quarta-feira, 30 de maio de 2012

Conteúdo PAS-UEM

                                                           A história da Grécia



A história da Grécia se divide em quatro períodos para melhor entende-la:
Período homérico, Período arcaico, Período clássico e Período helenístico.

O primeiro período corresponde a fase inicial da historia da Grécia.

  • Período Homérico: Um período compreendido entre a invasão dórica e a organização da sociedade grega em comunidades de grandes famílias são as que se referem entre Ilíada e a Odisseia.

Aliade fala da guerra de troia e do modo de vida dos gregos naquele momento: a odisseia relata o retorno dos heróis da guerra, sobretudo e de Ulisses, à terra matal.
No período Homérico, a sociedade grega passou a se organizar em gené(espécies de clã) por isso ficou conhecido como sociedade gentílica.


  • Período Arcaico:a disputa por melhores terras nos gene e exatamente entre as tribos produziu um processo de centralização do poder politico local. Para sua própria proteção a liderança dos gene a reunião dos fratrias gerou atritos a união de varias tribos gerou a polis.

A partir do momento, a história política da Grécia começou a ser marcada pela pólis, que, na verdade, não representava só o espaço físico da cidade das terras agrícolas , ao seu redor mais designava a organização social, civil, politica, moral e religiosa de uma cidade-estado.

  • Período Clássico: O período conhecido como Grécia clássica corresponde ao ao apogeu da cultura grega(principalmente de Atenas) interrompendo pela conquista macedônia. Abrange acontecimentos que vão das guerras externas(contra os persas) às internas (Atenas contra Esparta).

  • Período Helenístico: isolada até o início do século IV a.C. A Macedônia atinha sua economia baseada na agricultura e na pecuária. Em 359 a. C sob o poder do rei Filipe II, iniciou-se a expansão
dessa região em direção à Grécia.

Alunos:Diogo Dario e Diego Gomes 
 Fonte: Livro didático de história: José Geraldo Vinci de Moraes

CONTEÚDO: PAS/UEM

Roma Antiga

Assim como na Grécia em Roma a escravidão foi praticada por vários seculos. Na península Itálica, no final do século III a.C., havia grandes massas de escravos mas foi a partir do século I a.C. Que generalizou-se a escravidão.

Os Romanos diferenciam os escravos de acordo com o trabalho que realizam. Nas cidades romanas, os escravos pertencentes aos ricos senadores ou plebeus faziam partes da família urbana dependendo diretamente dos seus senhores ou de outros escravos.

Em seus séculos de existência, a civilização romana passou de uma monarquia para uma república oligárquica, até se transformar em um império cada vez mais autocrático. O Império Romano chegou a dominar o Sudoeste da Europa Ocidental, Sudeste da Europa/Bálcãs e toda a bacia do Mediterrâneo através da conquista e assimilação.

Devido à instabilidade política e econômica interna e às migrações dos povos bárbaros, a parte ocidental do império, incluindo a Itália, Hispânia, Gália, Britânia e África, dividiu-se em reinos independentes no século V. Esta desintegração é a que historiado


Fonte:História Ensino Médio S.E.E.D


Texto:Kelvin Leite Neske


Gabriel Fedrigo Fatin

Conteúdo PAS-UEM


                                                 Revolução Francesa
                                           (Revolução burguesa ou Revolução popular?)




     Denomina-se Revolução Francesa o movimento político que ocorreu entre os anos 1789 e 1799 na França e provocou grandes transformações políticas e sociais nesse país.

     Em 1789, a França era o país mais populoso da Europa ocidental, sua população estava dividida em três estados: o clero, a nobreza e o restante da população, incluindo a burguesia. O clero que estava isento de qualquer tributação; a nobreza, além da isenção tributária era possuidora de privilégios judiciários. A terceira ordem era bastante heterogênea: era composta pela alta burguesia (banqueiros, industriais e comerciantes), média burguesia (funcionários públicos e profissionais liberais ) e baixa burguesia ( os pequenos comerciantes); também as chamadas camadas populares ( artesãos, operários, camponeses e servos).

              Contexto Econômico em que ocorre a Revolução Francesa
     Desde meados do século XVIII, a economia francesa apresentava sinais de crise em vários setores:
  • Setor de alimentos- a agricultura era a base da economia na França, no entanto, sua produção não estava atendendo à demanda de alimentos. Problemas climáticos agravaram ainda mais a situação. Com a baixa produção o preço dos alimentos subia. Como resultado, a maioria da população,enfrentava uma situação de miséria e fome.
  • Setor têxtil- a indústria têxtil da França passava por grandes dificuldades devido a concorrência dos tecidos ingleses. Em 1786, a França e Inglaterra firmaram um tratado que estabelecia que os ingleses exportariam tecidos para a França, enquanto os franceses exportavam vinhos para a Inglaterra. Muitos trabalhadores deste setor ficaram desempregados o que aumentou o número de famintos e marginalizados. A burguesia ligada ao comércio foi ficando cada vez mais descontente.
  • Setor das finanças públicas- o governo francês atravessava uma séria crise financeira desde o reinado de Luis XIV. As despesas do estado eram muito maiores do que o tesouro público que eles possuíam. Essa situação foi agravada pela guerra na qual o país se envolveu. Portanto, só restava ao rei manter o terceiro estado com a obrigação de pagar todos os impostos e sustentar as despesas dos demais grupos.
Texto: Isabela Bandini
Murilo Henrique Trombini

Fonte: Livro História Global

CONTEÚDO: PAS/UEM


RACIONALISMO

O racionalismo é a corrente filósofica que iniciou com a definição do raciocínio que é a operação mental, discursiva e lógica. Este usa uma ou mais proposições para extrair conclusões se uma ou outra proposição é verdadeira, falsa ou provável. Essa era a ideia central comum ao conjunto de doutrinas conhecidas tradicionalmente como racionalismo.
Racionalismo é a corrente central no pensamento liberal que se ocupa em procurar, estabelecer e propor caminhos para alcançar determinados fins. Tais fins são postulados em nome do interesse coletivo (commonwealth), base do próprio liberalismo e que se torna assim, a base também do racionalismo. O racionalismo, por sua vez, fica à base do planejamento da organização econômica e espacial da reprodução social.
O postulado do interesse coletivo elimina os conflitos de interesses (de classe, entre uma classe e seus membros e até de simples grupos de interesse) existentes em uma sociedade, seja em nome do princípio de funcionamento do mercado, seja como princípio orientador da ação do Estado. Abre espaço para soluções racionais a ‘problemas’ econômicos (de alocação de recursos) ou urbanos (de infraestrutura, da habitação, ou do meio ambiente) com base em soluções técnicas e eficazes. O Racionalismo é a doutrina que afirma que tudo que existe tem uma causa inteligível, mesmo que não possa ser demonstrada de fato, como a origem do Universo. Privilegia a razão em detrimento da experiência do mundo sensível como via de acesso ao conhecimento. Considera a dedução como o método superior de investigação filosófica. René Descartes (1596-1650), Spinoza (1632-1677) e Leibniz (1646-1716) introduzem o racionalismo na filosofia moderna. Friedrich Hegel (1770-1831), por sua vez, identifica o racional ao real, supondo a total inteligibilidade deste último. Racionalismo é a corrente central no pensamento liberal que se ocupa em procurar, estabelecer e propor caminhos para alcançar determinados fins. O racionalismo é baseado nos princípios da busca da certeza e da demonstração, sustentados por um conhecimento a priori, ou seja, conhecimentos que não vêm da experiência e são elaborados somente pela razão.


Concluí-se assim que, o racionalismo consiste em acreditar nas ideias inatas e no raciocínio lógico, através da razão.

Texto: Mariana Laile 1oFDA

CONTEÚDO: PAS/UEM

EMPIRISMO

Na filosofia, Empirismo é um movimento que acredita nas experiências como únicas (ou principais) formadoras das ideias, discordando, portanto, da noção de ideias inatas.

O empirismo é a sabedoria por percepções; pela origem das ideias por onde se percebe as coisas, independente de seus objetivos e significados; pela relação de causa-efeito por onde fixamos na mente o que é percebido atribuindo à percepção causas e efeitos; pela autonomia do sujeito que afirma a variação da consciência de acordo com cada momento; pela concepção da razão que não vê diferença entre o espírito e extensão, como propõe o racionalismo e ainda pela matemática como linguagem que afirma a inexistência de hipóteses.

Na ciência, o empirismo é normalmente utilizado quando falamos no método científico tradicional (que é originário do empirismo filosófico), o qual defende que as teorias científicas devem ser baseadas na observação do mundo, em vez da intuição ou da fé, como lhe foi passado.

O termo tem uma etimologia dupla. A palavra latina experientia de onde deriva a palavra "experiência", é originária da expressão grega. Por outro lado, deriva-se também de um uso mais específico da palavra empírico, relativo aos médicos cuja habilidade derive da experiência prática e não da instrução da teoria.

Concluí-se assim que, o empirismo é um movimento que acredita que para descobrir a verdade é necessário experiências e não só das ideias, sentidos e não razão.
 


Texto: Giovana Thalia Augusto 1° D

CAÇA PALAVRA QUESTÕES AMBIENTAIS

A
A
B
C
D
F
G
H
U
H
J
S
R
D
T
H
N
J
I
G
M
Q
P
A
S
F
V
A
A
D
Y
S
R
I
A
A
A
U
T
T
N
D
U
A
S
D
T
C
D
F
R
C
A
O
C
D
P
I
R
Y
C
S
D
E
S
F
Y
V
C
H
A
G
D
X
C
V
O
Y
E
G
V
T
N
C
C
A
U
N
H
A
C
T
I
I
X
M
L
V
X
D
E
A
E
A
R
I
T
N
I
B
M
J
U
D
E
I
U
B
Z
S
W
C
A
X
A
U
M
K
U
I
U
B
J
O
T
U
I
T
P
H
S
V
A
F
T
Y
E
E
N
T
Y
P
Y
D
H
H
Ç
R
Ç
O
G
C
T
T
U
G
T
M
N
A
T
Ç
T
E
G
Y
Ã
W
Y
P
U
V
B
Ç
L
F
A
K
Y
T
E
A
G
C
V
R
O
C
Y
I
I
A
X
A
M
D
N
G
T
S
O
X
T
A
V
E
A
X
O
P
P
X
Q
O
N
S
O
S
R
A
R
G
R
R
H
E
O
H
I
O
Ç
N
W
P
V
A
R
A
E
C
D
Z
L
B
U
S
Ç
U
O
C
A
P
R
A
R
E
A
R
Q
G
F
C
D
O
T
A
L
I
I
E
S
A
D
S
G
H
J
I
O
P
B
N
M
N
B
A
W
R
U
A
X
M
V
Ç
K
L
P
S
D
F
H
O
P
O
L
A
O
U
I
N
G
E
L
E
I
R
A
S
V
B
N
M
J
F
S
F
L
A
S
O
Z
F
G
H
J
K
L
Ç
B
N
M
U
I
R
D
A
C
G
H
S
Q
A
A
Q
W
E
R
T
Y
U
I
O
P
F
H
J
I
K
K
Ç
R
A
D
I
A
Ç
Ã
O
P
O
I
H
Q
G
S
K
L
J
F
K
 

 
APLIQUE SEUS CONHECIMENTOS DE UM PROBLEMA ATUAL CHAMADO EFEITO ESTUFA.

  1. __________________ é o aumento da temperatura média dos___________ e do ar perto da superfície da Terra que ocorre desde meados do século XX e que deverá continuar no século XXI.
  2. Aumento da temperatura global permite que um ecossistema mude; algumas espécies podem ser forçadas a sair dos seus ____________ (possibilidade de extinção) devido a mudanças nas condições enquanto outras podem espalhar-se, invadindo outros ecossistemas.
  3. Espera-se que o aquecimento seja mais intenso no Ártico, e estaria associado ao recuo das ________________ , permafrost e gelo marinho.
  4. O Efeito Estufa é um processo que ocorre quando uma parte da____________ infravermelha emitida pela superfície terrestre é absorvida por determinados gases presentes na atmosfera.
  5. Um dos piores gases é o , cerca de 20 vezes mais potente que o dióxido de carbono, é produzido pela flatulência dos ovinos e bovinos, sendo que a pecuária representa 16% da poluição mundial.
  6. O processo da queima de combustíveis fósseis criou condições para a melhoria da qualidade de vida da humanidade, porém produz como resíduo ________________ e outras substâncias químicas, também muito poluidoras.
  7. "céticos", que afirmam que o aquecimento acelerado está muito mais relacionado com causas intrínsecas da dinâmica da Terra, do que com os reclamados desmatamento e ______________ que mais rápido causam os efeitos indesejáveis à vida sobre a face terrestre do que propriamente a capacidade de reposição planetária.
  8. Os gases produzidos pela queima de combustíveis fósseis seguem vários caminhos: parte é absorvida pelos oceanos e entra na composição dos carbonatos que constituem as carapaças de muitos organismos marinhos ou é simplesmente dissolvida na água oceânica e finalmente depositada no assoalho oceânico como __________.






segunda-feira, 28 de maio de 2012

ASSISTA O VÍDEO SOBRE REVOLUÇÕES INGLESAS


CONTEÚDO PAS/UEM


As revoluções burguesas na Inglaterra e na França

As revoluções burguesas se devem a um processo histórico, que consolidou sua ascensão ao poder político e econômico na Inglaterra tornando-se uma monarquia parlamentar.

  • Revolução Inglesa

No século XVII aconteceram duas grandes revoluções na Inglaterra, envolvendo diferentes grupos políticos e econômicos, aglutinados em: nobreza de um lado e burguesia do outro.
  • Revolução Puritana
Sobre a liderança de Cromwell, a Inglaterra viveu um curto período de governo republicano, denominado Commonwealth. A guerra civil mostrou dois lados da sociedade inglesa, de um lado estava o partido dos Cavaleiros, que apoiavam o rei: a nobreza proprietária de terras, os católicos e os anglicanos; de outro estava os Cabeças Redondas ( pois não usavam cabeleiras compridas como os nobres) partidários do Parlamento.
  • República Puritana
Ao término da revolução puritana, o Parlamento saiu vitorioso, implantando um curto período de república na Inglaterra. Seu governo priorizou o desenvolvimento da indústria naval; a partir de 1650, lançou os Atos de Navegação que protegiam os comerciantes ingleses, diminuindo a presença holandesa no comércio internacional. A holanda reagiu a esses Atos ocasionando uma guerra que foi vencida pela Inglaterra, marcando o inicio do poderio britânico sobre os mares, tanto no que diz respeito ao comércio como no que se refere as guerras.
  • A restauração e Revolução Gloriosa
Após a morte de Cromwell, provocou uma crise política bastante oportuna para os Stuart, que voltaram ao poder. Assim que Carlos II assumiu o poder tentou restabelecer a monarquia absolutista. Diante dos projetos do rei, o parlamento se dividiu em dois grupos politicos: Whig (puritanos), composto pela burguesia liberal e adeptos de um governo controlado pelo Parlamento e Tory (anglicanos), formado pelos conservadores e adeptos do absolutismo. Guilherme só foi proclamado rei quando aceitou a Declaração dos Direitos ( Bill of Rights ), que limitava os poderes do rei e estabelecia a superioridade do Parlamento. A Revolução Gloriosa foi um complemento da Revolução Puritana, garantindo a supremacia da burguesia, através do controle do Parlamento. Também garantiu o fim do absolutismo monárquico na Inglaterra e o surgimento do primeiro Estado burguês, sob a forma de uma monarquia parlamentar.

Texto: Isabela Bandini
Murilo Henrique Trombini



quarta-feira, 23 de maio de 2012

Economia do Brasil colônia


   O açúcar era um produto de grande comercialização na Europa, onde alcançava altos valores de venda porque era um produto raro e caro e que gerava muitos lucros. Para a comercialização do açúcar deveria ter o plantio de canas de açúcar. Após as experiências positivas de cultivo na Região Nordeste do Brasil, a cana se adaptou ao clima e ao solo da região, com isso, o plantio foi feito em grande escala. Seria uma forma de Portugal lucrar com o comércio do açúcar, além de começar o povoamento do Brasil.
   Para organizar melhor a colônia, foi feito uma divisão em Capitanias Hereditárias. O território foi dividido em quinze faixas de terras doadas aos donatários (nobres de Portugal). Estes podiam explorar os recursos da terra, mas ficavam encarregados de povoar, proteger e estabelecer o cultivo da cana-de-açúcar.
   Em geral, o sistema de Capitanias Hereditárias fracassou, em função da grande distância da Metrópole, da falta de recursos e dos ataques de indígenas e piratas. As únicas capitanias que não entraram em decadência foi a de São Vicente e Pernambuco, que foram as únicas que apresentaram resultados, graças aos investimentos do rei e de empresários no cultivo da cana-de-açúcar.





Texto: Isabela Bandini

GRÉCIA ANTIGA


HISTORIA

Por volta dos sec. VII  e V a.C. Ocorreram varias migrações de gregos a muitos pontos do mar Mediterrâneo, por consequência do crescimento populacional.
Para os gregos um dos principais fatores era a economia eles se baseava no cultivo de oliveiras, trigo e vinhedos. 

CULTURA E RELIGIÃO

Foi na grécia  antiga na cidade de olímpia que surgiram os jogos Olímpicos em homenagem aos deuses. A mitologia também foi uma referencia grega que até hoje faz parte para estudos de grandes livros. Na arquuitetura os gregos ergueram palacios, templos e acropoles de mármore no topo de montanhas. As decisões politicas principalmente em atenas, cidade onde surgiu a democracia grega.



Texto: Diogo Dário e Diego Gomes

CONTEÚDO PAS-UEM



As sociedades indígenas e o impacto das invasões colonizadoras

     Quando Cristóvão Colombo chegou a América, pensou que estivesse na Índia e por isso chamou os povos que ali viviam de índios. Estes viviam em varias sociedades com culturas e organização social diferentes.
  • A organização tribal:
- Os indígenas viviam da caça e da pesca e agricultura. Domesticavam animais de pequeno porte. A sociedade era em tribos, que possuíam uma relação baseada em regras politicas, sociais e religiosas. O contato entre as tribos acontecia em momentos de celebrações e guerras. Retiravam da natureza somente o necessário para sua sobrevivência, extraindo matérias-primas para a fabricação de utensílios e habitações(oca).
  • A organização social:
- Todos têm os mesmo direitos e recebem o mesmo tratamento. Duas pessoas importantes. Nesta organização havia duas figuras importantes:o pajé, que conhecia todos os rituais e mensagens dos deuses, ervas e chás para curar doenças, sendo assim o curandeiro da tribo; o cacique, que fazia o papel de chefe, pois sabia organizar e orientar os índios.
  • A organização do trabalho:
Era dividida pela idade e sexo.
As mulheres cuidavam das atividades domésticas, da alimentação, trabalho agrícola, produziam cestos e cerâmicas. E ainda ajudavam os homens na pesca e na coleta.
Os homens além de protegerem a tribo, se ocupavam em preparar terrenos para as mulheres plantarem. Ficavam responsáveis pela pesca e pela fabricação de armas, canoas e utensílios.
As crianças eram integradas à vida coletiva. Os meninos eram preparados para caçar e pescar, já as meninas para os trabalhos domésticos.
Os anciãos por causa de suas experiencias, lidavam com as tradições do grupo.

Devido às invasões dos colonizadores, hoje apenas algumas nações indígenas ainda existem. As consequências foram graves, onde índios sofreram com massacres, perderam sua cultura, foram catequizados pelos jesuítas aqui no Brasil, tiveram que se adaptar aos costumes e cultura europeia, sendo escravizados e vivendo em péssimas condições de vida.



Texto: Isabela Bandini

segunda-feira, 21 de maio de 2012

Esperança para o planeta


Aquecimento Global - Irreversível, mas nem por isso motivo para descuido.
         Mesmo que fossem tomadas atitudes drásticas agora, os problemas climáticos não seriam resolvidos de forma imediata. Se o mundo parasse de emitir gases poluentes hoje,poderia voltar ao normal daqui há milhares de anos .
Contribuições, simples e que poderiam partir de cada indivíduo, seriam : 
a diminuição do consumo de água (fechando a torneira ao escovar os dentes , por exemplo) economia de energia no dia-a-dia (desligar aparelhos eletronicos enquanto não estiver sendo usados).
 Dessa forma, haveria uma reeducação da população em relação ao cuidado e à preocupação com o ambiente.
Energias renováveis ainda não estão equilibradas e precisão ser estudadas, o mundo deve investir nessas formas de energia, menos prejudiciais ao meio ambiente, também como forma de conter o aquecimento global.
Antônio Carlos Freitas , alerta : “para os brasileiros que por vezes se consideram livres das conseqüências trazidas pela aceleração do aquecimento do planeta,  lembrando que o mito de que o Brasil é um país abençoado que está livre dos efeitos do aquecimento global é logo refutado quando se observa fenômenos como a violenta seca que atingiu o Amazonas no ano passado, e as fortes tempestades que atingiram o Sul do país. São conseqüências dessas mudanças, e mostram que essas coisas estão acontecendo perto da gente também”.
As pessoas deveriam se reeducar , tentando cuidar do que resta do nosso planeta .

Alunas : Isabella Costa e Rafaela Coronado
  2º Formação de Docentes






     

Aquecimento Global

Temos acompanhado em nosso dia a dia, a presença de incontáveis desastres naturais, que acontecem em diferentes locais do mundo, causando assim drásticas mudanças no clima mundial.
Estudiosos afirmam que a causa do aquecimento global é a emissão de gases poluentes   (ozônio, dióxido de carbono, metano, óxido nitroso e monóxido de carbono) que formam uma camada de poluentes de difícil dispersão, causando assim, o efeito estufa. Isto ocorre por que estes gases absorvem grande parte da radiação infra- vermelha que a Terra emite, dificultando assim, a dispersão do calor.
Os desmatamentos e queimadas também colaboram para o aquecimento global, pois os raios do Sol atingem o solo e irradiam calor na atmosfera.
Com a dispersão de calor dificultada, temos como resultado o aumento da temperatura global. Mesmo tendo maior incidência nas grandes cidades, já podemos notar as evidências e consequência do aquecimento global em aspecto global.

Algumas consequências do aquecimento global.
- Aumento do nível dos oceanos: com o aumento da temperatura no mundo, está em curso o derretimento das calotas polares. Ao aumentar o nível da água dos oceanos, futuramente podem ocorrer a submersão de muitas cidades litorâneas.
- Crescimento e surgimento de desertos: o aumento da temperatura provoca  a morte de várias espécies animais e vegetais, desequilibrando vários ecossistemas. Somando ao desmatamento que vem ocorrendo, principalmente em florestas de países  tropicais (Brasil, países africanos), a tendencia é aumentar cada vez mais as regiões desérticas do Planeta Terra.
- Aumento de furacões, furacões, tufões e ciclones: o aumento da temperatura faz com que ocorra maior evaporação das águas dos oceanos, potencializando estes tipos de catástrofes climáticas.
- Ondas de calor: regiões de temperaturas amenas tem sofrido com as ondas de calor. No verão europeu, por exemplo, tem se verificado uma intensa onda de calor, provocando até mesmo a morte de idosos e crianças.

Texto: Larissa Guslen.

quarta-feira, 16 de maio de 2012

FILMES QUE RETRATAM QUESTÕES AMBIENTAIS

·      A Era da Estupidez
·      Lixo Extraordinário
·      Wall
·      A História das Coisas – versão brasileira
·      Ilha das Flores
·      Terra
·      A última hora
·      Ainda há tempo para a natureza
·      Uma verdade inconveniente
·      Chiken a La Carte
·      Os Thornberrys

Aquecimento Global

    A concentração de CO (dióxido de carbono)da atmosfera, um gás de estufa, está a aumentar, aumentando a preocupação de que o calor solar ficará preso, e a temperatura média da Terra vai subir em resposta. Se não agirmos agora, as gerações futuras herdarão um mundo mais quente, mais sujo de ar e de água, mais inundações e secas.

Global Warming

    The atmosphere concentration of CO (carbon dioxide), a green house gas, is increasing, raising concerns that solar heat will be trapped, and the average temperature of the earth will rise in response. Unless we act now, future generations will inherit a hotter world, dirtier air and water, more floods and droughts.




Texto: Isabela Bandini
Gabriel Coelho


segunda-feira, 14 de maio de 2012

SALVE O PLANETA


     O Efeito Estufa Natural É UM FENÔMENO NATURAL, responsável pela manutençaõ da vida na terra em condições normais. A radiação solar, aquece o nosso planeta naturalmente. É  pela ação do efeito estufa natural que a atmosfera se mantém cerca de 30oC mais aquecida, possibilitando, com isso, a existência de vida no planeta, que sem o efeito estufa natural seria um mero deserto gelado com temperatura em torno -27º C.inviabilizando a vida no planeta.        Desta forma tendo em vista à manutenção do equilíbrio térmico, a Terra emite para o espaço a mesma proporção de energia que recebe de radiação solar. 


Fonte:Ministério da Ciência e Tecnologia

EFEITO ESTUFA

   Com o passar do tempo, o homem tem contribuído muito com as varias invenções tecnológicas que são para a humanidade, invenções muito inovadoras. Porém um tanto prejudicial para saúde dos elementos fundamentais que serviam de suporte para tais inovações: A natureza, que a matéria prima principal para tudo que o homem já inventou.


    O que acontece é que com o passar dos tempos a natureza começa a entrar em estado de emergência pois as consequências chegam com o tempo. O Efeito Estufa tem sido a principal preocupação de várias pessoas pois, além de ser muito sério coloca o futuro da humanidade em risco também.


    Reparar o dano pode ser um pouco tarde demais pois esse efeito já existe, mas podemos evitar sua radicalização ainda pior por algumas maneiras para amenizar a situação como: Evitar usarmos tantos automóveis que utiliza queima de petróleo um grande recurso natural, economizar água e várias outras que já de conhecimento de toda população.


Ainda há tempo de vivermos um pouco mais!

Texto: Thayná Larissa

sexta-feira, 11 de maio de 2012

CAUSAS DO AQUECIMENTO GLOBAL

A principal causa do Aquecimento global é o Efeito Estufa












EVIDÊNCIAS DO EFEITO ESTUFA



     A principal evidência do aquecimento global vem das medidas de temperatura de estações metereológicas em todo o globo desde 1860. Os dados com a correção dos efeitos de "ilhas urbanas" mostra que o aumento médio da temperatura foi de 0.6+-0.2 C durante o século XX. Os maiores aumentos foram em dois períodos: 1910 a 1945 e 1976 a 2000. (fonte IPCC).
         Evidências secundárias são obtidas através da observação das variações da cobertura de neve das montanhas e de áreas geladas, do aumento do nível global dos mares, do aumento das precipitações, da cobertura de nuvens, do El Niño e outros eventos extremos de mau tempo durante o século XX. Por exemplo, dados de satélite mostram uma diminuição de 10% na área que é coberta por neve desde os anos 60. A área da cobertura de gelo no hemisfério norte na primavera e verão também diminuiu em cerca de 10% a 15% desde 1950 e houve retração das montanhas geladas em regiões não polares durante todo o século XX.(Fonte: IPCC).

O QUE É O AQUECIMENTO GLOBAL???


         O Aquecimento global é um fenômeno climático em que ocorre um aumento da temperatura média superficial global. Isto vem acontecendo nos últimos 150 anos. Entretanto, o significado deste aumento de temperatura ainda é objeto de muitos debates entre os cientistas. Causas naturais ou antrópicas (provocadas pelo homem) têm sido propostas para explicar o fenômeno.
        Grande parte da comunidade científica acredita que o aumento de concentração de poluentes na atmosfera é causada pelo efeito estufa. A Terra recebe radiação emitida pelo Sol e devolve grande parte dela para o espaço através de radiação de calor. Os poluentes atmosféricos estão retendo uma parte dessa radiação que seria refletida para o espaço, em condições normais. Essa parte retida causa um importante aumento do aquecimento global.

Fonte> http://www.terrazul.m2014.net/spip.php?article231

AQUECIMENTO GLOBAL - TEXTO 1

A POLUIÇÃO ATMOSFÉRICA É A PRINCIPAL CAUSA DO EFEITO ESTUFA

segunda-feira, 7 de maio de 2012

CONTEÚDO PAS-UEM


A colonização nas Américas e o Mercantilismo


   Para os Colonizadores europeus daquela época, colonizar uma determinada área era povoá-la a fim de explorar suas riquezas. Tais Colonizadores adotavam como doutrina econômica do capitalismo comercial o mercantilismo.


   O traço principal do mercantilismo era a intervenção do governo nos assuntos econômicos, e para que se possa importar menos e fazer com que seu país produza mais para assim exportar e gerar lucro. Outro fato importante foi o metalismo, onde o país devia ter uma grande quantidade de metais preciosos para se tornar rico e desenvolvido. E para proteger e estimular a produção interna, o governo encarecia os produtos que eram importados, fazendo assim com que seus produtos nacionais fossem comprados. Essa prática era conhecida como protecionista.




Texto: Isabela Bandini