sexta-feira, 21 de junho de 2013

Crise do sistema colonial e processo de independência do Brasil



A partir do século XVIII o sistema colonial entra em crise e surgem no Brasil os movimentos de contestação à dominação Portuguesa. Nesse período já havia no país uma elite que se sentia ameaçada pela exploração na colônia. Foi nesse contexto que filhos de fazendeiros que iam estudar na Europa e voltavam com os ideais iluministas em mente.

Inconfidência Mineira (1789)

Foi um movimento de elite, formado por pessoas de 40 e 50 anos que possuíam ou já possuíram cargos públicos. Também foi caracterizado por militares, poetas, e representantes do clero. Queriam proclamar uma república em Vila Rica (centro do poderio político), a criação de uma Universidade, entre outras medidas que beneficiariam a classe dominante. Em contrapartida, o pensamento de abolimento da escravidão não foi levado à diante, pois muitos de seus membros possuíam um grande contingente de escravos, e libertando esses escravos, isso significaria uma perda de mão- de - obra inestimável.
Porém, na véspera da chamada Derrama, os principais líderes do movimento foram delatados ás autoridades Portuguesas, e 41 pessoas foram presas, dentre estas, muitos foram libertos por serem membros da elite, ou por negarem envolvimento na Revolta.
Dentre os revoltosos que foram detidos, estava o alferes Tiradentes (que também trabalhava como dentista) , que foi o único a ser condenado à morte por enforcamento, em seguida foi esquartejado e exposto em praça pública como sobreaviso a qualquer um que tentasse uma nova revolta.

Conjuração Baiana (1798)

Também conhecida como a revolta dos alfaiates, foi uma revolta popular que reunia artesãos, sapateiros, escravos e escravos alforriados, que desejavam implantar uma república, a abolição da escravidão, melhores condições de vida, bem como diminuir os custos dos gêneros alimentícios, que estavam extremamente caros.
Dessa forma, eles espalharam por Salvador, folhetos para obter o apoio do povo nessa revolta, acabou por surtir o efeito oposto, pois uma vez que as autoridades tiveram em seu poder tais panfletos, reconheceram a letra do escrivão, e prenderam os líderes, entre eles quatro alfaiates que foram enforcados e tiveram seus corpos esquartejados e expostos em praça pública . 

Texto produzido pela aluna Sara Mayara 3º A 

Nenhum comentário:

Postar um comentário