quarta-feira, 26 de setembro de 2012

Tropicalismo resgatado


O tropicalismo foi um movimento cultural brasileiro que surgiu com as influencias artísticas da vanguarda e da cultura pop nacional e estrangeira esse movimento manifestou-se na musica . Um dos maiores exemplos do movimento tropicalista foi uma das canções de Caetano Veloso, denominada exatamente de "Tropicália".
No quarto festival de musica popular em 1967 Brasileira Caetano Veloso com sua banda de rock argentina Beat Boys , cantaram a musica “ Alegria alegria “ e o publico foi a loucura. Esta canção e a “ Domingo no parque” de Gilberto Gil mascaram naquele ano o inicio do Tropicalismo. Mas de quatro décadas depois é feito o primeiro documento sobre o movimento. A Tropicália de Marcelo de Machado chega nos cinemas de todo os países ate junho.
Marcelo de Machado diz que “ Muitas produções tangenciaram o tema, como ' o morcego na já nela', 'palavra encontrada' 'uma noite em 67'. Mas nunca houve um documentário exclusivo sobre o Tropicalismo. pretendemos ser referencia para quem estuda o assunto “. E segundo o Santuza os tropicalismo queria incorporar a cultura de massa e as informações estrangeiras.
O filme que foi lanchado em 1967 tentava mostrar essa mistura com base em filmagem de outros cineastras, como Pedro Vieira e Silvio Da-Rin e de muito material de arquivos.
Caetano no festival internacional da Canção de 1968 foi vaiado ao cantar “ é proibido proibir “ , a globo não salva os vidios que não era das eliminatórias e a solução disso estava nos arquivos da viúva de um fotografo da época.

Fonte: História da Biblioteca Nacional


Aluna: Lalesca Nayara 1°F.D


Nenhum comentário:

Postar um comentário