quarta-feira, 19 de junho de 2013

Independência do Brasil

O processo de Independência do Brasil
A chegada da família real no Brasil foi o começo para um processo de independência, onde as atitudes e decisões tomadas, mesmo sem intenção, conduziam à independência. Com a abertura dos portos as nações amigas, Portugal perde o monopólio comercial, o Tratado de Aliança e Comércio com a Inglaterra leva a compra de produtos manufaturados, beneficiando a Inglaterra, o Brasil, então, é elevado a Reino, deixando de ser colônia, ganha maior autonomia.
Como consequência a estas medidas ocorreram reações em Portugal que pretendia a recolonização do Brasil, e com isso exigem o retorno de D. João a Portugal. Para garantir a influência da família real no Brasil, D. João deixou seu filho, D. Pedro I como príncipe regente, não acatando as determinações feitas pela Coroa Portuguesa que exigia seu retorno para Portugal, em 9 de janeiro de 1822, ele negou ao chamado e afirmou que ficaria no Brasil.
Após a decisão do fico D. Pedro, organizou a marinha de guerra, convocou uma assembleia constituinte, determinou o retorno das tropas portuguesas, exigiu que todas as leis vindas de Portugal, antes de entrar em vigor no Brasil recebessem seu consentimento, fez viagens para acalmar os ânimos dos revoltosos nas regiões de São Paulo e Minas Gerais.
Ao viajar de Santos para São Paulo, D. Pedro recebeu uma carta da Coroa Portuguesa que anulava a Constituição e exigia seu retorno imediato a Portugal, diante dessa situação D. Pedro às margens do Ipiranga, proclamou: ”Independência ou Morte!”. Este fato ocorreu no dia 7 de setembro de 1822 e marcou a Independência do Brasil. No mês de dezembro de 1822, D. Pedro foi declarado imperador do Brasil.

Mas até que ponto o Brasil se tornou independente?
O Brasil neste processo tornou-se independente de Portugal politicamente e economicamente, porém, passou a ser dependente da Inglaterra em termos de economia.  O Brasil ganhou autonomia administrativa, tendo a elite latifundiária a sua frente, continuou importando produtos industrializados e vendendo matérias- primas.

O processo de independência trouxe mudança apenas às elites que garantiram seu domínio econômico. Para as classes pobres não houve mudanças, o ideal de igualdade e liberdade, não foi concluído, pois a sociedade continuava tendo como base da economia a escravidão.
Alunos: João Vitor Alarcon
Larissa Guslen

Nenhum comentário:

Postar um comentário