quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

Encerramento

Com mais um ano de contraturno chegando ao fim, podemos dizer que temos uma sensação de missão cumprida, pois nos empenhamos ao máximo para transmitir a vocês leitores, tudo o que aprendemos com a professora Zilda em sala de aula e também em nossas aulas extracurriculares. Além de adquirirmos conhecimentos, adquirimos também laços de amizade aqui e só temos a agradecer à professora Zilda por toda a atenção e carinho que dedicou a nós, por seu empenho em manter o projeto vivo. O contraturno foi importante para tirarmos nossas duvidas que tínhamos em sala de aula e complementar o ensino, alem de interagirmos com os alunos de outras salas e termos um contato maior com a professora.

TEXTO: Débora Bassaco 3°C
Aila Renata Cavalari 3°C
Jhones Jacometto 3ºA
Gabriel Coelho 3ºC
Larissa Guslen 2ºA

HISTÓRIA DO PAPAI NOEL


É uma figura lendária que, em muitas culturas ocidentais, traz presentes aos lares de crianças bem-comportadas na noite da Véspera de Natal, o dia 24 de dezembro, ou no Dia de São Nicolau. A lenda pode ter se baseado em parte em contos hagiográficos sobre a figura histórica de São Nicolau. Uma história quase idêntica é atribuída no folclore grego e bizantino a Basílio de Cesareia.
Enquanto São Nicolau era originalmente retratado com trajes de bispo, atualmente Papai Noel é geralmente retratado como um homem rechonchudo, alegre e de barba branca trajando um casaco vermelho com gola e punho de manga brancos, calças vermelhas de bainha branca, e cinto e botas de couro preto. Essa imagem se tornou popular nos EUA e Canadá no século XIX devido à influência da Coca-Cola, que na época lançou um comercial do bom velhinho com as vestes vermelhas. Outra lenda popular diz que ele faz uma lista de crianças ao redor do mundo, classificando-as de acordo com seu comportamento, e que entrega presentes, como brinquedos ou doces, a todos os garotos e garotas bem-comportados no mundo. O personagem foi inspirado em São Nicolau Taumaturgo, arcebispo de Mira na Turquia, no século IV. Nicolau costumava ajudar, anonimamente, quem estivesse em dificuldades financeiras. Colocava o saco com moedas de ouro a ser ofertado na chaminé das casas. Foi declarado santo depois que muitos milagres lhe foram atribuídos. Sua transformação em símbolo natalino aconteceu na Alemanha e daí correu o mundo inteiro.
Há bastante tempo existe certa oposição a que se ensine crianças a acreditar em Papai Noel. Alguns cristãos dizem que a tradição de Papai Noel desvia das origens religiosas e do propósito verdadeiro do Natal. Outros críticos sentem que Papai Noel é uma mentira elaborada e que é eticamente incorreto que os pais ensinem os filhos a crer em sua existência. Ainda outros se opõem a Papai Noel como um símbolo da comercialização do Natal, ou como uma intrusão em suas próprias tradições nacionais.

Texto: Murilo Henrique
Guilherme Martins
Christopher Pinto
Eduardo Ercolin
  Fonte: Wikipédia

HISTÓRIA DO AMIGO SECRETO


Final de ano chegando e com ele o Natal, muitas festas e presente, e por falar em presentes como surgiu a famosa brincadeira de final de ano ?
O bom e velho Amigo Secreto ou Amigo Oculto se preferir...eu gosto mais de Amigo Secreto pois tem toda uma tradição de família, e porque oculto acho meio tenebroso. Vamos descobrir a origem desta brincadeira que faz o bolso dos comerciantes transbordarem a cada ano...
A troca de presentes é um costume natalino. Essa prática surgiu na Inglaterra, a partir do século 15, quando ficou estabelecida a noite do dia 24 de dezembro para dar e receber presentes. A brincadeira se constitui na troca de presentes através de um sorteio, prévio e sigiloso, entre os participantes. Familiares, amigos, colegas de trabalho, dentre outros, curtem a expectativa do presente, a descoberta e a identificação do amigo secreto. O encontro é bem divertido e descontraído .Amigo secreto é bacana e aproxima as pessoas.
 Fonte:http://pt.wikipedia.org/wiki/Amigo_secreto 
Alunas: Beatriz Alves Cavalcanti
         Lalesca Nayara

PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL

O fim da “ Grande Guerra “, não teve exito na parte de tratado de paz! Deixando faíscas no ar, faíscas que vieram pelo motivo de alguns países não terem entrado em concordância com o tal acordo, pois tais países sentiam que estiveram em muito prejuízo, como exemplo temos Alemanha e Itália, além disso ,as disputas imperialistas não haviam sido resolvidas e as potências industrializadas ainda queriam ampliar seus territórios e áreas.
Na Ásia, o Japão também possuía grandes desejos de expandir seus domínios para territórios vizinhos e ilhas da região. Estes três países, com objetivos expansionistas, uniram-se e formaram o Eixo. Um acordo com fortes características militares e com planos de conquistas elaborados em comum acordo.
O fator inicial teve inicio no ano de 1939,quando o exército alemão invadiu a Polônia, mas de primeira foram a França e a Inglaterra declararam guerra à Alemanha .
Por meio de fontes da policia formaram-se dois grupos : Aliados (liderados por Inglaterra, URSS, França e Estados Unidos) e Eixo (Alemanha, Itália e Japão ).
Em 1941 o Japão ataca a base militar norte-americana de Pearl Harbor no Oceano Pacífico (Havaí). Após este fato, considerado uma traição pelos norte-americanos, os estados Unidos entraram no conflito ao lado das forças aliadas.
Este importante e triste conflito terminou somente no ano de 1945 com a rendição da Alemanha e Itália. O Japão, último país a assinar o tratado de rendição, ainda sofreu um forte ataque dos Estados Unidos, que despejou bombas atômicas sobre as cidades de Hiroshima e Nagazaki. Ação desnecessária que provocou a morte de milhares de cidadãos japoneses inocentes, deixando um rastro de destruição nestas cidades.
Os prejuízos foram grandes, ainda mais para os países derrotados. Foram milhões de mortos e feridos, cidades destruídas, indústrias e zonas rurais arrasadas e dívidas grandiosas. O racismo esteve presente e deixou uma ferida grave, principalmente na Alemanha, onde os nazistas mandaram para campos de concentração e mataram aproximadamente seis milhões de judeus.
Com o final do conflito, em 1945, foi criada a ONU ( Organização das Nações Unidas ), cujo objetivo principal seria a manutenção da paz entre as nações. Inicia-se também um período conhecido como guerra-fria colocando agora, em lados opostos, Estados Unidos e União Soviética. Uma disputa geopolítica entre o capitalismo norte-americano e o socialismo soviético, onde ambos países buscavam ampliar suas áreas de influência sem entrar em conflitos armados.
Aluno: Adrian Yamasaque