sexta-feira, 14 de junho de 2013

Império Bizantino

Tudo começa quando falamos em Roma, Roma era uma cidade como uma teia de aranha, com muitas estradas, todas elas levavam as mercadorias do leste para o oeste, ocidente para o oriente respectivamente.
Uma cidade se destacou, Constantinopla, ela era como um funil, pois todas as mercadorias passavam por lá, ou seja, Constantinopla não se tornou rica no quesito soldados, mas rica em muito dinheiro pelo intenso desenvolvimento do comércio entre o Ocidente e o Oriente.
O termo Constantinopla (capital do Império romano do Oriente) se dá por causa do nome de seu Imperador Constantino, que havia transferido a capital à Constantinopla para despistar os bárbaros dos ataques a Roma.
Constantino liberou o cristianismo e os cristãos não foram mais perseguidos.
Agora falando em Império Bizantino, ele durou 1000 anos, do ponto de vista político o Império Bizantino assumiu a forma de autocracia absoluta.
A sociedade Bizantina era fortemente hierarquizada. Em seu topo estavam o imperador e sua família. Em torno deles estavam a nobreza urbana – composta de comerciantes, donos de oficinas, banqueiros, altos funcionários públicos – e a rural, constituída pelos grandes proprietários de terras e na base da sociedade ficavam os trabalhadores livres, abaixo dos quais estavam os servos presos à terra e os escravos.
Com a queda do último Imperador romano em 476 d.C, os bizantinos mantinham o desejo de reconstruir o Império Romano. Essa aspiração ganhou força a partir de 527 d.C, com a chegada do Imperador Justiniano.
O auge do Império Bizantino se deu com o Imperador Justiniano, ele fortificou suas próprias fronteiras e equipou o seu exército, Justiniano conquistou o norte da África, a península Itálica, conquistou também a península Ibérica.
Morto Justiniano em 565 d.C, seus sucessores não conseguiram manter a unidade do Império. Ao logo dos anos foram invadidos por diversos povos, umas delas foi uma cruzada organizada por venezianos que seguia a direção de Jerusalém mudou rumo e invadiu Constantinopla    roubando muitos itens de valor. A capital bizantina foi incendiada e não conseguiu mais se recuperar. Constantinopla sucumbiu ao ataque dos turco-otomanos chefiados por Maomé II. Isso marcou não apenas a queda do Império Bizantino, mas também o término do período que a historiografia chama de Idade Média.
Aluno: Kelvin Gonçalves Rocha   2º A

Fonte: Referente ao vídeo visto pelos alunos

Nenhum comentário:

Postar um comentário