quarta-feira, 29 de agosto de 2012

As janelas do imaginário


O palácio do catete define bem o papel
entre homens e mulheres no império

O prédio foi construído em 1867, mas o barão já havia se mudado para lá no ano anterior, enquanto ainda eram feitas obras de acabamento.
Foi inaugurado em 15 de novembro de 1960 pelo presidente Juscelino Kubitschek, após a inauguração de Brasília. Fundado em 1983, o Centro de Referência da República é uma biblioteca com cerca de 10 000 obras e publicações sobre Ciências Sociais e História do Brasil, incluindo obras raras; centenas de títulos de vídeos; títulos de CD-ROMs sobre arte, história, museus e variedades e seiscentos títulos de periódicos.
O edifício é um dos exemplos da arquitetura neoclássica no país. O edifício se situa em frente a um jardim com lago, gruta e coreto. O terreno do palácio e do jardim é limitado pelas ruas do Catete, Silveira Martins e Praia do Flamengo.
Em homenagem a antiga sede do governo de Getulio Vargas, foi dado o nome dele, a sua rua. Rua do Catete, Rio de Janeiro, Brasil.
Em seu acervo, estão obras de pintores importantes para a história do Brasil, como João Batista Castagneto (1862-1900) e Armando Viana (1897–1991).
O Centro de Referência ainda abriga o acervo original da época em que o Palácio do Catete era sede da Presidência da República, o que inclui doações pessoais, como a Coleção Pereira Passos, a Coleção Igreja Positivista do Brasil, a Coleção Getúlio Vargas e a coleção Memória da Constituinte.

Autor: Natan B. 2ºC 
Fonte: Revista de História. Ano 6 - Nº 70 
Imagens: Wikipédia, A Enciclopédia Livre

Do Românico ao Gótico



As igrejas medievais na Europa ocidental foram construídas basicamente em dois estilos: o Românico e o Gótico. Criado entre os séculos XI e XII, o românico foi muito utilizado em igrejas e abadias erguidas em pequenos vilarejos, suas características eram os arcos semicirculares.
Já o gótico dominou entre os séculos XII e XV. As igrejas góticas caracterizavam-se pelas pelas fachadas com três portais e pelos arcos quebrados. O estilo gótico teve tanta importância para a arquitetura que foi usado largamente no século XIX e mesmo no século XX.


Aluna: Lívia Barbosa

Martin Luther King, Jr.


Marthin Luther King nasceu em 15 de janeiro de 1929 na cidade de Atlanta (estado da Geórgia). Formou-se em sociologia em 1948 na Morehouse College. Em 1951 formou-se no Seminário Teológico Crozer.
Martin Luther King, Jr. foi um importante pastor evangélico e ativista político norte-americano. Lutou em defesa dos direitos sociais para os negros e mulheres, combatendo o preconceito e o racismo. Defendia a luta pacífica, baseada no amor ao próximo, como forma de construir um mundo melhor, baseado na igualdade de direitos sociais e econômicos.
Martin, pregava com discursos assim a luta pelos direitos civis dos negros americanos, que marcou a segunda metade do século 20 nos estados unidos. No dia 4 de abril de 1968, ele se preparava para uma manifestação em Memphis, Tenessee. Passou o dia em seu quarto no hotel Lorraine esperando que a justiça autorizasse uma passeata pelo centro da cidade. Às 6 da tarde, quando o informaram da vitória judicial, ele saiu na sacada do hotel e foi atingindo por um tiro na cabeça. Com o líder ainda no chão, seus acompanhantes, entre eles o ativista negro Jesse Jackson, indicaram para a policia a origem do disparo:a janela de uma pensão, onde James Eearl Ray esperara Martin o dia todo. Além da morte do propagador da não-violência,o tiro de Ray (que foi preso meses depois) provocou a onda de saques e batalhas de rua em 130 cidades americanas.

Autora: Karine Vieira 2°E
Fontes: História para viajar no tempo edição 17
http://www.suapesquisa.com/biografias/luther_king.htm

O Grande Império Americano


    - Rumo oeste
  • Após a independência os Estados Unidos da América, era um país pequeno que se estendia verticalmente entre o Maine e a Flórida e horizontalmente entre o Atlântico e o Mississípi. Mas isso iria mudar, os americanos achavam que eram destinados por Deus a missão de ocupar terras entre os oceanos Atlântico e Pacífico, começou então a expansão que se estenderia por mais de um século .
Os “expulsos” de suas terras foram os índios, quem não fugiu, morreu pela guerra e, sobretudo, pelas doenças que os brancos espalhavam muitas vezes de propósito. Em 1673, o general inglês Jeffrey Amherst mandou muitos cobertores e lençóis, nada de bondade, pois estavam contaminados com sarampo.
Havia uma desculpa para justificar a tomada das terras dos índios, declararam “vácuo legal”, apenas “direito natural”, mas não direito civil, o que não valeria nada juridicamente.
No fim do século XIX , o país já possuía a maior economia do planeta e uma força naval só comparada a inglesa e prussiana. O avanço das fronteiras estava esgotado e todos os territórios ocupados .
Curiosidades:
  • Navios na Selva:
Quando em 1903, os EUA, retomaram as obras deixadas pelos franceses, parecia impossível, dividir o continente em dois e abrir uma rota entre o Atlântico e o Pacífico. O sonho- o canal do Panamá- se tornou real em 1914 e encurtou em 14500 quilômetros a viagem marítima entre as duas costas americanas.


  • Certidão de nascimento:
Todos os homens são criados iguais, dotados pelo Criador de certos direitos inalienáveis, entre estes a vida, a liberdade e a procura da felicidade.” A Declaração da Independência dos americanos sintetizou, 13 anos antes da Revolução Francesa, a mentalidade democrática e liberal do Iluminismo.
Autora: Isabella Costa 2º F.D
Fonte: Aventuras da História para viajar no tempo – Ed.35
Texto: Os donos do mundo, Igor Fuser.

 



INOVAÇÕES TECNOLÓGICAS

Diversas inovações tecnológicas facilitaram a vida do camponês , esses camponeses passaram a utilizar a força do cavalo , bem mais veloz que o boi .
Outro avanço tecnológico significativo ocorreu com os surgimentos dos moinhos de água, como um único moinho substituía, em um dia, a força de 40 trabalhadores , esses engenhos se espalham rapidamente pela Europa a partir do século XI .
Entre os séculos XII e XIII, os árabes introduziram na península Ibérica os moinhos de vento , graças a eles uma quantidade muito grande de pântanos foi drenada e transformada em área para plantio.
O próprio modo de cultivar a terra passou por mudanças , o terreno era divido em 3 partes , a cada ano , umas delas descansava , em quanto nas outras revezava-se o plantio de legumes e cereais , evitando assim o rápido empobrecimento do solo .

Texto : Felipe H. Suzuki
Fonte: História Em Movimento ''Gislaine e Reinaldo''

terça-feira, 28 de agosto de 2012

BLOG - MAIS DE 10 MIL ACESSOS

PARABÉNS alunos do Contraturno. Superamos a marca de 10.000  (DEZ MIL) acessos. Obrigada a todos os alunos que fazem este Blog  e a todos que dele participam direta ou indiretamente. Obrigada a Direção, Porfessores, Erô, Renato e pelo apoio.

Profª ZILDA

segunda-feira, 27 de agosto de 2012

Maomé, o Pai do Islã


Na época em que Maomé nasceu, por volta do ano 570, a vida na Península Árabe não era fácil, a comida era escassa, comparado com a pouca agricultura, e o comércio, o roubo era a forma mais fácil de conseguí-la. Nessa terra onde o roubo não era punido, os problemas mais sérios acabavam sendo resolvidos em olho por olho, dente por dente. Quem matava morria se o criminoso não fosse encontrado um parente seu perdia o pescoço.
Na época, a sociedade estava dividida por grandes tribos que por sua vez eram subdivididas, os chamados clãs. Maomé era da tribo dos coraixitas, nasceu na cidade de Meca. Sabe-se pouco de sua infância, era órfão de pai e aos 6 anos perdeu sua mãe. Viveu com o avô que morreu pouco depois, passou à tutela de seu tio paterno Abu Talib, de quem herdou a profissão de negociante.
Caravanas vindas da Pérsia e da Síria chegavam a Meca que era o centro comercial.
Segundo o historiador William Graham da universidade de Harvard “ os primeiros relatos sobre Maomé o descreve como um sujeito justo e amável, dotado de um agradável senso de humor”. Aos 25 anos, ele tinha fama de bom administrador.
Muhammad ibn ishaq, que viveu no século VIII foi um dos primeiros historiadores a fornecer relatos sobre a vida de Maomé.
Em 624 os seguidores de Maomé emboscaram e venceram o exercito de Meca em Uhud. No ano seguinte foram derrotados em Badr. Em praticamente uma Década os conflitos foram comuns até que em 630 Maomé liderou 3.000 guerreiros num decisivo contra-ataque e tomou Meca quase sem combates.
Ele estabeleceu no interior das famílias e tribos dando as mulheres, os jovens e crianças direitos sociais. Os pobres foram beneficiados com a instituição do zakat, uma taxa recolhida dos mais ricos e distribuída entre eles.”
Maomé não foi apenas o fundador de uma religião, foi um revolucionário que mudou radicalmente as condições de vida do seu povo.

Alunas: Juliana Ortiz e Eduardo Ercolin
Fonte: Revista aventuras na História




Getúlio Vargas

Getúlio é incompatível com a democracia”
Entrevista com o maior inimigo de Getúlio Vargas

Perguntas feitas à Lacerda pela revista Época


O presidente Getúlio Vargas voltou ao poder pelo voto. Por que o senhor diz que o país ainda pode voltar ao autoritarismo?


Lacerda- O Getúlio é um legítimo discípulo do Borges de Medeiros , Borges é um homem honrado, mas tinha do governo uma concepção absolutamente autoritária. Por ter sido formado na escola do autoritarismo positivista, onde o homem é escravo da lei, mas da lei feita por ele, o Getúlio é um homem irremissivelmente incompatível com democracia.


Há risco de uma ditadura como o Estado Novo?


Lacerda- A volta de Getúlio em 1950 significa uma retomada de uma crise que tinha sido abafada com o governo de Dutra, mas não está resolvida. Um Estado Novo não e possível, pois as condições de um Estado Novo estão ultrapassadas. Mas um populismo de fundo ditatorial, é possível.


Por que o senhor está incomodado com o novo jornal concorrente, a Última hora ?


Lacerda- a Última hora , é um fenômeno de corrupção através da imprensa. È um jornal aonde que, pelo mesmo preço dos outros tem informações privilegiadas ,e paga os melhores salários da praça. Tudo isso foi obtido com a inteligencia de Samuel, que após entrevistar o Getúlio em São Borja, assim que o Getúlio volto , foi fácil convencê-lo de ter um jornal dele.


Alguém do governo tentou aliciá-lo alguma vez?


Lacerda- O Lourival Fontes já esteve varias vezes lá em casa para jogar buraco e conversar. Ele é simpático, apesar de ser um fascista por convicção e formação, foi ele que criou o Mito Getúlio no DIP. Enquanto conversamos e jogamos buraco conversamos muito sobre o novo Getúlio, conversamos muitos, mas nunca chegamos a nenhuma conclusão. Graças a Deus.


De que a UDN precisa para chegar ao poder?


Lacerda- A segunda candidatura do brigadeiro Eduardo Gomes em 1950foi o maior erro politico da UDN. Mesmo tendo qualidades morais, ele é um homem sem convicção para o poder. Enquanto Eduardo fazia discursos eruditos , Getúlio pedia votos prometendo baixar o preço da carne . A UDN queria substituir a ditadura por democracia em 24 horas.


O senhor já encontrou o presidente Getúlio?


Lacerda- A única vez em que eu o vi de perto foi durante a última manobra da Artilharia da FEB, e após essa manobra, ele teve um dialogo com o Cordeiro, e fiquei sem saber se estava gozando ou apenas fez uma pergunta estupida.
Texto: João Vitor Alarcon Fernandes
Fonte: R
evista Época edição histórica 60 anos editora globo

O florescimento do comércio




O fator que estimulou a circulação de mercadorias foi as cruzadas. Na Europa vários cruzados de origem nobre traziam consigo produtos do oriente de grande aceitação no mercado europeu, principalmente especiarias- como cravo, canela, pimenta e noz-moscada – e seda da china.
As ofertas desses produtos aguçava o desejo dos europeus ricos de exibi- los como poder de riquezas. Com esses novos hábitos de consumo, os mercadores de cidades da península Itálica, como Gênova e Veneza, mais tarde outras religiões do continente intensificaram o comercio do oriente para trazer esses artigos até a Europa. Sobre essas atividades, veja o boxe Os mercadores reativam a economia, a seguir.

FEIRAS E CIDADES
O aumento do comércio provocou o aparecimento de feiras regulares nos crescimentos das rotas comerciais percorridas pelos mercadores, como as de Champagne (na atual França), Bruges (Bélgica atual) Servilha  (Península Ibérica) e pisa (Península Itálica) entre outras. O aumento de pessoas nesse local onde realizavam algumas feiras acabaram virando cidades.
Fonte: Livro Didático de Historia
Aluna: Juliana Niero Cordeiro






Influencias mundanas


A hierarquia eclesiástica

A igreja se organizava em províncias e dioceses . A igreja era comandas por patriarcas dependendo do lugar, e por bispos, logo após deles vinham os diáconos que dava assistência, as comunidades eram assistidas por padres. A eclesiástica, com o patriarca de Roma formavam o clero . São Pedro era apostolo a quem cristo confiou a missão de edificar sua igreja.
 
Influencias mundanas

No interior da igreja reproduziam- se características do sistema feudal , embora estivesse voltada para vida espiritual e a fé cristã. O clero tinha as mesmas características da nobreza com acesso a bens matérias e a terras. Com isso, as influencias mundanas tornavam- se frágil a corrupção.



Fonte : Livro didático


Alunas : Lalesca Nayara e Juliana Zati

Os castelos medievais


  • Construídos geralmente em elevações e de difícil acesso, os castelos eram fortalezas que protegiam dos ataques inimigos os senhores feudais, suas famílias e dependentes. Cercados por altas muralhas, eles geralmente tinham ao seu redor um fosso com (ou sem) água, destinado a impedir invasões. Na parte interna, havia uma torre elevada, onde ficavam as dependências dos moradores, além de um poço para coleta de água, forno, armazém, curral, estrebaria e, ás vezes, mais de uma capela.
  • Do castelo, o senhor feudal exercia seus domínios ocupado por vassalos, e os servos lhe prestavam serviços e obrigações. Quanto maior o castelo, maior era o privilégio e o poder feudal.
  • Geralmente, as esposas dos senhores do castelo que se encarregavam dos suprimentos de alimentos e roupas e de administrar os trabalhos dos empregados domésticos. Nos momentos em que os senhores precisavam se afastar de suas terras, tanto fosse a uma viajem quanto a uma guerra, e isso poderia durar muito tempo, cabia a ela a responsabilidade pela administração do castelo.
  • No interior dos castelos medievais era frio e rústico, ao contrário do luxo mostrado em muitos filmes sobre a Idade Média. Os cômodos eram enormes e em grande quantidade. O esgoto produzido no castelo era, geralmente, jogado no fosso. Os castelos não ofereciam conforto a seus moradores. Eram frios e mal-iluminados, com piso de terra, coberto de junco ou palha para diminuir a umidade. 
     Texto: Lívia Barbosa

     












O sentido da colonização para os povos da América

Quando os europeus chegaram na América, encontram diferentes sistemas sociais. Onde é hoje o Brasil predominantes a organização tribal; havia povos identificados pelo tronco linguístico (por exemplo, o tupi), mas organizados politicamente em pequenos grupos denominados tribos.
Para os índios, a colonização foi sinônimo de violência . São frequentes os relatos informando que os foram pacíficos. De Acordo com as normas de conduta dos indígenas, não havia razão aparente para lutar contra os estrangeiros. A guerra, para os povos nativos da América, tinha razões específicas, geralmente relativas à luta pelo espaço vital entre os grupos.

Aluno: Gabriel Fedrigo Fantin

Fonte: Livro

quarta-feira, 22 de agosto de 2012

Gabarito do capitulo 23 - 2 anos e 1 FD

Gabarito do capitulo 23

1- Entre os vários avanços tecnológicos, destacasse a charrua puxada a cavalo, mais eficiente do que seu antecessor, um arado feito de madeira e movido pela força do boi. Outro avanço significativo devesse ao surgimento dos moinhos de agua , utilizados para moer cereais, substituindo a força do trabalho de muitos homens. Esses avanços tecnológicos levaram de forma expressiva a qualidade e a quantidade da produção agrícola. Alimentando-se melhor e momentaneamente livre das epidemias e das invasões,a população aumentou substancialmente. Ao mesmo tempo, o excedente agrícola passou a ser vendido em quantidades cada vez maiores, reaquecendo o comercio, que decaíra nos séculos anteriores. Esse processo provocou o aumento da circulação do dinheiro.



2- Ao retornarem a Europa, muitos cruzados de origem nobre, traziam com sigo produtos do oriente, de grande aceitação no mercado europeu, especialmente as especiarias e as cedas da China. O aumento da oferta desses produtos aguçava o desejo dos europeus ricos de exibi-los como simbolo de riqueza. Assim, ampliava-se a riqueza e o poder de cidades da península itálica, como, Genova e Veneza, onde viviam esses mercadores.



3- Em primeiro lugar, eles ampliavam significativamente suas atividades, a medida que aumentava a circulação de moedas e crescia o interesse por novos produtos. Assim, das pequenas tropas locais os comerciantes passavam a atravessar grandes distancias a procura dos produtos orientais e artigos de outras regiões da Europa. Para ampliar seus lucros e lutar pelos seus interesses, os comerciantes criaram associações, como a grande Hansa Germânica, fundada em 1356. Com o incremento das atividades comerciais, foram criados seguros contra roubo, letras de câmbio e registro de contabilidade. Com este processo, uma parcela dos comerciantes enriqueceu ampliando seu espaço e sua posição social.



4- A intensificação das atividades comerciais permitiu o aparecimento de feiras regulares no cruzamento das rotas comerciais percorridas pelos mercadores. Esses locais transformaram-se lentamente em cidades. Outros centros urbanos surgiram a partir da expressão dos burgos, isto é, das aglomeração formadas em torno de abadias ou de castelos. Alem disso, muitas pessoas vindas do campo sabiam produzir artigos como sapatos, roupas, ferramentas e armas, e, nas cidades, passaram a se dedicar a atividade manufatureiras em pequenas oficinas.



5- As corporações de oficios foram organizadas pelos mestres das oficinas como objetivo de defender os interesses coletivos das varias categorias profissionais. A principio, elas regulamentavam a atividade, garantindo o preço final dos artigos pelo controle da produção, mais tarde, as corporações passaram a funcionar também como uma forma de inibir a ascensão profissional dos oficios que pretendiam se tornar mestres e abrir suas próprias oficinas. Assim o oficio que quisesse se tornar mestre deveria ser avaliado com base em critérios muito rígidos, que incluíam a produção de uma peça a ser analisada e aprovada por uma comissão de mestres.



6- Inicialmente, era chamados burgueses os moradores dos burgos, aglomerações formadas em torno de abadias ou de castelos. Posteriormente, passou a designar cada vez mais apenas uma parcela da população urbana, os comerciantes mais simples, os banqueiros e os empresários, detentores dos meios de produção e de circulação das riquezas, o grupo social formado por essas pessoas a burguesia seria mais tarde confrontado pelos trabalhadores urbanos, formariam o proletariado, ou classe operaria.



7- O aumento das atividades urbanas promoveu mudanças na vida cultural e intelectual, graças a criação de novas escolas locais e das primeiras universidades, que deviam preparar profissionais para as novas atividades econômicas. Finalmente, o lazer também se transformou com o crescimento das cidades, onde se realizava festivais com a presença de artistas. Junto a nobreza surgiu um novo tipo de poeta, o trovador, que declaravam poesias com acompanhamento musical.




Fonte: Livro didático de História.

Alunas: Juliana Zati, Lalesca Nayara.


segunda-feira, 20 de agosto de 2012

A crise e decadência do Feudalismo

O novo milênio:
Os últimos anos do séc X foram de crescente terror para a população europeia. Com frequência cada vez maior, previsões catastróficas, alimentadas pelo misticismo e pela ignorância, circulavam pelo continente, anunciado o APOCALIPSE: para muitas pessoas, o mundo acabaria com a chegada do ano 1000, quando se completaria o primeiro milênio depois de Cristo. Ao mesmo tempo caiu momentaneamente a mortandade por epidemias, pois a população vivia disseminada nos feudos o que dificultava a propagação de doenças infectocontagiosas.

As cruzadas:
As Cruzadas foram movimentos militares iniciados pelos cristãos da Europa com o objetivo de recuperar o controle da terra santa [atual palestina] que havia sido tomada pelos turcos. A guerra pela Terra Santa, durou do século XI ao XIV.
Em 1095, o papa Urbano II convocou um grande número de fiéis para lutarem pela causa. Muitos camponeses foram a combate pela promessa de que receberiam reconhecimento espiritual e recompensas da Igreja.
Mas, na realidade, as Cruzadas foram um projeto da Igreja para saquear a rica e bela cultura árabe da época.

Texto: João Vitor Alarcon Fernandes

Olimpíadas 2012


 No período de 27 de julho a 12 de agosto de 2012, foram realizados em Londres os Jogos da XXX Olimpíada. Estados Unidos, China e Reino Unido ficaram com o 1º, 2º e 3º lugar na ranking classificatório das Olimpíadas. O Brasil ficou com o 22º lugar no quadro de medalhas, encerrando sua participação nos Jogos Olímpicos com um resultado abaixo do esperado, apesar dos investimentos terem sido os maiores da história do esporte olimpíco no país.
 Os brasileiros conquistaram um total de 17 medalhar, sendo 3 delas de ouro- no judô (Sarah Menezes), na ginástica (Arthur Zanetti) e no vôlei (seleção feminina). Esportes como o futebol, o vôlei masculino e o atletismo não concretizaram as esperanças de melhores colocações no pódio.
 Apesar de o desempenho brasileiro ter atendido às expectativas do Comitê Olímpico Brasileiro (COB), ficou abaixo da estimativa de 20 medalhas do Ministério do Esporte. O desafio para os nossos esportistas brasileiros, agora, é melhorar suas atuações para termos um bom desempenho na próxima edição do evento, que será realizado no Rio de Janeiro, em 2016, que será a primeira Olimpíada sediada na América do Sul.
Texto: Larissa Guslen

Quem foi Marco Polo?


  Marco Polo, nasceu em Veneza , membro de família de mercadores, juntou-se ao pai e partia para uma rota terrestre em direção a China , aonde permaneceu por 17 anos, percorreu todo o Império Mongol e se tornou pessoa de confiança de Kublai Khan. Depois viajou por outras regiões da Ásia, retornando à Veneza no ano de 1295 com 41 anos de idade.
  Depois de décadas de viagens pelo Oriente, Marco Polo retornou à Europa e, com a ajuda do escritor Rustichello de Pisa, publicou relatos dessas viagens.
  Publicadas na Península Itálica pelo escritor Rustichello de Pisa, as memórias de Marco Polo revelaram a existência de civilizações complexas e avançadas, totalmente desconhecidas na Europa Medieval. O livro contribuiu para estimular o comércio e a aproximação entre o Ocidente e o Oriente. 

Texto: João Vitor Alarcon Fernandes
Fonte: Livro “História em movimento Gislane e Reinaldo“
 

Povos Africanos


A África esta dividida em duas regiões claramente delimitadas: Uma, ao norte é conhecida como África setentrional; e outra, mais ao sul, é a África subsaariana, e o deserto do Saara é o que separa uma da outra. A África setentrional foi o berço de civilizações florescentes, como a dos egípcios e a dos cartagineses. A abundância de terras com a densidade demográfica contribuiu para que até os primeiros séculos da era cristã prevalecessem ali culturas ligadas à caça e à coleta de alimentos.

→ O Reino de Axum
Localizada na costa oriental do continente africano, em uma área conhecida como chifre da África, a Etiópia é um dos países mais pobres do mundo. Seus principais habitantes eram originários do sul da península Arábica. No século VII a. C já havia agricultura e a criação de bois, ovelhas, cabras, e cavalo, conheciam arado e a escrita de caracteres semíticos.
Com o passar dos séculos seus primeiros acampamentos e aldeias cresceram. A cidade de Adúslis, no litoral do mar vermelho tornou-se um movimento porto, no qual eram comercializados produtos da índia. A cidade que mais se desenvolveu com tudo foi Axum, no início da era cristã Axum era o centro de um intenso comércio de marfim e outras mercadorias africanas, com plumas, obsidiana, ouro e sal. O enriquecimento levou a cidade a conquistar territórios vizinhos e a se constituir como reino. Inicialmente o reino ocupava certa de 48 mil quilômetros quadrados. Com o aumento de território o reino derrotou Kush, na região da Núbia.

→ Reinos de Sahel
Costa da Guiné é o nome de uma região do oeste da África compreendida ente a atual serra leoa e o delta do rio Níger, na Nigéria. Os primeiros assentamentos ali ocorreram ente 600 e 200 a. C, juntos a oásis e rios, surgiram em seguida aldeias e cidades e o comércio se expandiu. Aos poucos, essas comunidades se tornaram mais complexas e se transformaram em estados governados por um rei. O desenvolvimento comercial permitiu que alguns estados se tornassem mais ricos e poderosos e passassem a dominar seus vizinhos dando origem a reinos como Gana e Mali.
Localizada no extremo sul de uma importante rota de comércio transaariano, onde hoje se localiza a Mauritânia, o reino de Gana surgiu por volta do século IV e ficou conhecido em razão de sua produção de ouro. A extração aurífera era grande e gana se tornou o principal fornecedor de metal ao mundo mediterrâneo.

→ Os Bantos.
 A expressão Bantos designa diversos povos africanos cujas línguas tem origem comum. No século XIII, esses povos ocupavam cerca de dois terços do continente africano. Além de viverem da caça, da pesca, e da coleta de alimentos, domesticavam animais e praticavam a chamada agricultura de coivara. Com essas mudanças, os Bantos povoaram áreas muito extensas do continente africano. O chamado grande Zimbábue surgido por volta de 1.300, na área hoje pertencente ao Zimbábue, ali eles se tornaram artesões, pastores, agricultores e comerciantes, que levavam a região ouro e marfim para vender na costa oriental do continente. Durante o período colonial e imperial, milhões de Bantos foram trazidos como escravos para o Brasil. Assim como ocorreu com a cultura iorubá, muitas características da cultura banta encontram-se na base da cultura brasileira. Congadas, simpatias, mezinhas, rezas, diversas palavras e ritmos são algumas dessas manifestações culturais.

Reinos africanos (Séculos VII a.c – XV d.c).



Autor: Eduardo Ercolin
Fonte: livro “Historia em movimento Gislane e Reinaldo”

As cruzadas

A luta pela terra santa

As cruzadas eram expedições organizadas pelos cristãos da Europa ocidental, cujo objetivo principal era a recuperação dos lugares santos em Jerusalém que se encontravam em poder dos chamados infiéis muçulmanos. Tinha também objetivos econômicos, que eram a pratica de comercio para a burguesia e conquista de novas terras para os nobres. 
Os sucessores de Gregório VII acentuaram ainda mais influencia da igreja na sociedade européia. Uma das expressões desse processo foram as cruzadas (expedições de caráter religioso e militar organizadas com o objetivo de retomar Jerusalém do domínio muçulmano). Esse movimento teve inicio em 1095, quando o papa urbano II convocou os cristãos a “arrancar a terra santa das mãos da raça malvada” e prometer a salvação da alma a todos que participassem da luta. 
Na verdade a manifestação religiosa foi um pretexto, com as cruzadas o papa pretendia recuperar o prestigio e a unidade da igreja, abalados pela corrupção e pela cisma do oriente, de 1054. 
Os ricos estavam interessados em empilhar riquezas e conquistar novas terras; já os mercadores da península itálica esperavam que as cruzadas promovessem a reabertura do comercio no mediterrâneo, denominado pelos muçulmanos. Os camponeses já por sua vez ingressavam nas cruzadas sonhando com a conquista da liberdade. Entre os séculos XI e XII,  foram organizadas oito dessas expedições militares algumas por comando dos reis e outras por comando da alta nobreza. 
Pela primeira cruzada foi mobilizado um grande contingente de cavaleiros. Antes da sua partida, porem um numero expressivo de pobres e miseráveis reunidos e liderados por Pedro, o eremita marchou para terra santa. Conhecida como cruzadas dos mendigos, essa expedição foi destruída antes de chegar a Jerusalém. 
Tendo partido para Terra Santa logo após os mendigos a primeira cruzada (1095-1099), composta principalmente de cavaleiros foi a única que teve êxito, pois conquistaram a cidade, sob a liderança do sultão Saladino, em 1187. 
Com exceção da primeira expedição, as cruzadas não alcançaram o objetivo inicial. Recuperar a terra santa para os cristãos mais estimularam o comercio entre o oriente e o ocidente trazendo riqueza para a cidade da península itálica e Gênova e outras consequências como o fortalecimento da figura do cavaleiro. 

Texto: Diogo Dário
Fonte: Livro didático "História em movimento"- (Gislaine e Reinaldo)








sábado, 18 de agosto de 2012

9º B - ATIVIDADE AVALIATIVA DE GEOGRAFIA

PESQUISE NO LIVRO DE GEOGRAFIA            (Pág. 64 a 87) e responda a CRUZADINHA – Imprimir e entregar para a Profª ZILDA   TEMA: CONTINENTE EUROPEU
ALUNO: _________________________________________ nº ____________ 9ª B
1)   Problema ambiental que assola o continente europeu provocado pelo uso de combustíveis fósseis, sobretudo o carvão que contribui para a emissão  e formação de gases na superfície, principalmente o dióxido de enxofre e dióxido de nitrogênio ___________________
2)   Em relação a suas características demográficas, o continente europeu é bastante __________
3)   É um importante rio europeu. Em suas águas encontra-se a hidrelétrica de Jochenstein na fronteira da Áustria com a Alemanha ______________________________________
4)   Influência da proximidade do mar no clima de uma região ______________________
5)   A necessidade de estabilização política e econômica de uma Europa instável e debilitada após a Segunda Guerra Mundial, foi um fato determinante na construção do maior bloco econômico do mundo que é a _________________________________________
6)   Vegetação predominante nas latitudes superiores a 60°, predominantes em clima frio e polar. Encontra-se na floresta Boreal ____________________________________
7)   Conjunto de montanhas jovens e de elevada altitude localizada na Península Itálica ______
8)   O mais grave acidente nuclear do mundo deu-se na noite do dia 25 para 26 de Abril de 1986 na usina nuclear de _________________________________
9)   Processo de degradação do solo causado por recorrentes incêndios e pela ação humana, tem atingido o sul da Europa, exterminando grandes áreas florestais ___________________
10)  Devido a baixa natalidade, o continente europeu tem cada vez menos mão de obra disponível. Os governos europeus tem  diminuidos as restrições aos emigrantes, mas estes tem sido vítimas constantes de movimentos racistas e de ________________________
11)  Provoca a destruição da vegetação nativa _____________________________
12) Juntamente com a Islândia é o país europeu que apresenta o maior Índice de Desenvolvimento Humano __________________________________
13) Separa por poucos quilômetros a África da Europa. É o principal  caminho usado pelos africanos que atravessando o Mar Mediterrâneo, desembarcam clandestinamente no litoral espanhol em busca de melhores condições de vida. É o Estreito de _______________
14)  Oceano que banha a costa oeste da Europa ____________________________
15) Cadeia montanhosa localizada ao Norte da Itália __________________________
16) Mar que banha o Sul do Continente Europeu ______________________________
17) Moeda que vigora na União Europeia ___________________________________







1
C




*












2

O
















3
D

N














4




T
















5


I


*













6


N
















7


E














8




N













9





T

















10

E



















*

















11

E















12



U















13



R



















O
















15


P

















16

E

















17

U