segunda-feira, 10 de setembro de 2012

O Mar Tenebroso

O Mar Tenebroso
O Oceano Atlântico, no Período das Grandes Navegações, era chamdo de Mar Tenebroso;pois o mar Atlântico sempre foi, desde o tempo das navegações, um mar muito turbulento, e vários navegadores enfrentavam grandes tempestades em sua rota.
Atlântico tinha águas gigantes e até então inexploradas. Os navegadores tinham receio em navegar por esses mares, com medo de supostas lendas que diziam que no Oceano habitavam monstros marinhos que devorariam o barco inteiro e coisas.
A aventura portuguesa
Durante os séculos XV e XVI, os europeus, principalmente portugueses e espanhóis, lançaram-se nos oceanos Atlântico, Pacífico e Índico com dois objetivos principais : descobrir uma nova rota marítima para as Índias e encontrar novas terras. Este período ficou conhecido como a Era das Grandes Navegações e Descobrimentos Marítimos.
Os objetivos:
No seculo XV, os países europeus que quisessem comprar especiarias (pimenta, açafrão, gengibre, canela e outros temperos), tinham que recorrer aos comerciantes de Veneza ou Gênova, que possuíam o monopólio destes produtos. Com acesso aos mercados orientais - Índia era o principal*-os burgueses italianos cobravam preços exorbitantes pelas especiarias do oriente. O canal de comunicação e transporte de mercadorias vindas do oriente era o Mar Mediterrâneo, dominado pelos italianos. Encontrar um novo caminho para as Índias era uma tarefa difícil, porém muito desejada. Portugal e Espanha desejavam muito ter acesso direto às fontes orientais, para poderem também lucrar com este interessante comércio. Um outro fator importante, que insimulou as navegações desta época, era a necessidade de conquistar novas terras. Eles queriam isso para poder obter matérias-primas, metais preciosos e produtos não encontrados na Europa. Até mesmo a Igreja Católica estava interessada neste empreendimento, pois, significaria novos fiéis.
Os reis também estavam interessados, tanto que financiaram grande parte dos empreendimentos marítimos pois com o aumento do comercio, poderiam também aumentar a arrecadação de impostos para seus reinos. Mais dinheiro significa mais poder para os reis absolutistas da época.

Aluno: Diogo Dario
Fonte: Livro Didático Historia em movimento.

7 comentários:

  1. mmuito obg consugui fazer a atividade q eu tava precisndo

    ResponderExcluir
  2. Caro Diogo, quem fechou ás portas para o comércio com as Indías foram os turcos e não os italianos, com a queda de constantinopla os turcos dominaram o mediterrâneo.

    Fabio Pimentel - Bacharel em História - USP

    ResponderExcluir
  3. muito bom vai me ajudar no meu seminário

    ResponderExcluir
  4. muito bom vai me ajudar na lição de casa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Gabriel!
      Qualquer dúvida na lição, pode nos contatar
      nosso blog é nosso grupo de estudos!

      E muito obrigado pela visita!

      Excluir
  5. Obrigado você me ajudou muito a terminar meu trabalho de história

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá caro leitor!
      Que bom! Esperamos ajudar muito mais com nossas futuras postagens (atualizamos todas as terças e quintas!)

      E muito obrigado pela visita!

      Excluir