimento
2.     O conclave começa 18 dias após a morte do papa, tempo necessário para que os cardeais de todo o mundo cheguem a Roma. Eles se reúnem num edifício ao lado da Basílica de São Pedro e recebem um livro contendo parte da vida e da obra de cada um dos cardeais presentes ao conclave — todos candidatos a ser o novo papa
3.     A eleição é na Capela Sistina, famosa pelas pinturas do genial Michelangelo (1475-1564). Cada cardeal indica o colega que quer como papa e põe o voto (secreto) num cálice. É difícil algum nome receber logo as indicações necessárias: dois terços mais um voto. Por isso, ocorrem várias votações, duas por dia, até surgirem candidatos fortes que consigam atrair cada vez mais apoio.
4.     No fim de cada rodada, os votos são contados e queimados. Se nenhum cardeal atingiu os dois terços, os votos são queimados com um produto químico que gera uma fumaça negra que sai da capela. Se a votação indicou um novo papa, os votos são queimados com um produto que torna a fumaça branca.
5.     Quando um cardeal atinge dois terços mais um dos votos (ou a maioria simples após 30 votações), o camerlengo pergunta ao vitorioso se ele aceita ser papa e qual nome deseja usar. Depois, o camerlengo vai ao balcão de pregações na Basílica de São Pedro e diz a famosa frase: Habemus papam, ou seja, "temos um papa”.
O papa eleito pelo conclave

O novo papa da Igreja Católica é o argentino Jorge Mario Bergoglio, 76 anos. "Irmãs e irmãos, boa noite. O caminho da Igreja da Roma é o caminho de fraternidade e do amor", foram as primeiras palavras de Bergoglio como papa. "Vocês sabem que o dever do Conclave é dar um bispo à Roma, e parece que meu irmãos cardeais foram buscar no fim do mundo", referindo-se a Argentina.
O anúncio do nome do novo papa foi feito pelo cardeal protodiácono francês Jean-Louis Tauran: Francisco, alcunha que homenageia São Francisco de Assis - o santo dos pobres - e nunca tinha sido usada, é o primeiro papa sul-americano. Após suas primeiras palavras, ele  pediu uma oração em nome do Papa Emérito Bento XVI e conduziu o "Pai Nosso", reproduzido em coro pela multidão de fiéis, ele também pediu fé e que os fiéis rezassem por ele.
O novo papa, Jorge Bergoglio, passou praticamente toda sua vida religiosa na Argentina. Ex-arcebispo de Buenos Aires, ele tem 76 anos. A idade, tido como avançada, está sendo vista por muitos como motivo de preocupação.





Alunos: João Vitor Alarcon Fernandes
Larissa Cristina Guslen Rufino dos Santos



ATIVIDADE PARA OS TERCEIROS ANOS E SEGUNDO F.D.


Pesquise nos slides apresentados em sala de aula e disponíveis neste blog, responda na cruzadinha as seguintes questões.
IMPRIMIR E COLAR EM SEU CADERNO

  1. Para colonizar o Brasil sem custos para o Governo, o Brasil foi dividido em 15 faixas de terra do litoral ao meridiano de Tordesilhas, entregues a 12 donatários. Destes 15 lotes de terra, apenas duas prosperaram que foi São Vicente e _______________
  2. Nome dado ao membro da nobreza portuguesa que recebia a capitania: ______________
  3. Relegada a segundo plano na economia colonial, foi empurrado para o interior, colaborando muito para a conquista do interior do território _________________________
  4. Primeira riqueza explorada no Brasil de forma nômade e predatória, sendo responsável pelo início da destruição da Mata Atlântica _________________________________
  5. Tratado que substituiu o Tratado de Tordesilhas e deu ao Brasil praticamente a sua forma atual, com exceção do Acre, anexado em 1903, mediante um acordo com a Bolívia _______
  6. A cana-de-açúcar era plantada no Brasil em grandes propriedades rurais chamadas _______
  7. Responsável pela mão de obra nas lavouras de cana, mais tarde na mineração e plantações de café __________________________________________
  8. De 1580 a 1640, Portugal e Espanha formavam uma única nação. Este fato ficou conhecido como __________________________________
  9. A cana era plantada no Brasil em regime de __________________________________
  10. Criado pela Coroa Portuguesa para auxiliar as capitanias hereditárias, como um órgão centralizador de poder ________________________________________
  11. Toda propriedade onde produzia o açúcar ______________________________
  12. Para transferir a terceiros o ônus da colonização foram criadas as ________________
  13. Produto raro e caro na Europa, escolhido para ser produzido nos primeiros tempos da colonização ___________________________________________________
  14. Construída no Primeiro Governo-geral de Duarte da Costa para ser a primeira capital brasileira ____________________________
































    B




















    R




















    A
















    *


    S




















    I




















    L




















    *




















    C




















    O *



















    L




















    O




    *














    N




















    I




















    A *

    *
















    L

























































ATIVIDADE AVALIATIVA PARA OS SEGUNDOS ANOS


Capítulos. 6 e 7
Após ler estes capítulos responda as seguintes questões na cruzadinha - Imprimir, colar no seu  caderno  de História



TEMA 1: CIVILIZAÇÃO CHINESA







C



















H



















I


*















N



















A *

*










 
1-Foi elaborada por Koung Fou Tseu, na qual os indivíduos poderiam viver em uma sociedade harmônica e mais feliz.
2-De acordo com o texto pagina 56 -Teria governado a China por meio do terror.
3-Como ficou conhecido o período de lutas e violência que se estendeu de 475 a 221 a.C
4-Desde sua origem, a China foi vitima de invasões. Uma das principais ameaças...
5-Conjunto de estradas que mercadores chineses e ocidentais utilizavam para levar a seda para o Ocidente.




TEMA 2: CIVILIZAÇÃO INDIANA





Í








N








D








I








A







1- Forma genérica da qual era chamado as pessoas de pele clara.
2-Cidade da Índia considerada um dos principais polos tecnológicos
3-Doutrinas e praticas religiosas que passou a reger os aspectos religiosos da vida cotidiana dos indianos.
4-Nome do rio onde as primeiras civilizações ergueram cidades na Índia.
5-Grupos sociais compostos de pessoas que exercem a mesma profissão na Índia.
 

 Elaboração: Isabela Bandini
  Fonte: Livro Didático de História em Movimento (volume 1)